Curiosidades

Você sabe como trocar uma lâmpada queimada?

Você está em casa e a lâmpada queima, o que fazer? Não precisa entrar em pânico. Nós te ensinamos a trocar sua lâmpada queimada!

Atualizado em 22/01/2019

Você está em casa, sozinho a noite e de repente a lâmpada queima! O que fazer? Bom, quando somos crianças a alternativa de correr para a casa do vizinho é a melhor, não há dúvidas. Mas depois de um certo tamanho, o que resta é colocar as mãos a obra e trocar a lâmpada!

Mas afinal, como se faz isso? Você nunca precisou nem comprar uma lâmpada e agora precisa trocar uma? Calma, nós vamos te explicar como fazer isso de forma segura!

Trocando a lâmpada

Você sabe como trocar uma lâmpada queimada?

Antes de qualquer coisa, você precisa garantir sua segurança. Afinal, não queremos que você leve um choque, nem nada do tipo. Por isso, certifique-se de estar calçado e de desligar o interruptor e o disjuntor. Tudo desligado? Agora é hora de pôr a mão na massa.

Use uma escada ou cadeira, para ter altura e trocar a lâmpada. Primeiro você precisa retirar aquela que está queimada, só tome cuidado para checar se ela não está quente. Se estiver, aguarde um pouco, até que ela esfrie. Em seguida, gire a lâmpada no sentido anti-horário. Não toque a rosca ou a parte metálica enquanto estiver desenroscando a lâmpada.

Feito isso, você irá precisar de uma lâmpada de mesma potência e voltagem. É só colocar a nova lâmpada no bocal e girar no sentido horário, até ela ficar firme. Pronto, agora você pode ligar o disjuntor e checar se a nova lâmpada! Se não der certo, é porque pode haver um problema mais grave. Nesse caso, o melhor é buscar um profissional que trabalhe com isso.

Aonde descartar as lâmpadas queimadas?

Você sabe como trocar uma lâmpada queimada?

As lâmpadas fluorescentes, aquelas mais amareladas, possuem em seu interior componentes químicos que podem prejudicar a saúde, entre eles o mercúrio. Já as lampadas incandescentes não possuem nenhuma substância tóxica, no entanto, o vidro de que é feita não é reciclável, o que também complica seu descarte.

Já as lâmpadas de led, além da longa vida, são também recicláveis. Mas afinal, aonde descartar cada uma dessas lâmpadas? Isso varia muito de cidade para cidade. A prefeitura é a responsável pelo recolhimento do lixo e por seu tratamento. Por isso, o ideal é entrar em contato com a prefeitura local e solicitar informações sobre o local de descarte correto.

Caso a cidade não tenha um ponto específico de descarte, os responsáveis irão te passar as informações adequadas de como proceder no descarte das lâmpadas.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata

Fonte: eCycle e GetNinjas