Curiosidades

Por que a pele do Gênio do Aladdin é azul? Entenda!

Muitas pessoas não conhecem o significado por trás da cor azul da pele do Gênio da Lâmpada do filme Aladdin. Leia e descubra o porquê.

Você já se perguntou por que a pele do Gênio do Aladdin é azul? Essa é uma questão muito curiosa que se tornou até polêmica depois do lançamento do live-action Alladin, de 2019.

Em suma, Aladdin é uma das animações mais famosas da Disney. O primeiro filme que conta a história de Aladdin e sua aventura ao lado do poderoso e divertido Gênio da Lâmpada foi lançado em 1992.

Com efeito, o que muitas pessoas observam é que o gênio de Aladdin é azul em todas as representações, seja no desenho ou na adaptação do filme em live-action com atores reais.

No entanto, poucas pessoas sabem o real significado do gênio ter a tonalidade da pele na cor azul. Em suma, esta caracterização aconteceu por motivos relacionados à simbologia da cor que os criadores quiseram dar ao personagem.

Veja a seguir por que a pele do Gênio do Aladdim é azul.

Por que a pele do Gênio do Aladdim é azul?

A história da animação Aladdin acontece na Arábia que é um país com um clima predominantemente quente e cercado por desertos. Desse modo, os produtores do filme utilizaram como tom de pele para o gênio da lâmpada a cor azul, pois essa remete à água que é um elemento essencial e precioso da nossa existência.

Continua após a publicidade

Além disso, a cor azul representa o bem e está presente além do gênio, na Caverna das Maravilhas, no tapete mágico e em adornos presentes em algumas cenas de momentos felizes da animação.

Ainda, a pele azul do Gênio remete além da sua bondade, à esperança de tempos melhores para Aladdin, Jasmine e toda a população de Agrabah.

Quem é o Gênio de Aladdin?

O filme Aladdin acontece no Oriente Médio durante o século IX depois de Cristo. A história se inicia com a procura de Jafar, um grão-vizir do Sultão de Agrabah, pela lâmpada mágica que se encontra no interior da Caverna das Maravilhas.

De acordo com a animação, a busca pela lâmpada mágica se baseia nas lendas locais de que esta possui um gênio mágico que realiza três desejos ao seu portador. Desse modo, Jafar procura encontrá-la e tomar o poder em Agrabah para vir a se tornar o homem mais poderoso daquela região.

No entanto, a Caverna das Maravilhas só permite a entrada de pessoas que sejam generosas. Neste momento, Aladdin aparece na animação após ser preso por furtar objetos para a sua sobrevivência na cidade. Além disso, é aí que ele conhece a princesa Jasmine na feira local.

Em sua incansável busca por alguém que conseguisse entrar na caverna e pegar a lâmpada mágica e sem se preocupar com os riscos que a pessoa estava correndo, Jafar decide libertar Aladdin e seu macaco Abu da prisão para que eles busquem pela lâmpada.

Felizmente Aladdin e seu macaco Abu conseguem entrar na Caverna das Maravilhas e pegar a lâmpada, porém, ao tentarem pegar outros itens, a caverna acaba desabando.

Aladdin e Abu acabam tentando serem salvos pelo tapete mágico, porém acabam caindo na caverna; porém, o protagonista acaba esfregando a lâmpada e libertando o Gênio.

Antes de entender mais sobre o Gênio e seu poder de conceder três desejos, Aladdin pede que eles consigam sair a salvo da caverna. E a partir desse ponto, a história dá início a várias aventuras de Aladdin e do Gênio da Lâmpada.

O que as outras cores dos personagens representam?

A história de Aladdin foi construída com uma simbologia nas cores. Assim, cada cor tem seu significado específico, além da cor azul que já foi mencionada, há também outras duas tonalidades representativas no filme. Saiba quais são elas:

1. Amarelo

Ainda de acordo com as características da Arábia, os produtores do filme trouxeram a cor amarela para representar a areia dos desertos. Dessa forma, a areia não tem um significado nem bom nem ruim, mas sim neutro.

Logo, todas as situações ambíguas ou neutras na animação foram retratadas pela cor amarela, como exemplo podemos citar a lâmpada mágica, o Sultão, o tigre Rajá, e o Príncipe Ali.

2. Vermelho

Por fim, na animação de Aladdin a cor vermelha veio para representar o lado negativo e sombrio, isto é, para representar os personagens maus. Para os produtores do filme, o vermelho é o oposto do azul, enquanto o azul retrata a água, o vermelho representa o fogo.

Diante disso, a coloração vermelha foi utilizada nos vilões da história e alguns lugares, sendo eles: em Jafar, no Iago e no “Gênio-Jafar”.

Fontes: Concursos no Brasil, Mega curioso, Fatos Desconhecidos

Leia também:

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o live-action

Quais são as inspirações reais do animais da Disney?

40 Clássicos da Disney: os melhores que vão te levar de volta à infância

Melhores animações da Disney – Filmes que marcaram nossa infância

O Rei Leão e os mistérios por trás dos clássicos das Disney

Mickey Mouse – Inspiração, origem e história do maior símbolo da Disney

Próxima página »

Escolhidas para você