A busca por conteúdos de investimentos cresceu muito durante a pandemia. Uma pesquisa realizada pela plataforma de gerenciamento de mídias sociais, mLabs, mostrou que perfis desse segmento tiveram melhor desempenho no Instagram, com crescimento de 35,97% na taxa de engajamento no fim do ano de 2020, em comparação com o primeiro trimestre. Por isso, Raul Sena – especialista em investimentos e criador do canal Investidor Sardinha – vai comentar algumas curiosidades sobre o mundo dos investimentos.
“Muita gente não sabe, mas aqui no Brasil a Bolsa de Valores atingiu um milhão de investidores pessoa física apenas em 2019. Recentemente a B3 divulgou que já são mais de 3.8 milhões de investidores, ou seja, as pessoas estão investindo mais mesmo.” afirma Sena.
Coincidência ou não, Raul fundou seu canal no YouTube também em 2019 e de lá pra cá conquistou mais de 215 mil inscritos e um dos temas principais que aborda no Investidor Sardinha é renda variável.
“Aqui além de uma curiosidade, uma dica pra quem está começando, comprar na alta pode te fazer perder dinheiro. Se tem muita gente falando de uma ação, talvez o momento de comprar já tenha passado. E se as pessoas começam a vender ações de uma empresa e ela entra em queda, pode ser um bom momento de compra. Claro, sempre é importante avaliar o histórico daquelas ações antes de tomar alguma decisão.” Compartilha o especialista.
Por fim, Raul Sena afirma que “a reserva de emergência precisa ficar em um lugar que se tem fácil acesso em qualquer dia e horário, não é um investimento é segurança. Aliás, é fundamental ter reserva de emergência para poder começar a investir.”
Sobre Raul Sena, o Investidor Sardinha
Como a maioria dos brasileiros, Raul não teve educação financeira. Seus pais eram bem intencionados, o criaram com carinho e o ensinaram tudo o que podiam. Mas sobre dinheiro mesmo… nada, tudo o que eles sabiam era sobre pagar boletos.
A escola então… nem mencionou o assunto, começou a pesquisar por conta própria e aos 19 anos decidiu investir na Bolsa de Valores, mas, ele não sabia nada sobre isso! Perdeu dinheiro e muito. Porém é um homem teimoso e decidiu estudar por conta própria, hoje 8 anos depois, Sena afirma: Valeu a pena.
Aos 25 anos se tornou independente financeiramente, hoje é empreendedor e investidor, não precisa mais trabalhar para viver, mas ama o que faz. “Meu maior orgulho é saber que hoje eu ajudo todos os meses milhares de brasileiros a se tornarem igualmente livres.” Afirma Raul.
E você também se interessa por esse tipo de conteúdo? Já se aventurou a investir na Bolsa de Valores? Se sim, pode ser que você goste também deste outro post: Cursos de investimentos: quais os melhores do Brasil?