Curiosidades

Tipos de dor de cabeça – Principais variações e como tratar cada uma

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça conhecidos, entre cefaleias e enxaquecas, classificados em quatro grupos principais.

Por P.H Mota

A dor de cabeça, ou cefaleia, é um tipo de dor que pode aparecer em qualquer parte da cabeça, seja de forma isolada ou como sintoma de uma outra condição de saúde. A forma como essa dor se apresenta é exatamente o que vai definir qual dos tipos de dor de cabeça está acontecendo no momento.

Dependendo da variação, a dor pode aparecer de foram isolada, bem como passando de um ponto a outro. Além disso, ela pode surgir na forma de pulsos latejantes, ou então com pontadas e dores absurdas.

O tratamento da condição geralmente depende de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios. No entanto, quando a dor é um dos sintomas de uma outra condição, pode precisar de algum outro acompanhamento.

Tipos de dor de cabeça

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Neurology Bytes

De acordo com as classificações conhecidas atualmente, exista mais de 200 tipos diferentes para as dores de cabeça. Apesar disso, a maioria deles é resultado de condições amenas de saúde, o que é tranquilizante. Por outro lado, existem algumas variantes que podem surgir a partir de condições que ameaçam a vida e a saúde dos pacientes.

Continua após a publicidade

A principal classificação utilizada para a condição divide as dores de cabeça em:

Cefaleia primária: é causada a partir das estruturas sensíveis a dor presentes na cabeça e é o mal por si só, ou seja, não é o sintoma de uma outra doença.

Continua após a publicidade

Cefaleia secundária: nesses casos, a dor aparece como sintoma de uma outra doença, das mais simples às mais complexas.

Dor de cabeça tensional

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Neurology Bytes

Nessa variação, a dor é causada pela rigidez do músculos de regiões como pescoço, costas e couro cabeludo. Essa dor pode ser provocada por fatores como estresse e ansiedade, bem como com problemas de postura, até mesmo durante o sono.

Continua após a publicidade

A dor se manifesta na forma de uma leve pressão na cabeça, principalmente na e na testa, além de afetar a região dos ombros e pescoço. Esse tipo de dor de cabeça não costuma causar náuseas e pode ser aliviada com massagens nos ombros ou couro cabeludo. Além disso, a realização de atividades pode ser indicada para aliviar a tensão dos músculos.

Enxaqueca

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Neurology Bytes

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada por sintomas como náuseas, vômitos e tontura. A dor é mais severa e pode durar até algumas horas ou dias, em casos mais graves.

Geralmente, a enxaqueca se manifesta em apenas um lado da cabeça e pode aumentar a sensibilidade à luz ou cheiros.

Dessa maneira, pode ser indicado o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios (como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina) ou medicamentos causam a constrição de vasos sanguíneos (triptanos, como o Zomig, Naramig ou Sumax, por exemplo) e, assim, ajudam a aliviar as dores.

Continua após a publicidade

Cefaleia em salvas

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Neurology Bytes

A cefaleia em salvas é um dos tipos de dor de cabeça mais raros. A dor é ainda mais forte que a da enxaqueca e pode surgir até mesmo durante o sono. Além disso, pode acompanhar outros sintomas, incluindo corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor.

Apesar de ser intensa, a doença não tem cura e seus tratamentos não são tão eficazes. O mais comum durante as crises é utilizar anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos fortes, a fim de atenuar a duração e a intensidade delas.

Dor de cabeça ligada a sinusite

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Neurology Bytes

A sinusite, uma inflamação dos seios nasais, também pode provocar dores de cabeça frequentes. Nesses casos, elas surgem principalmente se a pessoa fica deitada ou com a cabeça mais baixa.

Além da dor, também pode haver o surgimento de outros sintomas, incluindo dor ao redor do nariz e em volta dos olhos, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito.

Continua após a publicidade

Uma vez que essa dor é causada pela sinusite, é essa condição que deve ser tratada. Para isso, então, são utilizados remédios anti-histamínicos (como loratadina ou cetirizina), descongestionantes (fenilefrina) e analgésicos (paracetamol).

Principais causas de dores de cabeça

Tipos de dor de cabeça - principais variações e como tratar cada uma
Harvard

Estresse: uma vez que libera hormônios como adrenalina e cortisol, o estresse também aumenta a frequência cardíaca. Dessa maneira, uma rotina estressante pode provocar vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça e, assim, dores na região.

Calor: após uma análise de sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess (EUA), um estudo percebeu que casos de enxaqueca são cerca de 7,5% mais comuns a cada 5ºC a mais na temperatura. Isso porque o calor promove a desidratação, gerando as dores.

Dormir mal: ao dormir mal, a produção de melatonina é prejudicada. Uma de suas funções é favorecer a síntese de analgésicos naturais, ajudando a evitar dores de cabeça.

Continua após a publicidade

Alimentação: alimentos como chocolate, café, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, molho shoyu, cebola, alho e sorvete favorecem as dores de cabeça. Da mesma forma, ficar muito tempo sem comer abaixa os níveis de açúcar no sangue, o que também pode gerar incômodo na região.

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, UOL

Imagens: Neurology Bytes, Dr. Craig Singer, Harvard

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você