Curiosidades

Um maluco no pedaço – História e curiosidades sobre a série

Um Maluco no Pedaço é, sem dúvidas, uma das séries mais icônicas de todos os tempos. Nos próximos anos um remake vai ser lançado.

Você não precisa ter vivido entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000 para saber que Um Maluco no Pedaço foi um grande sucesso. Mas, se você não conhece a série, trata-se da história do jovem Will, um rapaz de um bairro bem pobre de Filadélfia que vai morar no bairro refinado de Bel-Air, na casa dos tios.

Apesar do enredo repleto de situações engraçadas, quem realmente rouba a cena é o personagem principal, interpretado por, nada mais nada menos, que Will Smith. A priori, a sitcom estreou 1990 pela emissora NBC e ficou durante seis anos no ar, arrancando gargalhadas do público.

Mesmo chegando ao Brasil com o nome de Um Maluco no Pedaço, o título original da sitcom conta mais sobre o enredo. Isso porque, a tradução de “The Fresh Prince of Bel-Air” seria algo como “o novo príncipe de Bel-Air”. A própria abertura, composta por Will Smith, mostra o clima da série: roupas estilosas, humor, música e o personagem principal metido em confusões.

Continua após a publicidade

O sucesso da série foi tamanho que Will Smith resolveu fazer uma nova versão de Um Maluco no Pedaço, mas, agora, com uma roupagem dramática. De acordo com revistas especializada, a empresa Westbrook Studios, em parceria com a Universal TV estão produzindo o novo projeto. Contudo, até o momento, não há data para a estreia do programa.

De modo geral, o que se sabe é que a nova sitcom é inspirada em um vídeo feito por um fã chamado Morgan Cooper (que você confere acima). Desse modo, a proposta seria mostrar Will nos Estados Unidos de hoje. Por isso, o tom é muito mais dramático e sombrio.

História de Um Maluco no Pedaço

Fonte: Exame

Como dito anteriormente, Um Maluco no Pedaço acompanha Will após se meter em confusões nas ruas de seu estado natal, a Filadélfia. Por isso, a mãe do rapaz o manda para Bel-Air para viver com os tios. Apesar de serem da mesma família, o jovem passa por um choque cultural. Isso porque, seus familiares tem um estilo de vida muito mais luxuoso do que ele estava acostumado.

Além disso, a série apresenta críticas sociais, quando aponta casos de racismo e preconceito. No geral, o próprio estilo de vida dos Banks já é uma crítica, já que o seriado retrata que eles se esforçaram muito mais para chegarem no patamar em que estão.

Continua após a publicidade

A abertura da série foi pensada para mostrar a chegada de Will em Bel-Air. Sendo assim, é possível ver o jovem em um táxi conhecendo locais diferentes e chegando à casa luxuosa com a qual não estava acostumado.

Personagens de Um Maluco no Pedaço

Will (Will Smith)

Fonte: Aventuras na História

Primeiramente, o protagonista Will, um jovem debochado, sarcástico e muito estiloso. Toda a premissa da série gira em torno dele, uma vez que sua mãe o manda para viver com o tio após ele se meter em confusões no lugar em que morava.

Apesar da vida boa na mansão do tio Phill, Will precisa se esforçar e começa a trabalhar pressionado pela família. Além de demorar a se adaptar à sua nova vida, ele passar por muitas aventuras, paqueras e, é claro, coloca toda a família em suas confusões.

Tio Phill (James Avery)

Fonte: Aventuras na História

Conhecido como Tio Phill, Philip Banks era um advogado prestigiado e homem muito rígido, tanto no trabalho como em casa. Além disso, o homem é um pouco ranzinza e as vezes se incomoda com as gracinhas e atitudes de Will. Entretanto, ele faz tudo pela família e acaba se tornando uma figura paterna para o sobrinho.

Continua após a publicidade

Carlton Banks (Afonso Ribeiro)

Fonte: Aventuras na História

A cena mais famosa deste personagem é, sem dúvida, a do garoto dançando. Ele é engraçado, mas muito mimado, o que muitas vezes o coloca em conflito com o primo. Além disso, o ator que interpreta o filho do meio chegou a dirigir um episódio de Um Maluco no Pedaço.

Hilary Banks (Karyn Parsons)

Fonte: Aventuras na História

Já a filha mais velha da família, ficou conhecida por ser uma consumidora compulsiva. Comumente ela aparecia em cenas cheia de compras ou pensando em ir ao shopping. Mesmo um pouco superficial, a garota ganha o coração do público que passa a torcer por ela.

Ashley Banks (Tatyana M. Ali)

Fonte: Aventuras na História

Essa é, por outro lado, a filha mais nova dos Banks que tem o crescimento e amadurecimento demonstrado ao logo da sitcom. No entanto, quando criança, ela aprontava muito e, por vezes, colocava Will no meio de suas confusões.

Tia Vivian (Janet Hubert e Daphne Maxwell Reid)

Fonte: Jpvem Nerd

A personagem foi interpretada por duas atrizes diferentes. No entanto, a mãe da família Banks manteve sua personalidade ao longo da série. Ela era firme com os filhos quando precisava, mas sempre intercedia pelos filhos quando necessário. No mais, também era muito apaixonada por Phill.

Continua após a publicidade

Teoria sobre Um Maluco no Pedaço

Comumente surgem teorias explicando enredos ou elementos específicos de séries de TV. Com Um Maluco no Pedaço não seria diferente. Assim, a teoria que ronda essa sitcom surgiu no site de fóruns Reddit, em que os usuários podem se organizar e opinar em temas ou assuntos.

De modo geral, a teoria conta que Will, na verdade, estaria morto e a abertura do show seria ele fazendo a passagem entre o mundo dos vivos e dos mortos. Isso porque, de acordo com os adeptos dessa teoria, quando a mãe do garoto se preocupa nas confusões que ele se envolve na Filadélfia ela tinha razão, e ele acaba sendo morto.

No entanto, também há pessoas que não concordam com tal teoria. Há fãs que argumentam, por exemplo, que se Will estivesse morto e a série se passasse no céu, não haveria mortes. Contudo, a sitcom mostra que o namorado de Hilary acaba morrendo em decorrência de um tiro.

Continua após a publicidade

E você, acha que Will está morto durante todo o seriado?

Curiosidades sobre Um Maluco no Pedaço

1 – Receita Federal

Fonte: G1

Que Um Maluco no Pedaço alavancou a carreira de Will Smith é um fato. Mas, a verdade é que o ator só aceitou viver Will na sitcom, porque estava com uma dívida de 2,8 milhões de dólares junto à Receita Federal dos Estados Unidos.

Inicialmente, a série seria focada na vida do produtor musical Benny Medina. Contudo, Will Smith já era conhecido como “Fresh Prince” na cena musical e foi convidado para fazer um teste. Vale ressaltar ainda que, até então, ele nunca tinha atuado. No mais, o que o fez aceitar o papel foi, realmente, a necessidade de pagar a dívida.

2 – Will e Jada

Fonte: Diário de Pernambuco

Will Smith e sua atual esposa, Jada Pinkett, se conheceram graças a uma audição para Um Maluco no Pedaço. Apesar de fazer teste para interpretar Lisa, ela não foi escolhida por ser considerada muito baixa.

Continua após a publicidade

3 – Personagens marcantes

Fonte: Jovem Nerd

Mesmo que a série tenha sido exibida ao longo de seis anos, apenas quatro de seus personagens aparecem em todos os episódios. Eles são: Will, Hilary, Carlton e Tio Phill.

4 – Moda em Um Maluco no Pedaço

Fonte: Sétima Cabine

Desde sua época como o rapper “Fresh Prince”, Will Smith lança moda. Mas, como o Will de Um Maluco no Pedaço ele tem algumas marcas registradas: bonés, camisetas muito compridas, jardineira, roupas coloridas e tênis.

5 – Namoro

Apesar de terem se conhecido em uma audição para Um Maluco no Pedaço, Will e Jada não namoram desde então. Isso porque, o ator conheceu Sheree Zampino, com quem se casou em 1992.

No entanto, Will e Jada mantiveram contato e ele a procurou quando se divorciou de Sheree, com quem já tinha um filho. O casal então se reencontrou e se casou em 1997.

Continua após a publicidade

6 – Vergonha

Fonte: F5 Uol

Como já dissemos anteriormente, Will Smith era rapper. Por isso, nos primeiros episódios de Um Maluco no Pedaço ele não tinha experiência com atuação. Recentemente, ele deu uma entrevista em que revelou sentir vergonha todas as vezes que assiste cenas do início de sua carreira.

7 – Dancinha

A dancinha feita por Carlton é conhecida até mesmo por quem não é fã da sitcom. De acordo com o ator que deu vida ao personagem, a coreografia foi inspirada no cantor Bruce Springsteen, mais especificamente na performance que ele fez em Dancing in the Dark.

Além disso, ele se inspirou ainda em Courteney Cox e Eddie Murphy. Assim, o ator misturou várias coreografias engraçadas e criou a sua própria.

Continua após a publicidade

8 – Duas tias Vivian

Fonte: Jovem Nerd

A tia Vivian foi vivida por duas atrizes ao longo da série. Isso aconteceu porque, a atriz Janet Hubert deixou o show em sua 4° temporada, após os produtores tentarem a proibir de atuar em outros projetos. Por isso, outra atriz, Daphne Maxwell Reid assumiu a personagem.

9 – Número de temporadas de Um Maluco no Pedaço

Fonte: Jovem Nerd

Inicialmente, a intenção da NBC era que Um Maluco no Pedaço terminasse em sua quarta temporada. No entanto, os fãs pediram tanto que a série foi renovada. Para isso, foi necessário mexer no enredo, já que no final da quarta Will volta para a Filadélfia para ficar com sua mãe.

10 – Amizade fora das telas

Para além das telas, os personagens Jazz e Will eram grandes amigos. Em 1985, eles formaram a dupla  DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince e participaram de shows e campeonatos de rap. Inclusive, os dois ganharam um Grammy juntos em 1989.

Continua após a publicidade

Fique por dentro do universo das séries: Séries da Globoplay – 7 seriados originais do streaming nacional

Fonte: Vix, G1, Aventuras na História, Exame

Imagens: Jovem Nerd, Vix, G1, Aventuras na História

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você