Doce e, ao mesmo tempo, levemente ácida. Essa talvez seja uma definição muito pobre de como pode ser o sabor do kiwi na boca, mas é a melhor forma que conseguimos resumir como essa fruta tão interessante e saborosa se comporta no paladar.
Mas, além do sabor intenso e de sua cor viva, o kiwi é rico também na parte nutricional. Como você já deve imaginar, essa fruta é uma ótima fonte de um monte de vitaminas e outros nutrientes que desempenham funções benéficas em nosso organismo. Não é mesmo?
O problema é que as pessoas simplesmente ignoram que estão jogando fora boa parte da riqueza dessa fruta devido ao jeito errado que a maioria de nós a consome. Isso porque se você descarta a casca do kiwi, vocês está comendo esta fruta do jeito errado, segundo a Ciência.
Estudos recentes provam que a maior parte dos benefícios nutricionais do kiwi estão concentrados na casca ou pele, como você quiser chamar aquela parte mais externa e peluda da fruta. Dessa forma, quando você a coloca de lado na hora do consumo está impedindo que seu corpo tenha um reforço a mais no sistema imunológico e em várias outras funções vitais.
Na lista que preparamos abaixo você vai entender melhor como funciona essa relação dos nutrientes e a pele do kiwi. E, para não dizer que a gente não ajuda, vamos ensinar também o jeito certo de comer a fruta (sem desperdiçar nada). Quer ver?
Os benefícios de comer a pele do kiwi:
1. Regula os hormônios, a pressão arterial e as funções vasculares
Devido à alta concentração de potássio presente na casca, assim como na própria fruta, o kiwi pode ser um ótima ajuda para seus hormônios.
2. Tem funções antialérgica, anticâncer e anti-inflamatória
A casca do kiwi tem uma alta concentração de flavonoides, uma substância química responsável pela cor viva da fruta e pelos benefícios que ele pode trazer ao nosso sistema imunológico.
3. Melhora a saúde cardiovascular
O ácido alfalinolênico e o ômega 3, um tipo de gordura extremamente benéfica ao organismo, presentes na casca (e na fruta) protegem e estimulam o bom funcionamento do coração e de todo o sistema circulatório.
4. Melhora a visão
Por ser fica em vitaminas (A, C e E), a casca do kiwi ajuda a melhorar a visão, além de colaborar para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Além disso, essas vitaminas promovem uma melhor cicatrização em caso de feridas, previnem hemorragias em vasinhos capilares; protegem as membranas celulares, colaboram com as funções neurológicas e ainda atuam como antioxidantes.
Como consumir a casca do kiwi?
A maneira mais fácil e mais agradável de consumir a pele ou casca do kiwi é para esfregando a fruta, suavemente, em um pano limpo. Isso vai fazer a penugem desagradável se solte e a superfície da casca do kiwi fique relativamente lisa.
Mas, isso não diminuiu a necessidade de se lavar, em água corrente, a superfície da fruta, para eliminar as sujeiras e os pesticidas que estejam ali. Outra forma bastante eficiente de limpar o kiwi, antes de comer, é adicionando um pouco de vinagre branco com água e mergulhe a fruta por alguns minutos antes de enxaguar completamente.
Uma coisa que pouca gente sabe é que o kiwi também é ótimo para a misturas. Estes dias mais quentes, por exemplo, suco de kiwi e maçãs, ou qualquer outra fruta de sua preferência, são ótimos para refrescar e para manter a saúde em dia.
Outra coisa ainda mais chocante sobre esta fruta é que ela também é ótima na hora de cozinhar. Você pode cortar fatias, com casca e tudo; ou mesmo espremê-la, para ajudar no tempero de carnes, por exemplo. Além disso, bolos e doces ficam ótimo com esse nossa frutinha verde.
E aí, vai começar a comer a casca da fruta de agora em diante? E já que estamos falando no assunto, leia também essa outra matéria: Veja como seriam legumes e frutas sem a seleção artificial.
Fonte: LifeHack, WikiHow
Um comentário em “Você comeu kiwi do jeito errado a vida toda, segundo a Ciência”