Sobek é um deus da mitologia egípcia, geralmente representado como um homem com cabeça de crocodilo, ou ainda como um crocodilo completo. Sua figura está associada ao Nilo, à fertilidade e ao poder militar.
Devido à sua conexão com o Nilo, esses deus crocodilo também simboliza a força e a proteção, sendo conhecido como um guardião das águas e dos recursos hídricos que sustentavam a agricultura e a vida no antigo Egito.
Além disso, Sobek era adorado por sua natureza dual, que combinava aspectos de destruição e criação. Conhecido como um predador feroz, ele era temido, mas sua associação com o Nilo e as cheias anuais também o ligavam à prosperidade e ao renascimento.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre ele? Continue com a gente!
Qual é o mito de criação de Sobek?
Sobek, conhecido como o deus crocodilo do rio Nilo, desempenhou um papel importante na mitologia da criação do Antigo Egito. De acordo com alguns mitos existentes, muitos acreditavam que Sobek criou a Terra quando seu suor escorreu pela testa e formou o rio Nilo. Devido a isso, ele foi visto como um deus criador que trouxe a vida para o mundo através desse fluxo de suor que se tornou o Nilo, a qual é a fonte de vida para o Egito.
Em contrapartida, em outro mito, Sobek é associado a Rá, conhecido como o deus Sol, na criação do mundo. Acreditava-se que antes da criação havia apenas escuridão envolvendo um enorme oceano primitivo chamado Nun. Então, quando o sopro da vida estava pronto, a entidade Atum decidiu que era a hora do início da criação. Uma ilha emergiu das águas, que se manifestou na forma de Rá, o deus Sol. Nessa versão, Sobek pode ter sido um dos primeiros deuses criados por Rá para ajudar a formar o cosmos egípcio. Bem legal, né?
Quais são as habilidades de Sobek?
Dentres as habilidades desse deus do Egito, está a sua relação com a promoção da fertilidade. Uma justificativa para isso é o fato dele ser um animal da água, e também tem uma relação muito forte com a gravidez.
No entanto, ele é, também, um necrófago, e dessa forma alimenta uma relação com a morte e o enterramento. Existem algumas crenças de que, assumindo a sua forma de crocodilo, ele foi responsável por devorar o coração de Osíris, irmão de Sete. Sendo assim, muitos associaram a ideia de terror a Sobek.
Por fim, ao se afastar dessa ideia de escuridão, o mesmo crocodilo acusado de devorar o coração de Osíris, foi também o responsável por trazê-lo de volta à vida, e por isso muitos o associam ao deus Ré.
E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre ele? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Deuses do amor: conheça 14 divindades de diferentes mitologias
Fonte: Story Board That, National Geographic