Por incrível que pareça, a personalidade dos gatos pode estar associada até à cor de sua pelagem. A veterinária Lauren Finka entrevistou mais de 200 donos de gatos e segundo ela, as personalidades dos gatos se formam através de sua genética, aprendizagem e experiências de vida.
Basicamente a personalidade do gato-humano se baseia em gostar e preferir a companhia das pessoas. Ou seja, é muito comum ver esse felino ronronando e massageando os familiares, sem falar que ele é super manso. Aliás, é comum que ele evite outros animais da mesma espécie.
Assim como o gato-humano, a personalidade do gato-gato também é dócil. Contudo, eles preferem conviver com outros gatos do que humanos. E é normal vê-los brincando com outros felinos e amassando juntos. Enfim, eles convivem com gatos até chegarem na idade apropriada.
Sua personalidade é selvagem e bastante forte. Portanto, é normal ver esse felino negar brinquedos e escolher coisas reais para brincar. Como por exemplo, animais mortos.
O gato que tem a personalidade de curioso tem uma grande auto-segurança. Ou seja, sabe aqueles gatinhos que estão sempre nos lugares mais improváveis? São estes. Aliás, eles são super territoriais, portanto, ele precisa conhecer todos os objetos da casa.
A personalidade desse animal é fortemente reconhecida por ser resmungão. Então é normal que ele não goste de contato social, provavelmente por ter tido algum trauma ou uma má sociabilização. Aliás, isso faz com que ele esteja sempre em alerta também.