Ciência & Tecnologia

Spyware, o que é? Como funcionam os programas espiões

Um spyware é um tipo de programa espião que pode ser instalado no seu computador, celular ou tablet em segredo para roubar dados importantes.

Atualizado em 29/09/2020

Um spyware é um tipo de software que pode ser instalado num computador – ou dispositivo móvel, por exemplo. A fim de coletar e roubar informações pessoas esse tipo de programa espião é instalado secretamente numa máquina para realizar suas tarefas.

O software espião, no entanto, não atua como outros programas populares no mundo hacker. Os cavalos de troia, por exemplo, servem para controlar o sistema operacional, enquanto um spyware age em segundo plano, em monitoramento.

Logo após a instalação, o programa espião começa a monitorar atividades, incluindo histórico e dados pessoais por exemplo. Por causa disso, então, ele pode ser utilizado para roubar informações de todos os tipos, incluindo senhas e dados confidenciais.

Como um spyware surge

Spyware - o que são e como funcionam os programas espiões
kaspersky

O spyware age de maneira silenciosa e oculta no sistema operacional, diferente de outros programas. Diferente de um adware, por exemplo, que instala uma publicidade notável, o programa espião vai agir apenas em segundo plano. Dessa maneira, pode passar despercebido por muito tempo até ser notado.

O aparecimento de um programa espião no computador pode acontecer a partir de uma falta de atenção. Durante o download ou instalação de programas encontrados online, por exemplo, o software extra pode ser incluído.

Além disso, eles podem aparecer a partir de um trojan ou acesso a links e páginas infectadas.

Apesar de comuns em PCs, os spyware também pode ser instalados em dispositivos móveis. Quando contaminam celulares e tablets, por exemplo, podem fazer informações como histórico de mensagens ou até mesmo fotos e outros arquivos do sistema.

Em atuações mais profundas, um software espião ainda pode rastrear o GPS ou até mesmo se aproveitar de brechas de segurança e comandar funções do aparelho.

Como funciona um programa espião

Spyware - o que são e como funcionam os programas espiões
Avantel

Logo após a instalação, um programa espião pode atuar de várias formas diferentes. A principal dela é a de keylogger, ou seja, registro de atividades do computador. Por meio desse registro, é possível acessar histórico de digitação, cliques, pesquisas e sites acessados, por exemplo.

Além disso, um spyware também pode ser ativado para golpes por meio do dispositivo afetado. Isso porque pode estar atuando ao lado de um trojan bancário e roubar informações confidenciais para realizar transações financeiras. Ao mesmo tempo, os programas também podem alterar a configuração de um aparelho e permitir o controle por um programa espião ou usuário invasor.

Também é importante ressaltar que, em alguns casos, os spyware são instalados de maneira legais. Empresas comerciais podem fazer uso de um programa espião para rastrear e perceber preferências dos usuários e, assim, vender publicidade direcionada.

Como evitar um spyware

Spyware - o que são e como funcionam os programas espiões
BankInfo Security

A princípio, a melhor forma de se proteger da atuação de um programa espião é ter um antivírus ou uma ferramenta anti-malware ativa. Além disso, é fundamental que o software esteja atualizado.

Atenção e cautela durante a navegação na internet também ajudam na segurança. Isso porque muitas vezes o spyware pode ser instalado a partir do clique num link suspeito. Esses casos podem incluir páginas suspeitas e desconhecidas, bem como links de anexo em e-mails ou programas de origem duvidosa.

O que fazer se for infectado

Spyware - o que são e como funcionam os programas espiões
helpsystems

Depois de ser infectado por um spyware, a primeira cosa a fazer é buscar um software anti-malware e spyware. Para isso, no entanto, é importante estar atento às mesmas dicas fornecidas anteriormente. Uma vez que o acesso descuidado pode instalar programas duvidosos, você pode precisar consultar um especialista para escolher o antivírus ideal.

Logo após descobrir a contaminação, também é importante entrar em contato com bancos. Isso porque, dependendo do que foi captado, você pode estar suscetível a fraudes.

Fontes: Significados, Tech Tudo, AVG

Imagens: helpsystems, BankInfo Security, ITPro., Avantel, kaspersky