Você NUNCA mais vai meter o dedo no nariz depois disso

Falar sério, quando ninguém está olhando, ou quando você acha que ninguém está olhando, você também coloca o dedo no nariz, não é mesmo? Dos mais bonitos aos mais feios, de homens à mulheres, é difícil resistir ao impulso de meter aquele dedo no nariz, especialmente quando existe algo do tamanho de um dinossauro atrapalhando sua respiração. É verdade ou não?

Mas, sabia que assim como o caso do ouvido, que jamais deveria ser limpo (como você já viu aqui); o nariz é outra parte do seu corpo que nunca, em qualquer situação, deveria ser tocada? Isso porque muita coisa ruim pode surgir de uma simples e inocente metida de dedo no nariz.

E, se você nem consegue imaginar como e porque enfiar o dedo no nariz pode ser tão horroroso assim, além dos motivos ético-sociais; a gente esperar que depois de hoje você se convença. Isso porque preparamos uma lista extensa e até meio chocante que, com certeza, vai fazer você sentir pânico de enviar o dedo no nariz de novo.

Só para que você tenha ideia do mal que faz, sabia que teve gente que já morreu por causa dessa hábito nojento? Claro que não é tão simples assim, “enfiou o dedo no nariz e morreu”, mas muita coisa séria pode acontecer quando você toma a decisão de limpar o salão. Mas isso você confere abaixo.

Descubra porque Você NUNCA mais vai meter o dedo no nariz:

1. Meter o dedo no nariz de deixa mais exposto a infecções e resfriados

1

Por incrível que pareça, a meleca de seu nariz não é algo produzido só por seu organismo. Elas são um aglomerado de poeira e outras sujeiras que o muco de suas narinas impediu que entrassem em seu corpo.

Mas, quando você mete o dedo no nariz e tira essas benditas, você acaba expondo seu nariz a vários tipos de infeções. Aliás, um estudo mostrou que 53%, de 250 voluntários, estão propensos a transportar para cima e para baixo um tipo de germe causador de infecções profundas, pelo simples hábito de enfiar o dedo no nariz.

Quer saber o que o germe causa? De impetigo, uma desagradável doença de pele, até furúnculos e outras coisinhas mais.

E, como se não bastasse, você facilita o caminho dos vírus para dentro do seu corpo quando mete o dedo no nariz depois de tocar em um corrimão, por exemplo. Desse forma, você também acaba se expondo a várias outras doenças, desde resfriados a coisas mais sérias.

2. Quem mete o dedo no nariz, normalmente, tem outros maus hábitos

6

E não é a gente que está dizendo não! Uma outra pesquisa, realizado no estado americano de Wisconsin, mostrou das pessoas que têm hábitos de enfiar o dedo no nariz, 25% delas arrancavam cutícula com os dentes, 20% não resistiam às pelinhas em volta das unhas; 18% roíam unhas e 6% chegavam a arrancar os cabelos. Tenso, né? Melhor parar com isso mesmo.

3. Alguns infelizes começam também a arrancar pelos do nariz

7

E se você pensa que são só os cabelos da cabeça que o pessoal que adora um dedo no nariz tem mania de arrancar, está enganado. Além de tirar melecas e de todas as demais manias, que passa a tirar os pelinhos do nariz não sabe, mas está criando um sério problema para si mesmo.

Isso porque, como já explicamos, pelo nariz você pode facilitar que inúmeros germes, vírus e outros tipos de micro-organismos entrem em seu corpo. Os pelinhos, nesse caso, funcionam como filtros, que impedem que um monte de coisa ruim entre por seu nariz, juntamente com o ar que você respira.

Claro que dar uma aparadinha para que os pelinhos não fiquem para fora do nariz não tem problema, mas arrancar é demais. É como se você estivesse destruindo uma barreira natural e benéfica do seu corpo.

4. Dependendo da cutucada, você pode perfurar seu septo

2

Septo, para quem não sabe, é essa espécie de paredinha do seu nariz, que divide as narinas. Dependendo da forma que você colocar, ao enfiar o dedo no nariz, ele pode não aguentar e ficar ferido. Muita gente acaba até perfurando o septo com a unha. Pensa!

5. E, mesmo sem perfurar, você pode causar sangramentos ao enfiar o dedo no nariz

3

É óbvio que perfurar o septo é algo mais raro, mas os sangramentos por causa da violência do dedo no nariz são muito mais frequentes. Você mesmo já deve ter conseguido essa façanha, não é mesmo?

Isso acontece porque você pode acabar arrancando fragmentos de pele morta e muco do nariz. Além de ser doloroso, em alguns casos, o sangramento pode até se agravar, dependendo da situação e se tornar algo sério.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um homem acabou morrendo devido aos vários sangramentos que esse hábito de enfiar o dedo no nariz lhe causou ao longo dos anos. Na autópsia, além da hemorragia recente, que acabou o levando à morte, foi constatado que a cavidade nasal do homem estava cheia de sangue.

6. “Enfiadores” de dedo no nariz normalmente comem o que tiram de lá

5

Se você ainda não chegou a esse nível, pare agora mesmo de colocar o dedo no nariz. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado na Índia, pelo Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociência, 4,5% dos adolescentes que mantinham o hábito também gostavam de apreciar suas melequinhas. ECA!

7. Cerca de 90% dos adultos, no mundo, metem o dedo no nariz

8

E se você acha que só crianças, adolescentes e você têm esse hábito feio e perigoso, está enganado. Um outro estudo, realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que 90% dos adultos (pelo menos os que assumem) enfiam o dedo no nariz, especialmente quando sentem que não estão sendo observados. Ou seja, todo mundo faz, mas é bom parar, especialmente depois de tudo que você descobriu hoje, não é mesmo?

E, por falar em nariz, você deveria ler também: Seu nariz sabe quando você vai morrer!

Fonte: BuzzFeed