Curiosidades

Remédios para dor de ouvido: principais tratamentos para bebês e adultos

Quando sente dores de ouvido, sabe que tipo de remédio usar? Bebês podem usar o mesmo medicamento que adultos? E para as grávidas, tem alguma restrição? A gente explica direitinho

Você já ouviu falar sobre otite ou otalgia? Talvez não, porém, provavelmente já sentiu dor de ouvido, e são a mesma coisa. Na maioria das vezes é uma condição passageira, que ainda assim causam bastante dor dependo do nível da crise. Em alguns casos raros elas são pertinentes e bastante intensas. Consequentemente, muitas pessoas precisam usar remédios para dor de ouvido.

Primeiramente, dor de ouvido não está relacionada ao aparelho auditivo na maioria das vezes. O barotrauma talvez seja a causa mais comum do problema. Ou seja, alguns tipos de alteração da pressão dos ouvidos, como viagens de carro que apresentem mudanças de altitude, causam o bloqueio total ou parcial da tuba auditiva. A situação pode oferecer incômodo e perda de audição leve e momentânea.

Entrada de água no tubo auditivo ou excesso de cera (ou falta de cera) também podem causar incomodo no ouvido. Artrite da mandíbula, infecções na garganta, nascimento do siso, problemas respiratórios e lesões no local também podem ser causas da dor do ouvido. Além disso, infecção no ouvido interno e externo também podem causar uma grande dor no ouvido.

Finalmente, é bom ressaltar que existem certas coisas que podem prevenir a dor de ouvido. Primeiramente, é preciso deixar a imunidade sempre em alta com boa alimentação e exercícios físicos. Também é preciso com o que e a forma que coloca coisas no ouvido, como cotonete e algodão. Para completar,. é bom não ficar tempo demais dentro da água. Também é bom lembrar que na maioria das vezes, dor no ouvido não é uma doença em si, e sim sintoma de algum outro problema.

Continua após a publicidade

Que remédios para dor de ouvido usar quando esse problema aparecer? Nós te contamos.

3 tipos de remédios para dor de ouvido

Analgésicos

Quais remédios para dor de ouvido usar, além de causas e prevenções

Certamente você toma analgésicos quando necessário. Paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças.

Removedores de cera

Quais remédios para dor de ouvido usar, além de causas e prevenções

Continua após a publicidade

A dor de ouvido também pode ser causada pela acumulação de excesso de cera. Elas também podem ser usadas em soluções em gotas, como o Cerumin que ajuda a dissolver e a remover a cera de forma suave.

Antibióticos

Quais remédios para dor de ouvido usar, além de causas e prevenções

Contudo, quando a dor ocorre devido a uma infecção no ouvido externo, o médico pode receitar antibióticos em gotas. Isso porque, geralmente, eles estão associados a corticoides e/ou anestésicos locais, como o Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina ou Otosynalar, por exemplo.

Em suma, eles ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Mas, se for uma otite média ou interna, e se a dor não passar com analgésicos, o médico pode recomendar antibióticos de uso oral.

Continua após a publicidade

Remédios para dor de ouvido

Quais remédios para dor de ouvido usar, além de causas e prevenções

Primeiramente, é preciso dizer que em qualquer caso de dor no ouvido é necessário procurar um médico. Isso porque só ele sabe qual medicamente deve ser usado, como também, qual é o problema identificar qual o problema exato. Apesar disso, estes são os remédios mais frequentes nesse caso:

  • Tylenol;
  • Otospori;
  • Panoti;
  • Lidosporin;
  • Otomicina;
  • Otosynala.

Lembra-se: automedicação não é algo que deve ser feito. Sempre procure um médico.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 formas de desentupir os ouvidos em casa

Continua após a publicidade

Fonte: Ativo Saúde Tua Saúde

Imagem: Gobbo Banco de Saúde Pedro Jorge Alto Astral Opas

Próxima página »

Escolhidas para você