Curiosidades

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa

De flores a bonecos, os símbolos do Japão geralmente são amuletos da sorte e chamam a atenção por causa de seus significados.

Assim como em outros países asiáticos, existem muitos símbolos relacionados a costumes e superstições interessantes na cultura japonesa. A maioria deles são muito positivos e dizem respeito à boa sorte na vida das pessoas.

Desse modo, os significados e percepções destes símbolos são uma construção cultural que refletem a história e as crenças do Japão. Os mais conhecidos deles incluem daruma, tsuru, animais como o gato maneki neko, entre outros.

Continue lendo para conhecer alguns símbolos famosos e importantes para o povo japonês.

Símbolos do Japão

Bonsai

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

Curiosamente, a arte de cultivar bonsai anões teve origem na China, porém, hoje é considerada um dos símbolos japoneses. É pelo fato de ter sido no país do samurai que o cultivo da árvore se tornou uma tradição amplamente difundida.

Continua após a publicidade

Com efeito, sua imagem pode ser encontrada em muitos souvenirs turísticos, roupas, pinturas e, claro, em jardins japoneses, bem como em outros espaços públicos. Além disso, a árvore bonsai está associada à felicidade e fortuna.

Buda risonho

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

Tanto na cultura chinesa quanto na japonesa, o Buda Risonho ocupa uma posição significativa em trazer felicidade e prosperidade para as pessoas. Além disso, também se acredita que tocar a barriga da estatueta trará boa sorte à pessoa.

Continua após a publicidade

Carpa

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

Similarmente à crença chinesa, os japoneses também acreditavam que este auspicioso peixe carpa/koi é um símbolo de boa sorte, perseverança na adversidade e sucesso.

Há uma lenda de um carpa que saltou com sucesso o portão do dragão e se transformou em um dragão poderoso, portanto, simboliza um avanço em sua vida ou carreira.

Continua após a publicidade

Cerejeiras

Fonte: Pexels

Em japonês, Sakura significa flor de cerejeira. Nesse sentido, não é a toa que o Japão é chamado de Terra das Flores de Cerejeira. Todos os anos, no final de março e início de abril, as árvores geram milhares de botões cor-de-rosa espetaculares.

Portanto, os japoneses celebram esta ocasião com um costume especial chamado hanami, que significa literalmente “observar flores”.

Além disso, este símbolo japonês lembra as pessoas da juventude, a natureza passageira da vida e também indica que a primavera está chegando.

Daruma

Fonte: Pexels

Assim como os russos os japoneses também têm sua própria matrioska. Chama-se daruma e é uma boneca redonda que nunca cai. Ou seja, mesmo que seja inclinada ela rapidamente recupera o equilíbrio e volta à posição original.

Continua após a publicidade

Por este motivo, essa particularidade da boneca serve de referência para a vida real e sugere que sempre se pode levantar, como um daruma.

Dragão

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

O dragão ou ryu em japonês é visto como um símbolo de profunda bênção, sabedoria e força – devido à sua habilidade de manipular os elementos em benefício do povo.

No entanto, os dragões tendem a ser diferentes uns dos outros, pois eles assumem as características de muitas criaturas – normalmente dependendo dos animais que encontrarão em sua jornada.

Ema

Fonte: Pexels

Ema é um amuleto da sorte e trata-se de uma placa de madeira do tamanho da palma da mão para as pessoas escreverem suas orações e desejos para que sejam realizados.

Continua após a publicidade

Gato ‘Maneki Neko’

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

O gato da sorte é regularmente representado em talismãs e acredita-se que traga sorte, felicidade, riqueza e prosperidade. Ademais, esses gatos são identificados por meio da pata direita levantada.

Geisha

Fonte: Pexels

Geisha ou gueixa é um termo japonês para se referir a uma mulher com habilidades artísticas. Ela usa um quimono suntuoso, maquiagem forte e um penteado exuberante todos os dias e as adições mais comuns em seu traje são um leque ou um guarda-chuva.

Em suma, para se tornar uma gueixa, a mulher deve primeiro completar a educação em uma escola especial. Nessa escola, eles aprendem várias técnicas de dança e artesanato e também são ensinados sobre cultura e cerimônias importantes.

Com isso, a mulher de arte se torna não apenas um símbolo vivo da arte, mas também um símbolo de mistério, sabedoria e beleza oculta.

Continua após a publicidade

Kanjis

Fonte: Pexels

Kanjis, que são caracteres utilizados no sistema de escrita japonesa. Frequentemente são usados como tatuagens para expressar uma ideia ou um sentimento através de palavras que não sejam tão comuns às pessoas. Os principais kanjis para tattoos são:

日 Sol
力 Força
明 Brilho
心 Coração
和 Harmonia
道 Caminho
意 Mente
生 Vida
愛と平和 Amor e paz

Kimono

Fonte: Pexels

Se há uma coisa que imediatamente vem à mente quando se pensa em símbolos do Japão aplicados em materiais é, sem dúvida, um kimono ou quimono. Este item de roupa popular é geralmente decorado com bordados japoneses.

Os primeiros kimonos eram o item de vestuário dominante para os aristocratas que os usavam como um símbolo de seu status e riqueza. Hoje em dia, as pessoas vestem kimonos em ocasiões formais, como casamentos, formaturas e cerimónias do chá.

Continua após a publicidade

Por isso, os bordados decorativos e os tecidos que embelezam essas peças de vestuário ganharam grande importância ao longo da história.

Máscaras

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

A cultura japonesa é, na verdade, repleta de máscaras. Embora Hannya seja a mais popular e conhecida, há muitos outros personagens que foram usados ​​para criar fantasias. Outras máscaras famosas são:

  • Máscaras de Samurai
  • Kendo
  • Hyottoko
  • Okame
  • Oni
  • Noh
  • Animegao
  • Kappa
  • Kitsune

Mangá

Fonte: Pexels

Mangá é simplesmente uma história em quadrinhos japonesa. Aliás, essa forma de contar histórias é extremamente popular no Japão e muitas vezes traz grandes lucros para os criadores desses quadrinhos.

Inclusive, as histórias mais famosas são frequentemente transformadas em filmes ou animes e são exibidas em todo o mundo. Existem muitos tipos diferentes de mangá. Alguns quadrinhos retratam questões bastante divertidas, enquanto outros exploram temas mais sérios.

Continua após a publicidade

Um dos tipos mais populares de manga é josei-manga. Curiosamente, o conteúdo desses quadrinhos é dirigido principalmente para o público feminino, já que exploram principalmente os problemas comuns das meninas japonesas.

Monte Fuji

Fonte: Pexels

Fuji é um dos símbolos mais icônicos do Japão. Não é apenas uma montanha, mas também um vulcão ativo. Além disso, também o pico mais alto do país com aproximadamente 3766 m de altitude.

Ademais, o fato de estar incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO serve como uma confirmação de sua beleza. Para os próprios japoneses, Fuji é uma montanha sagrada e todos os cidadãos do país deveriam visitá-la pelo menos uma vez na vida.

Omamori

Fonte: Pexels

Omamori significa simplesmente um símbolo de proteção e bênção para muitos propósitos, como boa fortuna, sucesso acadêmico, dinheiro e negócios, boa saúde, parto seguro, amor, felicidade, viagem segura e muitos outros significados auspiciosos.

Continua após a publicidade

No Japão, é possível encontrá-lo em quase todos os santuários e templos budistas.

Origami

Fonte: Pexels

Da mesma forma que a árvore bonsai mencionada anteriormente, o Origami também se originou na China. Todavia, mais uma vez, esta forma de arte em papel se tornou muito popular no Japão e foi lá que ela realmente ficou famosa.

Portanto, o origami está fortemente associado à cultura japonesa. Ao montar essas formas de papel, nunca se deve usar tesouras, cola ou decorações adicionais.

Então, este é o verdadeiro fenômeno por trás da arte de origami – trata-se de criar obras de arte usando apenas as mãos, o papel e a criatividade. Inclusive, museus especiais de origami existem em vários lugares do Japão.

Continua após a publicidade

Peônias

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

Conhecidas no Japão como “botan”, as peônias possuem muitas metáforas em torno delas. Surpreendentemente, as peônias não são nativas do Japão e acredita-se que vieram da China por um monge budista.

Assim, um vaso de peônias tem muitos significados que variam de bravura, coragem, honra, boa sorte, romance e prosperidade.

Pêssegos

Fonte: Pexels

Como muitas outras espécies da flora e fauna, as frutas do Japão também carregam seu próprio simbolismo especial. Assim, o pêssego está associado à eliminação do mal e do infortúnio, bem como à vida longa.

Ao contrário dos pêssegos ocidentais, os pêssegos japoneses são muito grandes, do tamanho de uma pequena laranja, por exemplo, e geralmente são de cor branca ou rosa claro. Além disso, os pêssegos japoneses devem ser descascados antes de comê-los, pois sua pele macia é ligeiramente espinhosa.

Continua após a publicidade

Samurai

Fonte: Pexels

Os Samurais eram antigos guerreiros japoneses totalmente devotados a seu governante. Eles foram guiados pela honra e pelo código não escrito do bushidō (o caminho do guerreiro).

Ademais, eles ganharam reconhecimento por meio de valor e iluminação e nunca se separaram de sua arma principal: a katana, que simbolizava sua constante prontidão para lutar.

Por isso, esses guerreiros japoneses simbolizam coragem, lealdade e persistência e também a cultura do Japão.

Tsuru

Fonte: Pexels

O tsuru é mais um dos símbolos de sorte do Japão, que denotam sorte, bem como felicidade, fidelidade e longevidade. Desse modo, os japoneses supersticiosos usam este símbolo em diferentes ocasiões como um sinal de boa sorte.

Continua após a publicidade

Em suma, o símbolo pretende indicar a união e a felicidade eterna dos recém-casados. Além disso, há uma crença entre os japoneses de que uma pessoa que monta 1000 tsurus (sembazuru) de origami terá seu desejo realizado.

Torii

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Fonte: Pexels

Por fim, o último símbolo cultural japonês é aquele que você pode ver em todo o Japão. Torii são portões que marcam a entrada em um lugar sagrado ou espiritual. Normalmente, eles são pintados de vermelho, que é uma cor que simboliza a proteção contra o mal.

Ademais, normalmente eles ficam em frente aos santuários xintoístas, bem como espalhados por paisagens japonesas, como parques e lagos.

Então, agora que você está por dentro da cultura japonesa, vai gostar de ler também: Aprenda a fazer um incrível origami de Darth Vader

Continua após a publicidade

Fontes: Super Abril, Mai-ko

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você