Biografias

Conheça Dr. Rafael Antunes, o médico que mais capta pacientes pelo Instagram no Brasil

Dr. Rafael Antunes conta como se tornou autoridade no Brasil na captação de pacientes pelo Instagram e referência no atendimento online.

Consultas online não nasceram com a pandemia do Coronavírus, problema de saúde pública que assola o mundo desde 2020. Mas, certamente, foram potencializadas por ela. A adversidade mostrou novas possibilidades para o ramo médico, e ninguém aproveitou tão bem a oportunidade como o Dr. Rafael Antunes.

Especialista em emagrecimento e hipertrofia (inclusive, já ensinamos como ganhar massa muscular por aqui), com especialização em Medicina Esportiva, Dr. Rafael Antunes não só migrou das consultas presenciais para consultas online, como também se tornou a maior autoridade brasileira na captação de pacientes pelo Instagram.

Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, o médico conseguiu a proeza de gerenciar todas as suas consultas pela rede social. Ou seja, praticamente todos os seus pacientes, hoje em dia, chegam através da rede social. Mas como isso é possível?

Captação de pacientes pelo Instagram

Em entrevista concedida ao Segredos do Mundo, o mineiro, de Montes Claros, conta que o começo foi orgânico. Se hoje ele é autoridade no ramo, e um médico influencer digital, no início de 2020, ele não tinha nem Instagram.

Sua conta foi criada no começo da pandemia, e na primeira semana de lockdown no Brasil, ele já tinha cerca de mil seguidores. Entre eles, uma pessoa mandou Direct perguntando se ele fazia consultas online, e mesmo até aquele momento sem ser adepto ao método de atendimento, ele aceitou o desafio.

Provavelmente, esse foi um divisor de águas na sua carreira, e na forma como muitas pessoas buscam ajuda para emagrecer. Em dois anos, ele não só aumentou a sua visibilidade nas redes sociais, como também mudou a forma como trabalha.

Conheça Dr. Rafael Antunes, o médico que mais capta pacientes pelo Instagram no Brasil

Se antes ele atendia presencialmente, hoje ele faz isso apenas uma vez por semana, às sextas. E mesmo esse grupo seleto que prefere olhar cara a cara, chegou até ele através do Instagram. “Uso apenas o Instagram, e todos os agendamentos são feitos online”, afirma.

Independente dos poucos atendimentos presenciais, todo o caminho do paciente até a hora da consulta é feito online. Os agendamentos podem ser feitos através deste link, que também está disponível em sua bio, no Instagram.

Dito isso, a captação de clientes pelo Instagram depende da sua rede online de atendimento médico. Ou seja, uma estrutura montada para conseguir atender todos os possíveis pacientes que chegam até ele.

Além disso, Dr. Rafael Antunes hoje conta com uma equipe de quatro pessoas, que trabalham completamente de casa, em Minas Gerais. Todas as reuniões de equipe são feitas online, uma vez que o médico reside em Goiânia.

Além dos limites geográficos

Quando Rafael Antunes começou sua jornada para se tornar a maior referência de captação de pacientes pelo Instagram no Brasil, ele ainda tinha muitas dúvidas se a técnica realmente era eficaz.

Naquele ano, ainda não havia a assinatura digital para médicos. A receita médica só chegava ao paciente através dos Correios. Muito diferente de hoje, que já existe a receita digital.

Mas, funcionou tanto que, de mil seguidores, em dois anos, saltou para mais de 50 mil. Segundo Rafael, certamente, isso acontece devido a confiança e comodidade que a consulta online proporciona.

Se tudo pode ser feito online, porque a consulta também não pode? O trabalho e qualidade continuam os mesmos, só que feito através da tela do computador ou do celular.

“Eu tenho liberdade geográfica hoje, para morar onde eu quiser. Eu poderia morar fora do Brasil, comenta Rafael Antunes”

Além disso, o atendimento médico online proporciona a quebra dos limites geográficos. Antes da pandemia, Rafael atendia em sete estados brasileiros. Hoje, ele atende pacientes em todos os estados do Brasil, e em mais nove países pelo mundo, como Japão, Alemanha e EUA.

Medicina e empreendedorismo

Acima de tudo, é perceptível a junção que Rafael Antunes faz da medicina com o empreendedorismo. Ou seja, ele conseguiu fazer um trabalho humano com os seus pacientes, ao mesmo tempo que usa o Instagram como empreendimento, para para captá-los.

Segundo ele, o empreendedorismo o acompanha desde sempre, como uma necessidade. Aos 11 anos, quando a família passou por uma crise financeira, sua primeira reação foi juntar uma turma de colegas para dar aulas particulares, cobrando 5 reais a hora.

Quando completou 17 anos, precisou alugar uma sala para acomodar os vários alunos que vinham até ele pedindo as aulas. “Apesar de intuitivo, foi a necessidade que me fez empreender. Acredito que as pessoas que empreendem de forma mais efetiva, precisaram empreender em algum momento, e não só porque desejaram isso”, comenta.

Método de trabalho do Dr. Rafael Antunes

Rafael Antunes acredita que a pandemia impulsionou as pessoas a procurarem ajuda médica. O medo da doença e da morte fez várias pessoas se preocuparem com seu estilo de vida. Muitas procuraram ajuda para emagrecer, mudaram alimentação e entraram na academia.

Mas ele, como médico, acredita que existam duas coisas que precisam ser feitas na hora de ajudar: primeiro, entender as individualidades de cada um; a segunda, dar o exemplo!

Cada pessoa tem uma história de vida única, passando por momentos muito pessoais que a levaram até ali. Por isso, no primeiro contato com o paciente, Rafael Antunes escuta, tenta entender sua mente antes de criar uma estratégia para ele.

Conheça Dr. Rafael Antunes, o médico que mais capta pacientes pelo Instagram no Brasil

A segunda coisa, como ressaltou o médico, é que o exemplo é melhor que a ordem. Ele faz questão de que os pacientes notem que ele leva a mesma vida que vende para eles. “A palavra convence, mas é o exemplo que arrasta!”

Rafael faz exercícios físicos todos os dias do ano, contanto fins de semana, viagens e férias. Além disso, mantém uma rotina alimentar saudável, que não o impede de, vez ou outra, beber uma cerveja ou comer algo mais calórico. O ideal é evitar erros na sua alimentação.

“Nós não somos exceção. Nós somos aquilo que fazemos como regra. O que faço no dia a dia me define, não aquilo que eu faço esporadicamente”, explica o médico.

O próprio Instagram do médico, aliás, é um ótimo exemplo de como ele aplica esses pensamentos. Ele nunca acreditou que deveria deixar a conta ser cuidada por uma empresa. Ele acredita que a rede social é a ponte entre ele e os pacientes, e para que ela seja forte, é preciso que essa conexão seja direta entre os dois lados.

O futuro da medicina online, para Rafael Antunes

Enfim, Dr. Rafael Antunes acredita que essa tendência de usar a internet como via de consultas não voltará atrás. Em resumo, o médico acredita que o atendimento à distância veio para ficar, e a tendência é que a comunidade médica desmistifique ainda mais essa ferramenta de trabalho.

Rafael acredita tanto nesse processo que se mudou para Goiânia. Ele conta que teve certeza de que não precisaria mais ficar preso ao atendimento presencial.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), 92,1% dos médicos entrevistados acham que a chamada teleconsulta vai continuar a fazer parte da prática médica, mesmo após a pandemia.

Além disso, ainda segundo a pesquisa, 59% afirma que pretende utilizar esse recurso como forma de atendimento aos pacientes, mesmo depois desse período.

Na mesma linha de pensamento, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) mostra que cerca de 90% das consultas online, realizadas durante os primeiros 12 meses da pandemia, resolveram o problema dos pacientes.

Em resumo, os dados mostram que as consultas online resolvem o problema de forma tão eficaz quanto uma consulta presencial. O que mostra como o feeling do Dr. Rafael Antunes estava certo desde o início. E mais, pode ser um indicativo de que, quem não acompanhar a mudança do mercado, tende a ficar para trás.

Gostou desse post? Se você se interessa por assuntos relacionados à medicina, talvez goste de conhecer um pouco mais sobre sua história de origem e sobre Hipócrates, considerado o pai da medicina.

Próxima página »

Escolhidas para você