Notícias

Recuperação de florestas auxiliam no combate ao aquecimento global

A recuperação de florestas tropicais é um dos melhores instrumentos da Terra no combate ao aquecimento global.

A recuperação de florestas tropicais é um dos melhores instrumentos da Terra no combate ao aquecimento global. Além disso, auxilia na preservação de espécies de animais selvagens. 

O motivo da recuperação de florestas ser bastante eficaz é que elas acumulam uma grande quantidade de carbono. Ademais, acomodam uma vasta variedade de plantas, animais e são a habitação de diversos povos indígenas que ajudam a preservá-la.

Sendo assim, um número superior a 100 líderes mundiais participam de um projeto de exterminar o desmatamento até 2030. A promessa, portanto, foi feita durante a última conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Glasgow, na Escócia.

Recuperação de florestas

Continua após a publicidade

A recuperação de florestas pode acontecer de maneira natural e sem o auxílio do ser humano. Regiões tropicais do continente americano e no oeste da África, por exemplo, já estão em processo de restauração de aproximadamente 2,2 mil lotes de florestas. E tudo acontece naturalmente. 

Além disso, a alta velocidade que isso ocorre é impressionante. Por isso, são capazes de renascer em áreas de abandono e tomar sua forma original. Resultado disso é um solo saudável, propriedades das árvores e o desenvolvimento do ecossistema que pode chegar até 20 anos.

Continua após a publicidade

Histórico

Recuperação de florestas auxiliam no combate ao aquecimento global

A recuperação natural de florestas pode acontecer após os mais diversos desastres no mundo como, por exemplo, incêndios, enchentes, extração de madeira e desmatamento para a agropecuária. Além disso, entre os séculos 18 e 19 na Europa e também nos Estados Unidos da América (EUA) já aconteceu diversas vezes este tipo de reparo.

Continua após a publicidade

Por isso, hoje no nordeste dos EUA existem mais florestas que 200 anos atrás. Apesar disso, o processo leva bastante tempo para ser feito. A razão é que inclui vários aspectos como animais, micróbios e plantas. Ademais, a conclusão nem sempre pode ser a que se espera. Ou seja, a recuperação de florestas é muito imprevisível.  

Em Porto Rico aconteceu, por exemplo, das florestas tropicais serem destruídas durante o último século. No entanto, retornou em regiões agrícolas abandonadas.

Veja também sobre Geleira gigante na Antártida deve sumir em poucos anos, aponta estudo!

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você