Você pode estar sendo espionado por sua webcam!

Sorria, você pode estar sendo filmado agora mesmo, na sua casa, por sua webcam! Embora a essa possibilidade realmente seja apavorante e pareça mais com enredos de filmes, a verdade é que espionagens por meio de câmeras de celulares, computadores e tablets é algo real e nada raro nos dias de hoje.

Conforme analistas em segurança online, apesar das tecnologias sejam programadas para serem mais seguras hoje em dia, a invasão de privacidade se tornou um negócio bastante lucrativo, especialmente com relação à internet. E não é preciso ser um grande gênio da informática para hackear a webcam das pessoas.

4

De acordo com uma matéria publicada pelo site da Revista Galileu, com apenas 40 dólares é possível comprar o BlackShades, um malware desenvolvido parar invadir a privacidade alheia por meio de webcams e computadores. A pior parte é que o programa é relativamente simples de ser executado, o que permite que quase todo mundo esteja apto ao camfecting, termo usado para a tomada de controle da webcam de outras pessoas sem permissão.

1

Motivos obscuros

 

Agora, se você está se perguntando porque alguém perderia tempo invadindo sua webcam, acredite, os motivos podem ser vastos. O interesse desses invasores variam de pedofilia, obsessão até extorsão, como já vimos em alguns casos por aí.

6

Em 2013, por exemplo, um rapaz de 19 anos, chamado Jared Abrahams invadiu a webcam de Cassidy Wolf, Miss Teen Estados Unidos pelo estado da Califórnia. Conforme os jornais americanos, a espionagem durou por um ano e só foi descoberta porque o próprio hacker mandou e-mails à garota ameaçando publicar fotos em que ela aparecia de forma comprometedora. Abrahams foi condenado a 18 meses de prisão.

2

Outro caso famoso de espionagem pela webcam, que também aconteceu nos Estados Unidos, envolveu uma babá eletrônica. Um estranho, sem motivo algum, acordou o bebê no meio da noite com um grito, só para se divertir. Tenso, não?

Proteja sua webcam

Mas a parte mais desconfortável desse assunto ainda está por vir: especialistas acreditam que os computadores brasileiros podem estar ainda mais vulneráveis às espionagens por webcam devido a proximidade da Copa do Mundo. Muitos dispositivos podem estar infectados com o BlackShades sem que o usuário perceba, especialmente porque muita gente procura sites e outros recursos online, pouco confiáveis, para assistir aos jogos em tempo real.

5

Portanto, a dica é evitar o acesso a sites pouco confiáveis e evitar clicar em links estranhos. Além disso, todo mundo deveria cobrir a webcam com fitas adesivas, post its ou band-aids quando elas não estão sendo usadas.

3

Mas, segundo a Ciência, não só as câmeras ligadas à internet o único “prato cheio” para os espiões de plantão. Nessa outra matéria você aprende ainda Como escutar a conversa alheia com um saco de batata chips.

Fonte: Revista Galileu