Ciência & Tecnologia

Quem foi Carlos Chagas? História e contribuições à Ciência

Para entender quem foi Carlos Chagas precisa-se conhecer suas contribuições como médico, em especial no tratamento da malária no Brasil.

Para entender quem foi Carlos Chagas precisamos conhecer sobre o trabalho que ele desenvolveu. Nesse sentido, Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas foi um biólogo, médico sanitarista, infectologista, cientista e bacteriologista brasileiro. Além disso, trabalhou como clínico e pesquisador.

No geral, sua popularidade parte da atuação na saúde pública do Brasil, tendo começado sua carreira a partir do combate à malária. Porém, também foi fundamental na descoberta do protozoário Trypanosoma cruzi, e a tripanossomíase americana, também popular pelo nome Doença de Chagas. Ademais, foi o primeiro e único cientista da história da medicina que descreveu completamente uma doença.

Ou seja, ele identificou o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Dessa forma, teve destaque com diversos prêmios e instituições globais. Sobretudo, era membro honorário da Academia Brasileira de Medicina, mas também doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris.

Por fim, em sua carreira trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas. Curiosamente, foi ainda o segundo diretor do Instituto Oswaldo Cruz, pioneiro na medicina da América Latina. Mais ainda, suas pesquisas continuam sendo referência para a medicina moderna no que diz respeito ao combate de epidemias.

Quem foi Carlos Chagas? História e contribuições à Ciência

Quem foi Carlos Chagas: origem e história

A princípio, Carlos Chagas nasceu no munícipio de Oliveira, Minas Gerais, em 9 de julho de 1879. Ademais, era filho de José Justiniano Chagas e Mariana Cãndida Riberio de Castro Chagas. Nesse sentido, nasceu na Fazenda Bom Retiro, onde seus antecessores de origem portuguesa se estabeleceram desde a colonização brasileira.

Continua após a publicidade

Por um lado, era filho de um cafeicultor que faleceu durante sua infância, deixando a administração do cultivo de café para sua esposa. Além disso, possuía outros quatro irmãos, Maria Rita, José, Marieta e Serafim. Apesar disso, eles se mudam para outra propriedade da família, a Fazenda Boa Vista, também em Minas Gerais.

Sobretudo, recebeu grande influência da convivência com os tios maternos, que eram advogados e médicos. Mais ainda, seu tio Carlos era o médico da família, responsável pela casa de saúde na cidade. Comumente, Carlos Chagas o acompanhava na infância, o que fez dele uma grande influência na carreira médica.

Posteriormente, começa a estudar aos oito anos de idade e já alfabetizado pela família. Contudo, foge do internato Colégio São Luís em 188 para encontrar sua mãe. Em resumo, sua fuga acontece ainda na infância, quando descobre que os escravos fugidios estavam atacando fazendas de café. Porém, o evento resulta em sua expulsão por parte dos padres jesuítas.

No entanto, ele finalizar seus estudos secundários e ingressa o curso preparatório para a Escola d Minas de Ouro Preto. Basicamente, a mãe desejava que ele se tornasse engenheiro. Contudo, a vida boêmia que ele adotou com os amigos de curso faz com que retorne para Oliveira. Eventualmente, o falecimento de seu tio Carlos fortalece a vontade de Carlos Chagas em ser médico.

Quem foi Carlos Chagas? História e contribuições à Ciência
Fonte: Blog Saúde

Contribuições para a Ciência

Primeiramente, Carlos Chagas passa longos períodos convencendo sua mãe a deixá-lo cursar medicina. Porém, consegue mudar-se para São Paulo para obter os diplomas básicos essenciais à matrícula no curso. Desse modo, entra na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em fevereiro de 1897.

Acima de tudo, ingressa o curso quando a Universidade está passando por uma série de renovações e mudanças em decorrência das teses de Louis Pasteur. Porém, a Carlos Chagas adiciona esse espírito em seu trabalho. Sendo assim, sua formação em 1903 e entrada no mercado de trabalho no ano seguinte marca o início das suas contribuições para a área.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, a principal contribuição desse médico aconteceu na campanha profilática contra a malária. Em resumo, sua missão era controlar a doença no interior de São Paulo, mas suas ações preventivas locais tornou-se um plano em todo o estado. Basicamente, ele implantou cuidados específicos com água parada na época em que conviviam os homens e os mosquitos.

Ou seja, partiu da tese de que os mosquitos estavam reunindo-se na água parada, o que se provou correto. Logo em seguida, foi enviado ao Rio de Janeiro para integrar uma iniciativa nacional. Ademais, em 1907, chefiou a comissão para combater a malária entre trabalhadores em Lassance, Minas Gerais.

No entanto, descobriu que as pessoas da região estavam morrendo por conta de outra doença. Mais ainda, descobriu o barbeiro e uma nova espécie de protozoário flagelado, descobrindo a famosa doença de Chagas em 1909. Por fim, Carlos Chagas faleceu aos 55 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência de um infarto do miocárdio.

E ai, aprendeu quem foi Carlos Chagas? Então leia sobre Signo Solar, o que é? Função e curiosidades na Astrologia.

Próxima página »

Escolhidas para você