Você carregou o celular do jeito ERRADO a vida inteira

Todo mundo sabe, e se prepara para a frustração, que a bateria dos celulares não duram muito tempo, especialmente depois que esse dispositivo passou a agregar tantas funções. O que ninguém sabe, no entanto, é que sempre carregou o celular do jeito errado e que boa parte da ineficiência da bateria provém desse erro.

Por exemplo, você sabia que não deveria deixar seu celular carregando, eternamente, até que ele atinja os esperados 100% da bateria? O grande problema nesse caso não é que ela fique viciada, como já mostramos nessa outra matéria sobre vícios e verdades sobre a bateria dos smartphones; mas o risco é o estresse que você acaba causando ao próprio aparelho.

E os erros que todo mundo comete nesses momentos não param por aí. Tem muito mais vícios que comprometem a eficiência de sua bateria e que fazem você ficar “escravo” de sua própria falta de conhecimento. Isso, aliás, você confere na lista que preparamos abaixo.

Como você vai ver, você sempre carregou o celular da forma errada e se continuar assim, vai continuar aproveitando pouco do seu aparelho e comprometendo todo o potencial de sua bateria. Quer ver?

Entenda porque você sempre carregou o celular do jeito ERRADO:

1. Retire o telefone da tomada depois de carregar

1

Não, o risco não é viciar sua bateria, mas deixar o aparelho e a própria bateria estressados. Isso porque, quando a bateria do celular atinge os 100%, ele para de carregar, mas volta à sua função a todo momento, repondo as pequenas quantidades que descarregam ao longo do tempo.

Isso faz com que a bateria fique em um alto nível de tensão. É como se você não relaxasse os músculos depois de uma série pesada de exercícios. Entendeu?

2. Não carregue até os 100%

2

Outro sinal de que você carregou o celular do jeito errado a vida inteira é o fato de deixar que a bateria atinja os 100% de sua capacidade ligada à tomada. Como já mencionamos acima, a alta tensão faz com que a bateria enfrente um tipo de estresse, o que a desgasta em longo prazo.

3. Carregue mais vezes

3

E, se você não deve manter o celular carregando até os 100%, como mantê-lo ligado o dia todo? A resposta é simples: ligue seu celular na tomada várias vezes por dia, sempre que puder. Isso vai repor aqueles pequenos percentuais da bateria que já descarregaram sem que o celular fique sobrecarregado por isso.

4. Mantenha o celular frio

4

Embora essa dica não ajude, exatamente, a carregar ou manter seu celular carregado, quando você presa pela temperatura do seu telefone, automaticamente, você está cuidando da saúde de sua bateria.

Assim, a dica é: tente manter seu celular o mais frio possível sempre, especialmente na hora de carregá-lo. Nesses momentos, se notar que o celular está esquentando remova sua capa, já que ela pode estar funcionando como isolante térmico. Outro dica é sempre manter o celular protegido do sol.

Agora, se você já faz isso tudo e o celular parece que vai explodir, talvez você deva ler essa outra matéria: Por que seu celular esquenta tanto?

Fonte: Hyperscience