Os sintomas de estresse são mais comuns do que se imagina. Duvida? Sabia que a gastrite pode dar as caras porque você anda muito estressado?
Enfim, uma rotina cheia, as inseguranças e as responsabilidades do dia-a-dia acabam alimentando um grande estresse nas pessoas atualmente.
Aliás, isso é tão real que o estresse acabou se tornando a Doença do Século XXI. Em resumo, o estresse é uma consequência que acontece quando seu organismo precisa enfrentar alguma situação de adaptação.
Apesar de trazer alguns danos à saúde física e mental da pessoa, o estresse também pode ser considerado positivo. Contudo, ele precisa vir em baixas doses e ocasionalmente.
Essa reação pode ser positiva porque ao estar estressada uma pessoa produz adrenalina. Esse hormônio, por sua vez, ajuda a estimular a produtividade e a criatividade.
O que causa o estresse
Quando a pessoa fica estressada por muito tempo e passa a ter adrenalina no organismo de forma constante e excessiva, o corpo para de se sentir em estado de alerta. Por outro lado, ele começa a se preparar para uma fuga. Ou seja, sua energia mental vai se esgotar causando queda na produtividade e na qualidade de vida.
Além disso, o que leva uma pessoa a se sentir estressada pode mudar de acordo com a idade a fase da vida em que o indivíduo está. Ou seja, pode ser pro mudanças no meio profissional, desconfortos familiar ou até mesmo problemas na escola. Por exemplo:
Trabalho
Pode gerar estresse no indivíduo, a perda de emprego, a competição por um determinado cargo ou a necessidade de um aumento de salário. Além disso, um novo emprego, cobranças em excesso e até mesmo o questionamento sobre a escolha da profissão também pode trazer muito estresse para uma pessoa.
Escola
Assim como o trabalho, a escola também pode ser um grande gerador de estresse. Por exemplo, na competitividade com outros alunos, nas dificuldades de socialização e de aprendizado e também no bullying.
Família
O ambiente familiar também pode ser um grande causador de estresse nas pessoas. Isso tudo devido a brigas, separações, doenças crônicas, luto, acúmulo de dívidas e outros.
Sintomas de estresse
Ansiedade
A ansiedade é um dos sintomas mais comuns do estresse. Basicamente, ela é uma resposta errada para o medo. Por exemplo, sabe aquele medo que você sente na hora de apresentar um trabalho para seu chefe? Quando o coração acelera, a pupila dilata, a transpiração aumenta e etc?
Tudo isso é a ansiedade agindo por conta do medo que você sente de uma reprovação. Isso é normal inicialmente, contudo, se continuar acontecendo, pode acabar gerando um sentimento forte de estresse e fazendo mal para o seu organismo.
Queda de cabelo
Infelizmente é real. O estresse em excesso pode causar queda de cabelo. Enfim, isso porque quando estamos muito estressados, uma substância que aumenta o estriol é liberado. Por sua vez, ele impede a entrada de nutrientes na área do cabelo.
Em resumo, a fase de crescimento do cabelo é encerrado de forma prematura, os fios ficam fragilizados pela falta de nutrientes e por fim, caem. Obviamente existem vários tratamentos para a queda capilar, contudo, é necessário lembrar de tratar o que está causando essa falta de nutrientes e queda.
Irritabilidade
A irritabilidade nada mais é do que uma alteração de humor que anda junta com a falta de paciência, comportamentos nervosos, descontentamentos e outros. Entretanto, tudo isso ocorre como uma tentativa de preservar ou manter o equilíbrio saudável do organismo.
Em resumo, uma pessoa estressada acaba ficando irritada com maior facilidade que os outros. E infelizmente, essa sensação acaba vindo junto com uma ansiedade, ou o contrário. Aliás, as reações físicas de ambas são parecidas. Como por exemplo o aumento de batimentos cardíacos.
Aumento na velocidade dos batimentos cardíacos
Um sintoma de estresse comum é o aumento da frequência cardíaca e o batimento acelerado. Além disso, estudos também mostraram que pessoas expostas a situações estressantes também têm um aumento na pressão arterial. Por outro lado, músicas relaxantes trazem o efeito oposto.
Insônia
É extremamente comum pessoas estressadas terem insônia. E assim como os dois sintomas citados anteriormente, a insônia também se correlaciona com eles. Ao dormir mal a noite, o indivíduo vai acordar mais irritado e ansioso. Enfim, a insônia vem porque seu cérebro não descansa.
Ou seja, mesmo cansado, ao se deitar, você fica insistindo em um assunto ou uma situação que está tirando a sua paz no momento. E isso causa uma ansiedade juntamente com sentimentos negativos, como a tristeza, raiva, medo e outros. Por fim, você acaba não conseguindo dormir e descansar o necessário.
Sensação de cansaço
O sentimento de cansaço constante acontece quando estamos muito estressados. A sensação é de que mesmo descansando por tempo suficiente, ou até mais, o indivíduo continua cansado. Enfim, isso ocorre porque ele acaba ficando em alerta constantemente.
Ou seja, mesmo acreditando estar relaxado, o corpo e a musculatura se mantém rígida. Obviamente, o cansaço pode vir seguido dos sintomas anteriores e todos eles podem acabar causando um isolamento e uma procrastinação no indivíduo, caminhando para uma depressão.
Bruxismo
A nossa boca também é afetada quando vivemos em um estresse constante. O sintoma que pode afetar a nossa saúde bucal é o bruxismo, ou seja, o ranger e apertar involuntário dos dentes. O bruxismo, se não tratado, pode acabar estragando nossos dentes e trazendo danos pra mandíbula.
Falta de concentração
Outro sintoma de estresse é a falta de concentração que também acaba causando falhas na memória do indivíduo. Isso ocorre porque uma pessoa estressada está sempre com o cérebro em estado de alerta e isso acaba afetando a atenção e a memória.
Negatividade
Como dito anteriormente, em alguns casos, o estresse do indivíduo é tanto que ele acaba se tornando uma pessoa negativa. Ou seja, ela tem uma visão de que tudo vai dar errado, que as coisas que acontecem com ela não possuem um propósito.
Além disso, o sentimento de negatividade quase sempre vem acompanhado de uma variação de humor. E infelizmente, sentimentos como raiva, medo, tristeza e/ou acabam aparecendo junto. Por fim, a pessoa, estressada e desacreditada, acaba se isolando e se tornando infeliz.
Outros sintomas de estresse
Primeiramente é necessário dizer que os sintomas de estresse aparecem de três formas: fisicamente, emocionalmente e cognitivamente.
Sintomas físicos do estresse
- Imunidade baixa – é frequente o indivíduo ter infecções e resfriados;
- Diarreia e/ou constipação;
- Problemas dermatológicos – aparição de muita acne, psoríase;
- Náuseas e tonturas;
- Dores – dor no peito, dor de cabeça, dor de estômago;
- Sudorese em excesso;
- Perda de libido.
Sintomas emocionais do estresse
- Sentimento de sobrecarga;
- Humor instável;
- Incapacidade de relaxar e agitação;
- Sentimento de solidão, isolamento;
- Irritabilidade;
- Infelicidade geral e depressão.
Sintomas cognitivos do estresse
- Preocupação de forma constante e excessiva;
- Negatividade;
- Pensamento acelerado;
- Dificuldade de se concentrar e de lembrar das coisas;
- Fraco julgamento.
Como se cuidar
Enfim, já deu para perceber que estresse, em doses baixas, é positivo para o organismo. Contudo, se for constante e em excesso, pode fazer mal para as pessoas. Então, como controlar essa quantidade e constância para que não haja nenhum prejuízo à nossa saúde?
Uma opção é a psicoterapia. Nela o indíviduo, juntamente com o seu terapeuta, consegue identificar e diferenciar os seus sintomas de estresse, além de resignificá-los. Conseguindo, portanto, domá-los ao invés de ser domado por eles. Entretanto, a coisa muda se os prejuízos forem maiores.
Neste caso, caso os sintomas comecem a trazer algumas reações ao corpo do indivíduo, é necessário também um acompanhamento médico. E por fim, praticar atividades físicas, meditar e ter uma alimentação saudável também auxilia para manter os níveis de estresse normais.
Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Sinais de ansiedade – Causa, como evitar e tratamento dos sintomas
Imagens: Gooutside, Hursosantahelena, Uol, Zenklub, Escoladainteligencia, Zenklub, Drlucasfustinoni, Fasdapsicanalise, Opas, Boaconsulta, Cirurgiacve, Conquistodontologia, Apsiquiatra, Robertasanzi, Uol, Yuribusin, Uol e Superinteressante
Fontes: Vittude, Minhavida, Psicologiaviva e Vittude