Curiosidades

Utopia – O que é, o que significa, como surgiu e se pode se tornar real

Sendo uma modelo de civilização e vida perfeita, a utopia pode nos inspirar para uma evolução. Mas, você conhece a origem do termo?

Atualizado em 25/01/2020

Você já pensou em um mundo perfeito? Uma sociedade sem problemas, na qual todos vivem em paz e harmonia, bem como todos os sistemas operam de uma forma consistente. Essa é a ideia de utopia.

Antes de mais nada a palavra “utopia” é bem comum no dia a dia. Normalmente, ela é usada como argumento ou contra-argumento na hora de discutir sobre civilizações puras ou hipotéticas. Todavia o termo tem uma profundidade maior.

Além de que o termo foi utilizado pela primeira vez na obra de Thomas More, chamada “Utopia”. No todo o livro se passa em uma ilha com um governo pacifico e perfeito. Tal obra constituiu uma crítica social à organização política da época.

Utopia – O que é? Pode ela vir a ser tornar algo real em nossa civilização?
Uma utopia ilustrada – Medium

Em suma, a palavra utopia é uma denominação para construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com princípios e ideias filosóficas dos seus criadores. Assim uma sociedade imaginaria fantástica e ideal, nos padrões do seu idealizador.

Recorrendo a sua etimologia, o termo vem do grego “ou+topos”, que significa “não lugar” ou “lugar que não existe.  Sendo assim irreal fisicamente. Dessa forma utopia é em termos geral de um sistema ou plano, uma fantasia, uma ilusão, um sonho irrealizável.

Definição conceitual de uma utopia

O termo utopia nasceu do desejo social de um mundo idílico, bem como de maneiras de gerencia-lo. Todos esses pensamentos consistem na teoria de como deveria ser organizado de forma política uma civilização, com sociedade, estado e comunidades.

Do mesmo modo este mundo não tem uma utilidade imediata, além de não procurar adequação para a sua aplicação em um sistema político atual. No todo, quando se cria essa teoria o que se procura é uma maneira de melhorar o sistema social. Mesmo que tais teorizações tenha um alto nível de dificuldade.

Utopia – O que é? Pode ela vir a ser tornar algo real em nossa civilização?
Paulo Guiraldelli

Assim a partir dos termos teóricos criam-se ideias ou esquemas que são transferidos para a realidade. Deste modo surge uma forma hipotética de sociedade perfeita, com o melhor sistema possível de gerenciamento social de uma civilização.

Interpretações Utópicas

Se formos pensar no modelo de civilização perfeita, isso gera bastante discussão, já que pode ser algo ambíguo e interpretativo. Fato esse que, no decorrer da história a ideia de utopia foi mudando drasticamente.

Sendo talvez uma das mais antigas utopias temos a ideia de Platão. No geral sua sociedade seria dividida em três classe, de acordo com suas competências e habilidades. São elas classe política, militar e produtores. Deste modo a civilização teria um bom funcionamento, sendo ela perfeita e pacífica.

Utopia – O que é? Pode ela vir a ser tornar algo real em nossa civilização?
Ilustração de uma utopia –Trend Hunter

Entretanto temos utopia mais modernas, com um viés bem diferente da de Platão, como Socialismo utópico. Essa utopia foi criada como crítica ao capitalismo. Bem como a sua exploração para com os indivíduos, por meio da posse de sua força de trabalho.

Essa teoria se baseia no trabalho coletivo e uma sociedade cooperativa que se autogerencia. Em resumo, com o apoio mutuo de todos os indivíduos seria possível alcançar um perfeito funcionamento social.

Utilidades da utopia

Certamente até o momento entendemos o que é utopia. Todavia, qual a sua utilidade, já que ela é um modelo abstrato de sociedade? Ai que entramos nos prazeres e desejos dos seres humanos.

A utopia nos permite identificar um objeto a ser alcançado. E isso não é algo banal, afinal nós humanos sempre estamos motivados a buscar o melhor. Com isso, ao avaliarmos uma utopia encontramos 4 utilidades possíveis para essa teoria. São elas crítica, avaliadora, esperançosa e orientadora.

Utopia – O que é? Pode ela vir a ser tornar algo real em nossa civilização?
hoharmarke

Critica pelo fato de que uma utopia nos faz pensar nas organizações sociais de uma forma mais crítica. Sendo assim podemos avaliar o sistema social atual e observar possíveis mudanças necessárias.

Avaliadora, bem como relacionada com a citada acima. Pois as utopias são como teorias reflexivas para estudo de diferentes métodos de organizações sociais. Assim como conhecer melhor o nosso sistema político e social.

Esperançosa do ponto de vista mais humanista. Em outras palavras, essas teorias utópicas nos traz a esperança de um dia podermos conviver em uma real civilização perfeita.

E orientadora, sendo a função mais útil. Pois podemos utilizar a utopia como uma meta. Assim estabelecemos um objetivo perfeito e ideal, para assim manter o progresso continuo. Bem como não nos prendendo na falsa ilusão de que vivemos em um sistema perfeito.

“Utopia” de Thomas More

Em sua obra “Utopia”, de 1516, o escritor Thomas More nos traz uma crítica social sobre a organização política dos séculos XV e XVI. Nela sua utopia era um país pacifico e idílico. Assim como possuía um governo organizado da melhor maneira possível. Em resultado as condições de vida eram excelentes e como consequência todo o seu povo vivia feliz e em perfeita harmonia.

Uma sociedade organizada de forma racional. Portanto as casas e bens seriam de todas as pessoas, que em seu tempo livre estariam envolvidos em literatura e arte. Como também não seriam enviados a guerras, somente se necessário.

Utopia – O que é? Pode ela vir a ser tornar algo real em nossa civilização?
Amazon

E você, possui um modelo ideal de civilização? Como ela seria? Se gostou confira também: Maias, história, cultura e contribuições da civilização maia

Celtas, quem foram? Organização social, economia, cultura e religião

Fonte: A mente é maravilhosa e Significados

Imagem destacada: Momentum Saga