O Selo de Salomão é um símbolo popular, muitas vezes utilizado como amuleto para atrair boas energias. Além disso, ele também costuma representar a intenção de afastar coisas negativas, tanto no plano físico como no espiritual.
A estrela é muito confundida com a representação da Estrela de Davi, provavelmente porque os dois possuem origem numa era pré-cristã e passam pela cultura judaica.
O selo também é dos símbolos esotéricos comuns em retratações de rituais ocultistas, de bruxaria, feitiçaria ou astrologia.
Origem do Selo de Salomão
Assim como o nome sugere, o símbolo tem origem na história do Rei Salomão. Isso porque ele utilizava um anel com o desenho do selo, na intenção de afastar espíritos e energias negativas.
Relatos históricos e mitológicos também relacionam o uso do anel a importantes conquistas de Salomão. Dessa maneira, ele ganhou relações que passam tanto pela proteção como pelas conquistas em contato com o plano divino e espiritual.
Significados do Selo de Salomão
Judaísmo
A princípio, o Selo de Salomão surge no judaísmo como representação do poder de Deus sobre todas coisas. É por isso, portanto, que o rei teria direito a acessar tanto poder, já que mantinha essa suposta conexão direta com o divino.
Em tempos mais remotos, o selo aparecia nas sinagogas na companhia da Estrela da Davi, mas passou a ser menos comum.
Apesar disso, a teoria de que o símbolo representa o poder de Deus nunca perdeu força, passando por uma série de teses ocultas. A relação do número com os cinco livros fundamentos da Bíblia, por exemplo, é um dos pontos que ajuda a defender o significado espiritual. Ainda que o selo principal tenha seis pontas, uma versão cinco é comumente utilizada em combinação.
A partir dos cinco livros, representado pelas cinco pontas, seria possível entender o poder de Deus e, possivelmente, utilizá-lo.
Outros significados
O Selo de Salomão também passa pela mística do cristianismo, que utiliza o número cinco para presentar as chagas de Cristo da crucificação. Além disso, o número também está ligado à ressureição e, portanto, à vida eterna.
Por outro lado, o símbolo também aparece em relações com Satanás e partir de rituais de bruxaria. Nesses rituais, o símbolo teria o poder de conjurar demônios e lançar maldições. No entanto, o poder do Selo de Salomão para os rituais pagãos também envolve intenções de proteção, como sua origem sugerem.
O símbolo também aparece na maçonaria. Aqui, entretanto, ele surge com o significado de “Deus, criação e perfeição”.
Selo de Salomão e Estrela de Davi
Uma vez que os dois símbolos são estrelas importantes do judaísmo, Selo de Salomão e Estrela de Davi são muito confundidos. No entanto, existem diferenças básicas entre as duas representações.
Enquanto o Selo de Salomão tem cinco pontas formadas por triângulos entrelaçados, a Estrela de Davi possui seis pontas com triângulos sobrepostos.
Além disso, a Estrela de Davi também possui um significado distinto. Isso porque, apesar de também representar proteção, a estrela é mais associada à ligação existente entre os planos do céu e da terra.
Fontes: Dicionário de Símbolos, Symbolism of Things, Mitologia
Imagens: Ancient Origins, Nammu, benebell wen, flickr, pleno news