Nossos olhos são capazes de nos mostrar maravilhas e de nos colocar em contato com detalhes realmente especiais do mundo. Mas, apesar de tudo o que essas ferramentas potentes nos permitem enxergar, há coisas por aí que estão fora de nossa capacidade de visão.
Um bom exemplo disso são os detalhes mínimos e delicados que são captados pelas fotomicrografia, por exemplo. Para quem não sabe, esse é o noma prática de tirar fotografias através de um microscópio ou dispositivo de ampliação semelhante, a fim de capturar os detalhes mais intrinsecados de coisas invisíveis a olho nu.
A perna de um inseto, as escamas das asas de borboletas, os detalhes mais inimagináveis de um besouro e até mesmo a visão aproximada de grãos de café são exemplos impressionantes do que a fotomicrografia pode nos revelar. E, embora tudo isso possa soar um tanto bizarro, a verdade é que todos estes mínimos detalhes do mundo podem ser absolutamente belos.
Uma ótima prova disso são as fotografias vencedoras do concurso de fotomicrografia da Nikon. Como você vai ver abaixo, as imagens ganhadoras deste ano (2016) são rica não só em detalhes, mas em cores, texturas, e muitos outros aspectos que o olho humano simplesmente é incapaz de captar no dia-a-dia.
E, falando um pouco mais sobre o concurso, as categorias são divididas em vencedores, menções honrosas, e imagens de distinção. Para conferir a ordem dos ganhadores e acompanhar outros detalhes sobre o concurso de fotomicrografia, você pode encontrar a lista completa no site da Nikon Small World.
Veja as fotos vencedoras do concurso de fotomicrografia da Nikon:
1. Probóscide da borboleta (apêndice alongado)
2. Olhos de uma aranha saltadeira
3. Pata dianteira de um besouro mergulhador
4. Neurônio humano
5. Escamas de parte inferior da asa de uma borboleta
6. Presas venenosas de uma centopeia
7. Bolhas de ar formada a partir de ácido ascórbico derretido
8. Células ganglionares da retina de um rato
9. Estames de uma flor silvestre
10. Cristais de café expresso
11. Embrião de peixe-zebra com 4 dias de vida
12. Flor dente-de-leão
13. Guelra de uma larva de libélula
14. Laje de ágata polida
15. Folhas de Selaginella
16. Escamas de asa de uma borboleta
17. Escamas de asa de borboleta
18. Neurônios do hipocampo
19. Cristais de cobre
20. Patas de uma taturana grudadas a um pequeno ramo
21. Água-viva
22. Padrões de interferência em uma solução de glicerina
23. Ovo de borboleta de Fritillary do Golfo
24. Mosca assassina
25. Pulga d’água
26. Esterco de vaca
27. Perna de formiga
28. Perna de um besouro barqueiro de água
E, por falar em cenas aumentadas e coisas magnificamente bizarras, confira ainda: 10 seres minúsculos que ficam nojentos no microscópio.
Fonte: Bored Panda