A coceira na palma da mão pode parecer inofensiva, mas esse sintoma, pode indicar condições médicas graves. Referido clinicamente como prurido palmoplantar, a coceira nas palmas das mãos pode ter várias causas, desde uma reação alérgica a uma infecção cutânea grave, o que requer um acompanhamento médico.
Caracterizada por manchas espessas, vermelhas e escamosas na pele, a psoríase é uma doença genética vitalícia que afeta cerca de 2% da população brasileira e pode causar coceira nas mãos.
Quando você entra em contato com um alérgeno, pode ocorrer coceira intensa, inchaço e bolhas em várias áreas do corpo, incluindo as palmas das mãos.
Doenças como doença de Crohn, doença renal ou insuficiência hepática costumam causar coceira nas palmas das mãos e nos pés. Assim, pessoas com doenças hepáticas geralmente apresentam coceira intensa devido aos produtos da bile que estão sendo depositados na pele.
Se uma ferida na mão não for tratada de forma eficaz e infeccionar, a infecção pode causar coceira nas mãos e manchas inflamadas na pele.
Se as mãos estiverem vermelhas e ardendo, a coceira pode ser um sinal de eczema ou dermatite. Basicamente, isso se trata de uma doença crônica da pele, que pode acabar se agravando por causa do estresse.
Este sintoma também pode indicar uma lesão imunológica mais grave. Se trata de uma micose que dá sinais nas mãos, mas que aparece especialmente nos pés. Embora ela possa ser tratada, a aparência que ela deixa na pele, bem como a coceira causada por ela, não são nada agradáveis.
A coceira na palma das mãos, acompanhada de erupções ou manchas avermelhadas, podem ser sinais de sífilis, doença infecciosa e sexualmente transmissível, que pode se espalhar por toda a pele, bem como na sola dos pés; e por membranas mucosas, como a boca, na garganta e nos órgãos genitais.
Palmas e pés com coceira são um sintoma comum de diabetes. A coceira pode ou não incluir inchaços vermelhos ou da cor da pele nas palmas das mãos ou nos pés.