Curiosidades

Vulcões ativos no mundo: devemos nos preocupar com esses 10?

Em todo o mundo, existem centenas de vulcões ativos e dezenas deles estão em erupção a todo o momento, podendo gerar tragédias fatais.

Por P.H Mota

Nosso planeta tem 1.500 vulcões potencialmente ativos, excluindo os vulcões no fundo do oceano em centros de expansão como a Dorsal Mesoatlântica, uma enorme cordilheira no fundo do Oceano Atlântico. Sim, pode haver mais vulcões no oceano do que na superfície da Terra, com especialistas estimando que sejam cerca de 10.000!

Famosos por seu tamanho, vistas de tirar o fôlego ou trilhas para caminhadas, todos os 10 principais vulcões desta lista oferecem uma visão fascinante do poder da mãe natureza. Vamos conferir como é sua atividade e onde fica cada um deles!

10 vulcões mais ativos do mundo

1. Merapi, Java Central, Indonésia

Escalar o majestoso Monte Merapi, bem no meio de Java, provavelmente não é uma boa ideia. Seu nome significa literalmente ‘Montanha de Fogo’ e de todos os 130 ou mais vulcões ativos no mundo atualmente, é considerado o mais ativo.

Com 2.911m de altura, o Monte Merapi é melhor admirado de longe. Especialmente do antigo templo budista de Borobudur.

Continua após a publicidade

2. Vulcão Erta Ale, depressão de Danakil, Etiópia

Erta Ale é um grande vulcão e um dos mais ativos do mundo localizado em Danakil, na Etiópia. Além disso, é famoso por seu lago de lava que está ativo desde que foi descoberto pela primeira vez na década de 1960.

Erta Ale é uma das principais atrações turísticas do Danakil, com viajantes acampados na borda da cratera. No entanto,a agitação política tornou a área perigosa para visitar o vulcão.

Continua após a publicidade

3. Fagradalsfjall, Península de Reykjanes, Islândia

No mundo dos vulcões ativos, a montanha Fagradalsfjall, na Península de Reykjanes, é o mais novo do pedaço. Ele entrou em erupção pela primeira vez em março de 2021 e tem feito um show espetacular desde então.

Literalmente logo abaixo da estrada do Aeroporto de Keflavik e da famosa Lagoa Azul, a proximidade de Fagradalsfjall com Reykjavik a tornou uma atração imperdível instantânea para visitantes e moradores locais.

Continua após a publicidade

Assim, mais de 260.000 pessoas visitaram o vulcão até agora, para ver a lava escorrendo da fissura de 180 metros de comprimento.

4. Vulcão de Fogo, Guatemala

O Volcán de Fuego na Guatemala é um dos vulcões mais ativos da América Central e definitivamente dá um show. Uma erupção típica por lá apresenta espetaculares fontes de lava intensas e altas e volumosas plumas de cinzas.

Fuego fica a cerca de 16 quilômetros a oeste de Antígua e oferece um cenário sombrio para essa já pitoresca cidade colonial. Antígua também é o melhor lugar para organizar uma viagem de um dia a Fuego e ao seu vizinho, o Volcan Acatenango.

5. Etna, Itália

O Monte Etna na Sicília é o maior e mais ativo vulcão da Europa e um dos mais antigos do mundo. Existem erupções frequentes, incluindo grandes fluxos de lava, mas felizmente raramente representam um perigo para as áreas habitadas.

Continua após a publicidade

De fato, os habitantes locais aprenderam a viver com seu vizinho feroz, aceitando as explosões intermitentes do Etna em troca de campos férteis que cultivam alguns dos melhores produtos da Itália.

O Etna entrou em erupção pela última vez em fevereiro de 2021, com as cinzas e lava resultantes tornando o vulcão mais alto da Europa ainda mais alto.

6. Nyiragongo, República Democrática do Congo

Com vista para o Lago Kivu, na fronteira leste da República Democrática do Congo com Ruanda, Nyiragongo é um dos vulcões mais bonitos do mundo. É também um dos mais ativos, com fluxos de lava ameaçando partes de Goma em março de 2021.

Além disso, Nyiragongo possui o maior lago de lava do mundo, tornando-se um destino popular para os caminhantes. A subida até a cratera leva de 4 a 6 horas. Contudo, a descida é mais rápida.

Continua após a publicidade

Por fim, as encostas florestais mais baixas abrigam uma variedade de animais, incluindo chimpanzés, camaleões de três chifres e uma infinidade de espécies de pássaros.

7. Vulcão Stromboli, Ilhas Eólias, Itália

O vulcão Stromboli é um dos mais ativos do mundo e fica nas Ilhas Eólias; uma cadeia de lindas ilhas vulcânicas espalhadas pelo Mar Tirreno entre a Sicília e Nápoles.

Duas das ilhas têm vulcões ativos. Vulcano é fumegante e sulfuroso, famoso por seus banhos de lama terapêuticos. Stromboli é cônico e volátil, tem explosões regulares e fluxos de lava brilhante.

As erupções em Stromboli são tão regulares que os marinheiros ao longo dos tempos o apelidaram de “farol do Mediterrâneo”. Desse modo, os visitantes vêm para as praias negras ou para caminhar até o cume para assistir ao pôr do sol sobre o caldeirão de fogo; ou comer deliciosos frutos do mar nos restaurantes das duas vilas que ficam à sombra do vulcão.

Continua após a publicidade

8. Cumbre Vieja, La Palma, Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são uma cadeia de ilhas vulcânicas na costa oeste da África que há muito são populares entre os visitantes que procuram férias ativas ao sol.

Aliás, os vulcões aqui sempre foram bastante benignos. Então, em setembro de 2021, Cumbre Vieja acordou de seu sono, com lava explodindo em erupção de fissuras recém-formadas.

O fluxo de lava resultante com mais de quilômetro de largura, destruiu centenas de casas, dizimou terras agrícolas e cortou a principal rodovia costeira. Também formou uma nova península onde a lava atinge o mar.

9. Popocatépetl, México Central

Não se deixe enganar pelo cheiro de fumaça de aparência benigna subindo no céu do pico de Popocatepetl. Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos do México.

Continua após a publicidade

No passado, grandes erupções enterraram assentamentos de Atzteque, talvez até pirâmides inteiras, de acordo com historiadores. ‘Popo’, como os moradores chamam carinhosamente a montanha, voltou à vida em 1994.

Desde então, vem produzindo explosões poderosas em intervalos irregulares. E para quem deseja visitá-lo, operadores locais oferecem passeios de trekking ao vulcão.

10. Kilauea, Havaí

Por fim, o Kilauea, na Grande Ilha do Havaí, está em erupção desde 1983, tornando-se um dos vulcões mais ativos do mundo. Os moradores aprenderam a viver com o vulcão em suas vidas, redirecionando suas jornadas diárias quando durante uma erupção, um fluxo de lava errante corta uma estrada.

De modo geral, porém, a lava do Kilauea segue um caminho bastante padrão até o mar. Por lá, os barcos turísticos se reúnem para dar aos visitantes a oportunidade única de observar o fluxo de lava incandescente no mar, transformando as águas em um caldeirão fumegante e fervente.

Continua após a publicidade

Fontes: Educação, Info Escola, Civitatis, NSC

Então, achou a lista interessante? Pois, leia também: Vulcão de Yellowstone: porque sua erupção ameaça a humanidade?

Próxima página »

Escolhidas para você