Você é psicopata? Faça o teste e descubra

Apesar do fascínio que psicopatas, como Dexter, exercem sobre as pessoas, o assunto é muito mais sério da vida real. Isso porque, apesar de ser uma pessoa com complicações psiquiátricas, um psicopata pode se passar por um indivíduo comum e que, por não entender e não sentir o que é compaixão ou empatia pelos sentimentos alheios, pode colocar todo mundo em risco.

Mas, como saber se uma pessoa que você conhece ou se você mesmo é um psicopata? A Ciência está trabalhando nisso há alguns anos e é difícil de generalizar os sintomas da psicopatia, embora alguns traços característicos sejam comuns na maioria deles, como tendência a mentiras (bastante convincentes), comportamento instável e ego exagerado.

Estudos recentes, no entanto, mostram um passo a mais da Ciência na hora de descobrir quando a pessoa é ou não um psicopata. De acordo com a Universidade Baylor, nos Estados Unidos, um teste muito simples pode ajudar nesse diagnóstico, associado com vários outros testes, claro: o teste do bocejo contagio.

1
Cena da série Dexter

Como o nome já sugere, o teste do bocejo consiste em ver pessoas e/ou animais bocejando. Não entendeu? Bom, a gente explica com mais detalhes então.

Segundo um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Dr. Brian Rundle, é comum que as pessoas normais bocejem quando vêem outros indivíduos bocejando à sua volta. No entanto, uma pessoa psicopata não costuma responder a esse estímulo, exatamente, pela falta de sentimento de empatia.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o comportamento de 135 voluntários, que também responderam a um formulário intitulado “Inventário de Personalidade Psicopática”, com questões usadas para identificar traços e comportamentos comuns ligados a algum grau de psicopatia. Para terminar, os voluntários da pesquisa tiveram também que ver imagens com várias pessoas mudando de expressões faciais, como o bocejo.

2

O resultado dos testes apontou que a maioria das pessoas que eram diagnosticadas como psicopatas, dependendo do grau da psicopatia, eram imunes aos tais bocejos contagiosos. Interessante, não?

Os responsáveis pelo estudo garantem que o fato isolado e simples de uma pessoa não bocejar quando ver um bocejo não indica que ela se trata de um psicopata. Mas, associado a outros testes mais tensos, esse pode ser um dos sinais na hora de identificar um psicopata.

3

E aí, você bocejou?

Se gostou do assunto, é possível que você goste de ler também: 9 comportamentos humanos BIZARROS que a Ciência explica e Você é autista? Faça o teste e descubra.