Veja, em câmera lenta, o que acontece com uma gota d’água quando cai na areia

Nosso dia-a-dia, há décadas, vem se tornando cada dia mais frenético e agitado. Isso faz com que, cada vez mais, a gente perca a sensibilidade e o interesse pelas coisas pequenas, mas magníficas, que acontecem ao nosso redor. Alguns desses acontecimentos, aliás, são uma verdadeira celebração à natureza e a sua forma inconfundível de agir, somado, claro, às atuações mais improváveis da Ciência para explicar as mínimas reações e situações que nos envolvem nesse ambiente natural (e invisível, pela maioria das pessoas).

No entanto, se tirarmos alguns segundos de nossa vida, vamos perceber o quanto os pequenos eventos naturais, que acontecem em nosso cotidiano, podem ser incríveis. Foi por causa disso – e, obviamente, para prosseguir com estudos sobre  natureza e sua física – que cientistas fizeram o vídeo que você vai conferir abaixo, em câmera lenta. As imagens, aliás, mostram – de forma impressionante e detalhada – o que acontece no momento em que um simples gota d’água atinge a areia.

Veja:

Segundo os pesquisadores do Departamento de Engenharia Química e Materiais Científicos, da Universidade de Minnesota; o vídeo, além de lindo, captura a dinâmica da queda da gota em diferentes acelerações, o que permitiu que eles construíssem um modelo simples para descrever a morfologia (ou o estudo da forma) da marca criada pela gota de chuva ao cair sobre uma superfície granulada, como a areia. A equipe que protagonizou esse estudo afirma que, a partir dessas imagens simples e pausadas, foi possível descobrir que esse efeito possui a mesma escala de energia e reproduz uma cratera idêntica àquela proporcionada pelo impacto da queda de asteroides na Terra.

Impressionante, não?