Vontade de comer gelo na gravidez pode ser um alerta importante

Os desejos por comidas estranhas durante a gestação é algo bem conhecido por nós, a maluquice pode ir desde um fruto raro até algo que normalmente não é comestível. Mas você já ouviu falar do desejo de comer gelo durante a gravidez?

Deficiência mineral

Durante a gestação a mulher precisa comer por dois, afinal, existe outro individuo crescendo dentro dela. Todos os nutrientes, vitaminas e minerais precisam ser dobrados para que não haja nenhuma deficiência decorrente da falta deles.

O problema é que o mundo moderno está repleto de alimentos industrializados com baixo valor nutricional e mineral. Sem tomar os devidos cuidados, a gestante pode ficar uma deficiência mineral no organismo, e esse impulso de comer gelo pode ser um alerta dessa deficiência.

O estudo

Um estudo constatou que existe uma conexão direta entre o desejo de comer gelo e a deficiência mineral. No experimento, um quito das pessoas que demostravam essa vontade eram gestantes anêmicas. O desejo de comer gelo seria uma tentativa do organismo preencher essa deficiência, da mesma forma que o desejo por chocolate pode indicar um carência de açúcar no sangue.

A falta de minerais na gestação pode causar várias complicações para o bebê e para a mãe. A falta de ferro pode causar anemia, a de cálcio osteoporose, a de iodo pode afetar no desenvolvimento cerebral do bebê e até mesmo provocar aborto.

 

 

Fonte: Vix
Imagens: Reprodução / Shuttershock