Curiosidades

Como ganhar massa muscular? Dicas e práticas eficientes

Para aprender como ganhar massa muscular precisa-se conhecer mais a respeito do funcionamento do organismo diante de diferentes estímulos.

Em primeiro lugar, para aprender como ganhar massa muscular precisa-se conhecer a respeito do corpo humano. No geral, as ações mais efetivas envolvem prática de exercícios físicos regulares e uma dieta saudável. Porém, deve-se optar por alimentos ricos em proteína e atividades que foquem nos músculos.

Sendo assim, outra etapa fundamental do processo de ganhar massa muscular envolve o repouso. Basicamente, o músculo precisa do descanso para recompor as fibras danificadas durante o exercício. Portanto, é nessa etapa da recuperação muscular que se ganha massa.

Ademais, a alimentação também é essencial, porque diversos alimentos facilitam o trabalho das fibras musculares. Sobretudo, nutrientes presentes nas proteínas desenvolvem a recuperação muscular para que as fibras possam aumentar por meio da hipertrofia. Dessa forma, pode-se acelerar e potencializar o processo com uma dieta bem desenvolvida.

Como ganhar massa muscular?

1) Faça exercícios físicos regularmente

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

Em resumo, para ganhar massa muscular precisa-se manter uma frequência adequada de treinos. Ademais, os exercícios devem estar adaptados ao nível de aptidão física de cada praticante. Sendo assim, a ajuda e acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para obter resultados.

2) Descanse adequadamente para ganhar massa muscular

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

Por outro lado, o descanso também é importante nesse processo, porque evita lesões e permite o trabalho das fibras musculares. Desse modo, não adianta treinar diversas vezes no dia, pois o repouso tem tanto impacto quanto a prática de exercícios. Nesse sentido, incluir alongamentos e relaxamentos auxilia no processo.

3) Inclua exercícios multiarticulares

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

Em outras palavras, a atividade física precisa envolver exercícios que envolvem mais de uma articulação do corpo. Desse modo, há aprimoramento da força e ganho de massa muscular porque são estímulos mais amplos. Ou seja, exercícios como agachamento, remadas e afins geram estresse muscular, benéfico para a hipertrofia quando feito corretamente.

4) Busque estímulos diferentes para ganhar massa muscular

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

No geral, não precisa-se trocar o treino com frequência, mas diferentes estímulos são fundamentais para desenvolver a massa muscular. Em resumo, adicionar séries ou repetições, adicionar uma nova modalidade ou somente intensificar a prática é suficiente nesse processo. Como consequência, ganhar massa muscular fica mais fácil.

5) Não tenha pressa na prática dos exercícios

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

Curiosamente, é devagar que se ganha massa muscular. Ou seja, a realização do exercício de forma lenta gera controle da coordenação e do equilíbrio. Além disso, reduz-se o fisco de lesão e aumenta a tensão no músculo, de modo que haja estímulo para a hipertrofia.

6) Mantenha um estilo de vida saudável

Como ganhar massa muscular: dicas e práticas eficientes
Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, mais do que praticar exercícios físicos, precisa-se manter uma rotina saudável. Ou seja, dormir as horas de sono adequadas, evitar vícios como tabagismo e fazer exames de rotina facilitam no processo de como ganhar massa muscular. Portanto, trata-se de um trabalho conjunto em diferentes frentes.

7) Consuma alimentos que ajudem a ganhar massa muscular

Fotografia de um prato com salmão para ilustração do item
Fonte: Pexels

No geral, diversos alimentos auxiliam a ganhar massa muscular. Nesse sentido, adicionar proteínas ricas em fibra como ovos, peito de frango e salmão facilita o processo porque são ricos em flavonoides e aminoácidos que potencializam a atividade do sistema muscular.

Por outro lado, leguminosas como batata-doce, espinafre e brócolis tendem a ser ricos em antioxidantes que combatem o envelhecimento das células. Por fim, óleos como azeite, óleo de peixe e de mostarda são gorduras saudáveis que auxiliam o metabolismo e a quebra de gordura residual.

Portanto, adicionar esses e outros alimentos na dieta pode ser um aliado no processo de desenvolver músculos. Sobretudo, substâncias naturais, grãos, cereais e proteicos trabalham auxiliando as fibras musculares.

8) Não pule refeições

Fotografia de um prato de comida colorido para ilustração do item
Fonte: Pexels

Basicamente, para ganhar massa muscular é fundamental consumir todas as calorias necessárias durante o dia. Sendo assim, o jejum prolongado e pular refeições estimula a perda de massa magra. Portanto, recomenda-se fazer de 5 a 6 refeições por dia com atenção nos intervalos.

9) Consuma bastante água para ganhar massa muscular

Fotografia de uma mulher segurando uma caneca para ilustração do item
Fonte: Pexels

Em resumo, a água desempenha um importante papel na regulação das funções orgânicas. Desse modo, o consumo adequado garante que o corpo será capaz de trabalhar adequadamente. Nesse sentido, também há um estímulo da hipertrofia porque a água facilita o crescimento das células musculares.

No geral, recomenda-se o consumo médio de 2 litros de água por dia. Contudo, a quantidade específica varia de acordo com o peso e idade do indivíduo.

10) Evite alimentos processados

Fotografia de doces em foco para ilustração do item
Fonte: Pexels

Por fim, alimentos com açúcar, industrializados e super processados estimulam o ganho de gordura no organismo. Desse modo, torna-se difícil que o metabolismo produza expansão das fibras musculares porque estará ocupado com a quebra de gordura. Sendo assim, deve-se retirar alimentos como doces, biscoitos, enlatados e afins.

E aí, aprendeu como ganhar massa muscular? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Tua Saúde | Segredos do Mundo | Smart Fit | Boa Forma

Imagens: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você