Você já viu como as cobras bebem água? Descubra no vídeo

Praticamente todas as criaturas desse mundo precisam de água para continuarem vivas. As cobras, embora sejam conhecidas como animais de sangue frio, não são diferentes e também precisa se hidratar para sobreviver.

Mas, pare e pense sobre o assunto agora: você já viu como as cobras fazem para beber água? Será que elas usam a língua para ajudar nessa missão?

Se você nunca viu como as cobras bebem água não se sinta mal. A verdade é que ver cobras bebendo água é algo bem raro e surpreendente, como você confere no vídeo abaixo.

Como as cobras bebem água?

Para começo de conversa, segundo especialistas, as cobras não utilizam a língua para sorver a água na hora de se hidratarem. No caso delas, esse órgão serve para capturar odores presentes no ambiente e servem a elas também como um GPS, fornecendo também orientações geográficas.

Na verdade, quando as cobras bebem água isso acontece por dois métodos. O mais comum é quando elas mergulham a boca na água e selam as aberturas, sugando o líquido por meio de um pequeno orifício presente na cavidade bucal.

Essa sucção funciona por meio das pressões positiva e negativa que acontecem no interior da boca desses animais, que praticamente bombeiam o líquido garganta abaixo, como se usassem um canudinho.

Outras espécies de cobras, no entanto, como a Heterodon nasicus, a Agkistrodon piscivorus, a Pantherophis spiloides e a Nerodia rhombifer; não usam essa forma de sucção para beber água. Ao invés de mergulhar a boca na água e usar a troca de pressão para sugar o líquido, elas contam com estruturas parecidas com esponjinhas na parte inferior da mandíbula.

Quando elas abrem a boca para tomar a água, uma parte desses tecidos se desdobram e formam uma série de tubos pelos quais fluem o líquido. Então, essas cobras usam a contração muscular para forçar a água a descer até o estômago.

E aí, entendeu agora como as cobras bebem água?

E, já que estamos falando em cobras, essa outra matéria pode ser bem curiosa também: Qual é o veneno mais mortal do mundo?

Fonte: Mega Curioso