Marilyn, Michael, Batman... Por mais incrível e criativo que seu o nome possa parecer, dificilmente ele será exclusividade no mundo ou, pelo menos, no Brasil. Segundo o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, há cerca de 130 mil nomes diferentes em nosso país.
Aliás, quando se fala em nomes estranhos, o Brasil tem alguns bem peculiares. Por exemplo, aproximadamente 3.815 pessoas foram batizadas com o nome “Pedra” e 46, com o nome Tarzan. Até mesmo de Gilete alguns brasileiros são chamados, cerca de 26, dá para acreditar?
Então, é bem difícil que você tenha sido a única pessoa no mundo a receber o nome que recebeu de seus pais. E isso, aliás, é bem fácil e divertido de ser comprovado.
Uma ferramenta disponibilizada pelo IBGE (Saiba Mais) possibilita que você encontre os xarás que você tem por aí e permite que você descubra se eles são mais homens ou mulheres, quais os Estados em que eles mais se destacam e até em que década seu nome foi mais popular. Interessante, né?
E o seu sobrenome? Existe outra ferramente (Saiba Mais), disponibilizada pela Forbes, que mostra o significado de seu nome de família. E mais do que isso, ela indica também de que parte do mundo é possível que seu sobrenome tenha vindo e outros detalhes bem interessantes.