Curiosidades

Signo Solar, o que é? Função e curiosidades na Astrologia

O signo solar é um dos conceitos mais importantes da Astrologia, pois diz respeito aos principais traços da personalidade de uma pessoa.

Em primeiro lugar, o signo solar é um conceito básico da Astrologia. Nesse sentido, define-se pela posição do Sol em relação às constelações no céu no momento do nascimento. Desse modo, é o principal elemento do mapa astral, que identifica a posição de todos os corpos celestes durante o instante em que a pessoa nasce.

Curiosamente, o signo lunar segue o mesmo princípio, mas refere-se à posição da Lua. Em contrapartida, o ascendente refere-se ao astro que estava na linha do horizonte durante esse evento. Apesar disso, precisa-se lembrar que a Astrologia é uma pseudociência, ou seja, não há comprovação científica de sua eficácia.

No geral, a Astrologia parte do princípio que a posição dos corpos celestes influencia na personalidade, relacionamentos e sentimentos dos indivíduos. Sendo assim, o signo solar é responsável por definir os principais aspectos da personalidade da pessoa, além de como ela se mostra para o mundo.

Signo Solar, o que é? Função e curiosidades na Astrologia
Fonte: Pinterest

Como identificar o signo solar no mapa astral?

A princípio, a palavra signo tem como tradução símbolo. Dessa forma, a Astrologia identifica os signos como cada uma das doze partes que dividem o Zodíaco. Desse modo, o Zodíaco representa a junção das 12 constelações no céu, dispostas em uma circunferência ao redor da Terra.

Continua após a publicidade

Ademais, cada signo recebe uma constelação, nome e símbolo que o representa no Zodíaco. Desse modo, tem distribuição correspondente ao longo do calendário, sendo elas:

  • Áries: de 19 de março a 21 de abril;
  • Touro: de 20 de abril a 20 de maio;
  • Gêmeos: de 21 de maio a 21 de junho;
  • Câncer: de 22 de junho a 22 de julho;
  • Leão: de 23 de julho a 22 de agosto;
  • Virgem: de 23 de agosto a 22 de setembro;
  • Libra: de 23 de setembro a 23 de outubro;
  • Escorpião: de 24 de outubro a 21 de novembro;
  • Sagitário: de 22 de novembro a 21 de dezembro;
  • Capricórnio: de 22 de dezembro a 19 de janeiro;
  • Aquário: de 20 de janeiro a 18 de fevereiro;
  • Peixes: de 19 de fevereiro a 20 de março.

Sobretudo, as datas revelam os dias em que o Sol transita pelas constelações. Mais ainda, estima-se que elas podem ser vistas a olho nu no céu noturno, principalmente durante o período em que estão vigentes. Nesse sentido, o signo solar refere-se ao posicionamento do Sol em contraponto às constelações visíveis no céu.

Continua após a publicidade

Geralmente, para identificar o signo solar no mapa astral, aquele diagrama cheio de pontos e riscos, precisa-se buscar pelo círculo vermelho com um pontinho dentro. Ademais, observa-se qual o quadrante onde está localizado, lendo como se fosse um relógio onde a localização do ponteiro indica as horas. Portanto, se o símbolo estiver no quadrante de Virgem, entende-se este como o signo solar.

Signo Solar, o que é? Função e curiosidades na Astrologia
Fonte: Pinterest

O que indica?

Primeiramente, e como citado anteriormente, o signo solar é fundamental para prever os principais traços de personalidade do indivíduo. Sobretudo, esse processo acontece porque o Sol na Astrologia simboliza a força e a vitalidade, portanto representa o que há de predominante na pessoa.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a Casa Astrológica, que é o quadrante do mapa astral onde está o símbolo do signo solar, mostra as características mais básicas. Além disso, há representação da natureza essencial e aquilo que a pessoa quer irradiar ao mundo. Nesse sentido, mostra tanto as aspirações pessoais quanto as profissionais.

Comumente, entende-se o signo solar como o chamamento interno, aquilo que diferencia o indivíduo dos seus pares. Porém, há ainda uma simbologia importante relacionada à essência, aquilo que manifestamos nessa vida para agregar valor ao mundo. No geral, é o signo que as pessoas sabem apontar no mapa astral, por ser o principal.

Apesar disso, esse signo também aborda os principais defeitos e dificuldades da pessoa. Em resumo, a Astrologia acredita na dualidade, ou seja, para cada qualidade há um contraponto, um desafio a ser resolvido. Sobretudo, essa característica representa a multiplicidade dos astros, a mudança constante e os ciclos dos corpos celestes no espaço.

E aí, aprendeu o que é signo solar? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade

Imagens: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você