Curiosidades

Sereias: origem do mito e diferentes versões ao longo da história

Quando o mito das sereias surgiu e como? Quais são as histórias envolvendo essas criaturas? Elas são reais ou não é? Nós ajudamos você a desvendar mais esse segredo do mundo.

Existe uma porção de seres mitológicos que fazem parte da nossa cultura até os dias atuais. Dessa vez não estamos falando dos dragões, e sim, das sereias.

Podemos ver as sereias em séries atuais, como Siren (2018), e também em filmes clássicos, como A Pequena Sereia (1989). Ou seja, elas estão presentes na famosa cultura popular.

Um exemplo é a literatura moderna, aonde elas inspiraram muitos poemas e obras, como O Silêncio das Sereias, de Kafka (1917), A história da sereia, de E.M. Forster (1947), As sereias de Titã, de Kurt Vonnegut (1959), entre muitas outras.

Elas conseguem deixar os seres humanos fascinados, tanto quanto temerosos. Assim como todo mito, elas nasceram da falta de conhecimento cientifico em cima de certos pontos da existência.

Continua após a publicidade

O que elas realmente são?

Tudo o que você precisa saber sobre sereias [e se são reais]

As sereias são seres mitológicos que são metade mulheres e metade peixes. Assim como várias outras figuras mitológicas, elas estiveram presente em praticamente todas as sociedades em contato com o mar pelo mundo inteiro, cada uma com suas peculiaridades.

A sua habilidade de maior destaque era de enfeitiçar os homens. Seu canto seria capaz de atrair qualquer um que o escutasse. O mito conta que os marinheiros eram atraídos pelo seu canto, aproximando-se o bastante para ouvir seu belíssimo som. Consequentemente eles se descuidavam e naufragavam.

O número de sereias existentes, nos mitos, não é exato. Elas viviam em uma ilha do Mediterrâneo, em algum lugar do Mar Tirreno, cercada de rochas e recifes ou nos rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália.

Continua após a publicidade

Origem do mito das sereias

Tudo o que você precisa saber sobre sereias [e se são reais]

Alguns escritos da Grécia Antiga afirmam que elas seriam mulheres que ofenderam a Deusa Afrodite (deusa da beleza e do amor) e como castigo foram viver em um ilha isolada. Em outros conta-se que elas eram ex-companheiras de Perséfone, filha de Zeus e Deméter, que foi raptada por Hades, Deus dos Infernos.

Em geral elas são filhas do deus rio Aqueloo e da musa Melpômene ou de Terpsícore. Homero afirmou que elas podiam prever o futuro. Elas participam da lenda de Odisseu e dos Argonautas, em ambos os casos eles resistiram ao seu canto.

Outras histórias

Sereias existem? Saiba o que elas são e qual a origem do mito
Unsplash

Assim como as sereias, a mitologia grega tem outras histórias de criaturas parte humanas e parte animais. Entre as mais populares, por exemplo, estão harpias (meio aves) e centauros (meio cavalos).

Continua após a publicidade

Além disso, relatos de criaturas meio peixes existem em várias outras crenças e mitologias ao longo da história. Para os irlandeses, as series (ou merrows), eram um sinal de má sorte claro. Em outras regiões da Europa, também havia destaque para as melusines, com duas caudas de peixe.

No mesmo continente, as criaturas também serviram para representar poder e riqueza durante a Idade Média. Dessa maneira, existem vários castelos na região com representações de sereia, mesmo em regiões sem contato direto com o mar.

Já nas lendas japonesas, existe o mito de ningyo, uma criatura que se parece com um peixe, mas tem rosto humano.

Sereias existem?

Tudo o que você precisa saber sobre sereias [e se são reais]

Continua após a publicidade

A figura mitológica nasceu personificando aspectos do mar e os perigos que ele representa. Ela funcionava para dar um sentido as características do mar que ainda não haviam explicação.

Mas a pergunta é: elas existem ou não? Apesar de várias teorias e argumentos defendendo a existência destes seres mitológicos, não existe nenhuma prova de que elas realmente existam. Ou seja, as sereias são legais, mas realmente não passam de um mito.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dragões, qual a origem do mito e suas variações pelo mundo

Fonte: Site de Curiosidades Henrimar Info Escola 

Continua após a publicidade

Imagem: Flourish Foundry Imirante UOL Mistica Web, Online Resize

Próxima página »

Escolhidas para você