Curiosidades

Quantos dentes temos? Diferença de quantidade entre crianças e adultos

A resposta para a questão quantos dentes temos depende do período da vida e do desenvolvimento dos dentes definitivos, mas sempre pode variar.

Por P.H Mota

Você sabe responder quantos dentes temos na boca? A verdade é que a resposta correta depende do estágio de desenvolvimento de todos os dentes definitivos na boca da pessoa.

Dessa maneira, uma pessoa com dentição normal pode ter de 20 a 32 dentes na boca, dependendo da fase da vida. Na infância, quantos os dentes são de leite, eles somam apenas 20. Em adultos, por outro lado, o número aumenta para 32, incluindo os 4 dentes do siso.

A quantidade, no entanto, é a determinada para adultos com dentição normal. O número pode ser reduzido, por exemplo, quando os sisos (ou terceiros molares) não nascem naturalmente.

Dentes de leite

Quantos dentes temos? - diferença de quantidade entre crianças e adultos
BT

Os primeiros dentes surgem na boca de um bebê por volta de seis meses de vida. Apesar de popularmente conhecidos como dentes de leite, eles recebem o nome formal de decíduo.

Continua após a publicidade

Esses dentes são distribuídos entre 10 na parte superior da boca e 10 na inferior, totalizando 20.

Ainda que sejam temporários, os decíduos merecem o mesmo cuidado que os permanentes. Isso porque os cuidados com a higiene também garantem a saúde da gengiva, o que né necessário para que os dentes definitivos surjam com saúde.

Em média, a troca de dentição tem início por volta dos seis anos de idade.

Quantos dentes temos na vida adulta

Quantos dentes temos? - diferença de quantidade entre crianças e adultos
Discover

Na vida adulta, a maioria das pessoas possui oito incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e doze molares. Esse último grupo inclui os quatro dentes do siso. Geralmente, esse conjunto já está formado na adolescência após o período de queda dos decíduos.

Continua após a publicidade

Dependendo do espaço disponível na boca, por exemplo, os sisos podem precisar ser removidos. Isso acontece quando a boca não possui espaço suficiente para que eles tenham um desenvolvimento saudável e sem dor.

Nos casos em que a remoção dos sisos é necessária, deve ser feita por um profissional especializado no processo cirúrgico.

Variações naturais

Quantos dentes temos? - diferença de quantidade entre crianças e adultos
Treasured Smiles

Além da quantidade diferente por conta da troca de dentição, algumas anomalias também podem influenciar no número final. Em alguns casos, por exemplo, alguns dentes simplesmente não se desenvolvem naturalmente.

Esse tipo de condição, chamada Anodontia, é mais frequente nos incisivos laterais superiores. Quando isso acontece, a boca fica com um espaço vago entre os dentes centrais e os caninos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, também existem anomalias que envolvem o nascimento de mais dentes que a boca pode suportar. Nesses casos, esses extras são conhecidos como supranumerários. O cantor Freddie Mercury, por exemplo, atribuía parte de seu talento à presença de quatro supranumerários.

Os casos de anomalia envolvem avaliação e acompanhamento de um dentista. Isso porque é essa análise que será capaz de determinar a necessidade de uso de aparelhos ou cirurgia para solucionar o problema.

Fontes: Colgate, UniOdonto Uberlândia, Terra

Imagens: Arizona State University, Treasured Smiles, Discover, BT

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você