Em primeiro lugar, caracteriza-se os vulcões adormecidos como aqueles que atualmente não estão em atividade. Porém, ao longo do tempo, podem voltar a apresentar sinais de instabilidade. Ou seja, podem retomar as erupções após certo período.
Nesse sentido, existe no mundo um mapeamento do movimento dos vulcões. Sobretudo, esse trabalho serve o propósito de acompanhar os movimentos das placas tectônicas, mas também prever os eventos naturais por questões de segurança. No geral, existem cidades e comunidades localizadas nas regiões próximas a esses vulcões.
Entretanto, há um turismo estabelecido nessas localidades para os curiosos que querem conhecer as enormidades naturais que são os vulcões adormecidos. Sendo assim, torna-se possível criar um roteiro que envolve visitas tanto na América Latina quanto em países mais distantes, como a Nova Zelândia e a Indonésia.
Onde estão os vulcões adormecidos?
1) Poás, Costa Rica
Basicamente, o vulcão Poás tem 2.708 mil metros de altura e está localizado na província de Alajuela, na Costa Rica. No geral, a cratera principal desse vulcão adormecido está coberta por água ácida, por conta da atividade vulcânica.
Ademais, estima-se que a última erupção desse monte aconteceu em 1910. Porém, os especialistas não tem previsão para o retorno da atividade desse vulcão.
2) Mauna Kea, o vulcão adormecido ideal para observação de estrelas nos Estados Unidos
Antes de mais nada, esse vulcão tornou-se a montanha mais alta do mundo quando se mede da base ao topo. Portanto, o vulcão adormecido localizado no Havaí é considerado um dos melhores pontos de observação de estrelas, com seus 4.260 metros de altura.
3) Popocatéptl, México
Apesar de estar adormecido atualmente, esse vulcão é considerado um dos mais ativos e monitorados na região do México. Sendo assim, com 5.452 metros de altura, o monte está localizado a 70 quilômetros da Cidade do México. Ademais, apresenta um potencial de erupção capaz de afetar aproximadamente 25 milhões de pessoas.
4) Monte Fuji, o vulcão adormecido que é símbolo do Japão
Sobretudo, o Monte Fuji é um dos cartões postais do Japão, apesar de ser um vulcão adormecido. Basicamente, seus 3.776 metros de altura próximo a Konshu, no oeste de Tóquio o transformam em um elemento sagrado para essa cultura.
5) Vesúvio, Itália
A princípio, esse vulcão adormecido provavelmente é um dos mais famosos do mundo, porque protagonizou a destruição das cidades de Pompeia e Herculano. Nesse sentido, está localizado próximo a Nápoles, com 1.281 metros de altura e a última erupção datada em março de 1944.
6) Rotorua, Nova Zelândia
Em primeiro lugar, o vulcão Rotorua recebe o nome da cidade em que está localizado, sendo um importante ponto turístico. Curiosamente, estima-se que toda a região tenha forte cheiro de enxofre por conta da enorme cratera ainda ativa desse monte.
7) Bromo, o vulcão adormecido que é um complemento entre as montanhas da Indonésia
Primeiramente, o monte Bromo está situado na província de Java Oriental, com um cume que ergue-se a 2.239 metros de altitude. Nesse sentido, teve sua última erupção datada em 2016, apresentando uma proeminência de 586m.
Apesar disso, não é considerado o vulcão mais alto da região, porém tornou-se conhecido por sua formação em relação ao cenário natural. Ademais, recebe um nome em homenagem ao deus Brama, criador do hinduísmo.
8) Cotopaxi, Equador
Acima de tudo, esse vulcão é considerado um dos mais altos vulcões adormecidos do mundo, com 5.897 metros de altitude. Curiosamente. estima-se que desde o início de sua atividade em 1738 tenham acontecido cerca de cinquenta erupções desse monte. Sobretudo, o mais prejudicial foi responsável por destruir a cidade de Latacunga nas proximidades.
9) Krakatoa, o vulcão adormecido que colapsou na Indonésia
Em primeiro lugar, Krakatoa é uma ilha vulcânica localizada no estreito de Sunda. Desse modo, trata-se de um pequeno vulcão adormecido com 110 metros de altitudes, mas que sobreviveu a destruição de outros montes semelhantes. Em resumo , em 2018 cerca de dois terços do vulcão colapsou, criando um enorme tsunami e modificando a altitude de 324 metros para os atuais 110.
10) Tongariro, Nova Zelândia
Por fim, outro vulcão adormecido notório é o Tongariro, localizado na Ilha do Norte da Nova Zelândia. Sobretudo, esse monte formou-se a partir das erupções adesíticas, construindo uma elevação de 1.978 metros de altitude com camadas de lava e piroclasto.
E aí, conheceu alguns vulcões adormecidos no mundo? Então leia sobre Cratera do México: origem do buraco em crescimento.
Imagens: Wiki