Curiosidades

Transformers: ordem dos filmes, história e curiosidades sobre a franquia

A história dos filmes de Transformers narram as aventuras de robôs gigantes e alienígenas no planeta Terra, em missões contra o mal.

Em primeiro lugar, Transformers é o nome da franquia cinematográfica que tornou-se sucesso global. Nesse sentido, também refere-se aos robôs alienígenas fictícios, capazes de transformar seus corpos em objetos inócuos como veículos. Além disso, existe ainda uma história em quadrinhos da Marvel Comics, desenhos animados e miniaturas da Hasbro.

A princípio, o fenômeno começou quando os executivos da Hasbro licenciaram os brinquedos com produção pela companhia japonesa Takara. Basicamente, a empresa via um grande potencial de venda dos veículos que tornavam-se robôs. Porém, para lançar essa linha nos Estados Unidos eles precisavam criar uma história maior.

Desse modo, a Marvel entrou na discussão, criando uma história de origem e dividindo os bonecos em personagens do bem e do mal. Porém, no começo, a ideia original da Marvel envolvia que os robôs fossem descentes do Deus Primus. Ou seja, a história começou bem básica, mas tornou-se profunda e detalhada quanto aos heróis e vilões.

Sendo assim, a linha cronológica não oficial de Transformers começa em 1986 com um longa-metragem animado, com base na série original. Entretanto, no que diz respeito aos filmes desenvolvidos pela Marvel, com efeitos especiais de ponta e elenco popular, a cronologia parte do filme homônimo de 2007.

Continua após a publicidade

Transformers: ordem dos filmes, história e curiosidades sobre a franquia

História e origem dos Transformers

Primeiramente, a história dos Transformers começam 13,7 bilhões de anos antes de Cristo. Sobretudo, existiam dois deuses gigantescos nessa época, Primus e Unicron, que representavam, respectivamente, o bem e o mal. Desse modo, um tinha capacidade de dar vida e o outro consumia energia.

Continua após a publicidade

No geral, ambos viviam em guerras constantes, mas Primus percebeu que era impossível derrotar o rival. Nesse sentido, a história nesse ponto apresenta relatos divergentes com diferentes versões. Apesar disso, tem foco no fato de que Primus se tornou um planeta e aprisionou Unicron em seu centro.

Porém, esse planeta se desenvolveu com os séculos e ganhou o nome de Cybertron. Ademais, estima-se que a força por trás de Cybertron vem de Primus. Eventualmente, a primeira grande guerra dos Transformers começa quando Unicron consegue escapar e Prmis cria os Prime, seres que lutam contra o vilão até aprisioná-lo em uma rocha lançada no Universo.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, o planeta vive um longo período de paz que durou milênios. No entanto, um dia o planeta é atacado pelos Quintessons, seres que escravizam toda a população. Dessa forma, os Transformers são liderados por Nova Prime em um conflito que leva seu mundo para um período de paz.

Cronologia e ordem dos filmes

Posteriormente, os Transformers passaram a nascer com seus destinos traçados, com divisão entre ricos e escravos. Além disso, a classe mais baixa utilizava das lutas como gladiadores para passar o tempo. Entretanto, um dos gladiadores decide se rebelar contra o  sistema e insurge a população.

Em resumo, ele adota o nome Megatronus, que depois se torna Megatron. Mais ainda, de junta ao burocrata Orion Pax para juntos redefinirem a vida o planeta. Apesar do sucesso do plano, Megatron decide ir além, derrubando todos a força e exigindo ser eleito como um Prime.

Ademais, Orion Pax age contra ele, discursando sobre como a paz é a prioridade e tornando-se um Prime para garantir esse propósito. Desse modo, há uma divisão entre os dois, de modo que Megatron crie os Decepticons. Em contrapartida, Pax vira Optimus Prime e lidera os Autobots em uma guerra que tem adaptações diversas na mídia. Por fim, confira a ordem dos filmes nesse contexto:

Continua após a publicidade

1) Transformers – O filme (2007)

A princípio, a obra apresenta os Transformers como alienígenas gigantes vivendo camuflados nessa Terra. Sobretudo, vivem aqui para combater os cruéis Decepticons, determinados a dominar o Universo. Por outr olado, os adolescentes Sam e Mikaela vivem tranquilamente sem saber que a fonte cobiçada pelos alienígenas está com eles.

2) A Vingança dos Derrotados (2009)

Posteriormente, dois anos após a batalha entre os Autobots e os Decepticons, Sam enfrenta a ansiedade de entrar na faculdade. Sobretudo, os maiores desafios são morar longe de seus pais, deixar sua namorada Mikaela Banes e explicar a situação para Bumbleblee. Em especial, a principal intenção do protagonista é viver uma vida normal após a guerra intergaláctica do primeiro filme.

Continua após a publicidade

Entretanto, o governo desativa o Setor 7 e cria a NEST, uma agência sob comando do capitão Lennox e sargento Epps. Apesar disso, o conflito começa quando um consultor da segurança nacional supervisa a base e decide que ela é desnecessária. Em contrapartida, ataques misteriosos de Decepticons remanescentes agitam a vida universitária de Sam.

3) O Lado Oculto da Lua (2011)

Após formar-se na faculdade, Sam procura um emprego para começar a vida adulta. No entanto, terá que lidar novamente com as ameaças de Megatron e seus aliados em uam batalha que começou na década e 1960 com a corrida à Lua. Portanto, contará com o apoio de Optimus e os outros autobots, além de sua nova namorada, Carly Spencer.

4) Era da Extinção (2014)

Continua após a publicidade

Logo após a batalha entre Autobots e os Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desaparecem. Nesse sentido, se tornam alvos dos humanos que desejam caçá-los para evitar os perigos novamente. Em contrapartida, uma nova ameaça paira sobre a Terra e cabe a Cade Yeager, um pai de família e mecânico, ajudar os Autobots a recuperar a confiança da humanidade.

5) Transformers: O Último Cavaleiro (2017)

Em primeiro lugar, o quinto filme da franquia narra a guerra dos humanos com os Transformers, que precisam se esconder. Apesar isso, Cade Yeager cria um núcleo de resistência em um ferro-velho. Além disso, Optimus Prime viaja pelo universo rumo a Cybertron para entender o motivo da destruição. Em contrapartida, Megatron prepara um novo ataque na Terra.

6) Bumblebee (2018)

Continua após a publicidade

Por fim, o último filme é também o mais recente. Porém, tem ambientação em 1987, ou seja, antes da história do primeiro filme. Apesar disso, consiste em um reboot e um reinício da saga, de modo que tenha referência aos elementos citados nas versões anteriores.

Em resumo, a obra conta a história de Bumblebee, refugiado em um ferro-velho numa pequena cidade praiana da Califórnia como um fusca amarelo destruído. Entretanto, a jovem Charlie o encontra e repara o carro por completo nas vésperas do seu aniversário de 18 anos. Porém, descobre posteriormente que não se trata de um simples carro.

E aí, aprendeu sobre Transformers? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você