Será que você pode ficar maluco? Interprete os sinais de sua mente

“Está ficando maluco?” Quem nunca ouviu uma pergunta dessas na vida, não é mesmo? Mas, afinal, será que existe uma possibilidade, mesmo remota, de alguém normal, um dia, realmente ficar maluco? Ou pior: será que você, algum dia, pode ficar maluco?

Bom, de acordo com especialistas, as coisas não são bem assim. É possível sim que algumas pessoas nasçam com algum transtorno ou tenham predisposição a eles. Nesse última caso, por exemplo, situações de estresse intenso, por exemplo, podem desencadear consequências psicológicas negativas.

No entanto, pelo que tudo indica, ninguém pode ficar maluco da noite para o dia. Você, por exemplo, por mais desequilibrado que seja, inconstante, indeciso e explosivo (calma, nós não estamos espionando você. As semelhanças são meras coincidências mesmo!) não vai dormir e acordar maluco, precisando de uma camisa de forças sem nada acontecer. Ou, pelo menos é isso que todo mundo espera…

Apesar disso, a mente humana, que domina e manipula você por inteiro (clique para ler), pode enviar sinais clássicos de que sua saúde mental não anda tão bem quanto antes. Alguns desses sinais, como você vai ver em instantes, estão na lista que preparamos abaixo.

Mas, claro, apresentar alguns desses sintomas não é um sinal de que você é um maluco sem solução. Pode ser que você esteja somente estressado e que precisa de um descanso. No entanto, em qualquer caso de dúvida ou preocupação, você não perde nada consultando um especialista, viu?

Confira, abaixo, alguns sinais de sua mente de que você pode ficar maluco algum dia:

1. Dificuldade de concentração

2

De repente ficou mais difícil se concentrar e realizar tarefas, mesmo as mais comuns? Pode ser um sinal de sua mente.

2. Fadiga constante

1

Você está cansando por qualquer coisa? Preste atenção se sua fadiga for contínua e ininterrupta, mesmo depois de uma noite de sono;

3. Irritabilidade

3

Ficar irritado por qualquer coisa, mesmo quando nada especial tenha acontecido, também pode ser um alerta de que você tem que parar com a correria para não fica maluco!

4. Perturbações do sono

4

Dificuldades para dormir ou permanecer dormindo também podem ser alertas da sua cabeça.

5. Medo

5

Medo de tudo? Anda se assustando por qualquer coisa ou se sentindo acuado? Preste atenção ao sinais. Você não quer ficar maluco, quer?

6. Ansiedade

6

Mexer os pés, às vezes, durante uma reunião longa ou uma tarefa complicada não demonstra nada errado. Mas se a ansiedade for excessiva e suas unhas já estiverem pela metade, talvez seja o momento de dar uma relaxada.

7. Tristeza

7

Tristeza sem motivos aparentes e falta de motivação também podem indicar problemas.

8. Desejo de isolamento

8

Fica ansioso só de pensar em estar em um lugar com muita gente ou prefere se isolar a maioria do tempo? Fique alerta!

9. Dores

9

Tensão muscular, tremedeiras sem motivos aparentes e dores de cabeça frequentes também podem indicar estresse ou outros problemas dessa natureza.

10. Náuseas

10

Claro que náuseas podem ser sintomas de uma série de problemas físicos. Mas se notar que suas náuseas aparecem juntamente com a sensação de ansiedade ou com outras dores abdominais, como no estômago e na barriga, esses também podem ser sinais de que sua mente vai mal.

E você, acha que vai ficar maluco algum dia?

Ainda sobre o estado de sua saúde mental, você pode fazer ainda esses outros testes: Você é depressivo? Faça o teste de depressão e descubra e Você é autista? Faça o teste e descubra.

Fonte: Uol