Curiosidades

Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los

Cefaleia é tudo igual? Existem tipos de dor de cabeça diferentes, causados por razões diferentes. Saiba identificar de qual tipo é a sua.

Por Emilly Krishna

-

Hoje o assunto é aquela dor de cabeça enjoada que você sente ou não com frequência. No entanto, as dores de cabeça, ou cefaleia podem ocorrer em pessoas de todas as idades. Porém, ela varia de pessoa para pessoa, e por isso nós do segredos do Mundo iremos lhe mostrar quais são os tipos de dor de cabeça mais comuns.

As dores de cabeça possuem várias causas, pode ser por conta de alimentos, ou por problemas neurológicos mais graves, ou por conta de algum distúrbio físico, emocional ou psicológico. Além do mais pode ocorrer também por conta de um efeito colateral de algum medicamento.

Basicamente, existem inúmeros tipos de cefaleias. Elas podem ser subdivididas em cefaleias primárias ou secundárias. As primárias são as que indicam a enfermidade e o sintoma. Como é o caso da cefaleia tensional e da enxaqueca. E as secundárias são aquelas que ocorrem por decorrência de outras doenças. Como por exemplo, infecções bacterianas e virais, como é o caso da sinusite.

Antes de conhecermos os tipos, vamos dar uma olhada em algumas estatísticas sobre sor de cabeça.

Estatísticas sobre dor de cabeça

Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los
Granato

Certamente existem muitos estudos sobre os tipos de dor de cabeça e ela em si. Além disso, estatísticas sobre elas. Por exemplo, mulheres sofrem mais dor de cabeça do que homens. Enquanto “apenas” 40% deles sofrem com o problema, 60% delas suportam o problema.

Além disso, não existi um marco que mostre em que idade o problema se manifesta nos homens. Em contraste, 26% das mulheres tem o problema desde a adolescência.

Acima de tudo, tanto em homens quanto mulheres, 87% sofrem o problema por causa do estresse, 60% é devido ao pouco sono e 43% é consequência de problemas pessoais.

Por fim, o problema afeta 70%  das pessoas na hora de trabalhar, 65% na hora de estudar, 50% na hora de dormir, 50% na hora de treinar, 49% sair com os amigos e 39% namorar.

Enfim, confira agora com o Segredos do Mundo 5 tipos de dor de cabeça mais comum de ocorrer.

5 tipos de dor de cabeça

1. Enxaqueca

Saiba agora quais são os 5 tipos de dor de cabeça

Primeiramente, a enxaqueca com certeza você vai saber decifrar. Pois, ela é acompanhada de uma dor bem intensa e pulsátil a qual pode te prejudicar a realizar algumas atividades do seu dia a dia. Porém, ela pode também ocorrer por dores mais leves e que conseguem ser apaziguadas com analgésicos.

Basicamente, a enxaqueca é de origem neurológica a qual se expressa não só com dor de cabeça. Mas, em alguns casos ocorrem também um aumento da sensibilidade à luminosidade e ao barulho, alterações visuais, enjoos e até mesmo vômitos.

No entanto, as causas para a enxaqueca podem variar de pessoa para pessoa. Porém, é comum ocorrer por conta de cheiros fortes, desequilíbrio hormonal, ou por conta do consumo de alguns alimentos. Como por exemplo, o chocolate e queijos.

Portanto, nós do Segredos do Mundo indicamos sempre que você procure um médico, caso sua situação esteja mais insuportável. Até porque o médico conseguirá prescrever medicamentos mais apropriados para o seu caso.

2. Cefaleia tensional

Saiba agora quais são os 5 tipos de dor de cabeça

Esse tipo de dor de cabeça como o próprio nome diz, é causado por excesso de tensão e estresse diário. Portanto, ela ocorre porque o estresse tenciona a musculatura cervical, que são os músculos do pescoço e da parte superior do tronco e das costas.

A cefaleia tensional é comum ocorrer nos dias de hoje, e grande maioria das pessoas já sentiram esse tipo de dor de cabeça. No entanto, de modo geral ela não impede a pessoa de exercer suas atividades rotineiras. Como é o caso da enxaqueca.

Sobretudo, a expressividade da dor varia de acordo com o modo como cada pessoa consegue lidar com o estresse diário. Em geral, ela pode surgir como uma leve pressão ou aperto, uma dor na testa, podendo ser forte, leve ou moderada. Além de ter casos que ocorrem dores na nuca ou na parte de cima da cabeça.

Portanto, a duração desse tipo de dor de cabeça varia bastante. E pode ser tratada com métodos que reduzem o estresse, e que provocam um relaxamento nos músculos e na mente. No entanto, é indicado para casos como esses atividades como a ioga e a quiropraxia.

E caso a dor não passe com esse tipo de atividade, indicamos tomar um analgésico. Ou então fazer algo que te deixa mais relaxado.

3. Cefaleia causada por problemas oculares

Saiba agora quais são os 5 tipos de dor de cabeça

Nesse caso, são dores de cabeça provocadas por problemas de vista. Sobretudo, os casos mais comuns são quando as pessoas têm hipermetropia ou astigmatismo. Esse tipo de dor de cabeça é provocado quando uma pessoa precisa fazer um grande esforço para conseguir enxergar.

Por fazer muito esforço, a dor começa na parte da frente da testa. E o tratamento, como é de se imaginar é procurar pelo controle do problema visual. Ou seja, usar com mais frequência o óculos ou a lente. Agora se você sente essa dor, mesmo usando o óculos de forma correta, indicamos você procurar um oftalmologista. Pois, pode ser que o seu grau tenha aumentado.

4. Cefaleia causada por sinusite

Saiba agora quais são os 5 tipos de dor de cabeça

Esse tipo de dor de cabeça é causado pela sinusite. Ou seja, uma forte infecção dos seios nasais, a qual pode provocar uma sensação de dor e pressão na área concentrada entre o nariz e os olhos. E em casos mais graves pode ocorrer uma febre alta e um nariz congestionado e com coriza.

No entanto, esse tipo de dor de cabeça pode variar de uma pressão mais leve ou mais forte. Porém, pode piorar caso ocorra uma compressão manual do local.

Basicamente, tratar desse tipo de dor de cabeça é tratar da sinusite. Ou seja, é indicado usar antibióticos para solucionar a infecção e analgésicos. Ou então usar descongestionantes diretamente nas narinas, os quais podem aliviar a pressão dentro dos seios nasais.

5. Cefaleia causada por alimentos

Saiba agora quais são os 5 tipos de dor de cabeça

Basicamente, esse é um dos tipos de dor de cabeça que pode ocorrer por conta da ingestão de alimentos. Na verdade, é mais propenso a ocorrer quando os alimentos são ricos em gordura, ou então são mais difíceis de digerir. Além desses, bebidas alcoólicas, chás ou chocolates também podem causar dores de cabeça.

Vale ressaltar que isso depende de cada pessoa, ou seja, pode variar ou não. Porém, isso ocorre com mais frequência nos indivíduos que já são predispostos para sentir essa dor, em específico as pessoas que possuem enxaqueca. Portanto, caso você comece a sentir essa dor de cabeça com frequência, indicamos que você procure um médico para realizar o seu diagnóstico.

Ajudamos você a descobrir qual dos tipos de dor de cabeça é a sua? Agora veja as possíveis causas atípicas para esse problema em geral.

5 Tipos pouco convencionais de dor de cabeça

1 – Ansiedade

Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los
UOL

Primeiramente, o transtorno de ansiedade tem sintomas como a dificuldade de concentração, problemas no sono, preocupação excessiva e uso da alimentação como válvula de escape.

Além disso, ela também pode causar dores sem motivo aparente, como a dor de cabeça. Diante esse cenário, não esqueça que momentos de interação social que proporcionem calma, técnicas para relaxar e qualidade do sono podem ajudar nesse quadro.

2 – Esgotamento Cerebral

Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los
SBIE

Dor de cabeça por esgotamento cerebral é uma das coisas mais comuns que existem. Atualmente existe uma sobrecarga de informações que pode ocasionar um esgotamento do cérebro. Solução? Um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

3 – A dor da pós-verdade

Primeiramente, o que é essa dor da pós-verdade? É o fato de que cada vez mais as pessoas tratam os fatos como opiniões, descartando aqueles que não gostam. Consequentemente, isso gera estresse e tensão, gerando dor de cabeça. A solução é procurar utilizar a tecnologia a seu favor, buscando verificar o que é ou não verdade.

4 – Autoexigência

Acima de tudo, buscar perfeccionismo leva a ansiedade. Além disso, é prejudicial à saúde. A autoexigência tem relação direta com a alimentação, pois o conceito do se alimentar bem é constantemente confundido.

Comer saudável é consumir o que gostamos de forma equilibrada. Isso deve incluir todos os nutrientes. Apesar disso, quando o assunto é dietas restritivas o corpo pode reagir mal. Advinha? Isso pode desencadear um dos tipos de dor de cabeça.

5- Barulho

Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los
Fonsi

Ruídos trazem angústia e estresse. Além disso, o barulho em excesso pode ocasionar distúrbios de sono, estresse e problemas psicológicos. Antes que eu me esqueça, também pode levar a dor de cabeça.

Leia mais: Dor de cabeça com frequência? Entenda as possíveis causas

Fontes: Drauzio Varella, Hipolabor, UOL

Imagens: Drauzio Varella, Hipolabor, Youtube, Soupnews, Universa, Maestro saúde

Próxima página »

Escolhidas para você