A verdade por trás do avião do Facebook e como reagir com ele

Se você usa muito o Facebook e se é fã das reações bonitinhas da rede social, deve ter percebido um novo ícone entre elas na última terça-feira (31). O avião do Facebook, ou aviãozinho do Facebook – como ficou conhecido -; gerou muita curiosidade entre os usuários do Face, até porque ele apareceu sem explicação e sem um significado aparente.

Mas, segundo os representantes da própria rede social, ao contrário da florzinha de Dia das Mães e do arco-íris em homenagem ao Orgulho LGBT, o avião do Facebook não se trata de uma ferramenta disponibilizada de forma intencional.

Um bug bonitinho

O avião do Facebook, na verdade, se trata de um BUG, ou seja, de um erro do sistema, que acabou deixando visível o ícone.

A resposta oficial do Facebook sobre o assunto explica que o avião foi incluso na plataforma devido a um “hackathon”, um evento onde desenvolvedores colocam ideias em prática sem a necessidade de transformá-las em um serviço real.

Como usar o avião do Facebook

O problema disso tudo é que se você acabou se afeiçoando ao avião do Facebook pode acabar sendo privado dele muito em breve. Mesmo assim, dá para utilizá-lo por mais algum tempo, mesmo que ele já não esteja disponível na barra de reações dos comentários.

Para isso, basta abrir qualquer publicação, comentar #addplanereact ou #PlaneReaction. Depois disso, você só tem que esperar alguns segundos e pressionar o botão de curtir. A reação do avião do Facebook será disponibilizada.

Mas, claro, por se tratar de um erro, pode ser que o truque que acabamos de ensinar já não funcione para alguns celulares, infelizmente. Por isso, não deixe de comentar se você conseguiu ou não ter acessão ao aviãozinho, ok?

Agora, falando em Facebook, você precisa conferir também: Descubra tudo o que as pessoas podem ver no seu Facebook.

Fonte: Olhar Digital, Fatos Desconhecidos