As praias luminosas ou cintilantes são as extensões de areia mais estranhas que você encontrará aqui todas as noites de julho a fevereiro. Elas são chamadas de “Mar das Estrelas” pelos habitantes locais.
Nesta praia, milhares de rochas semelhantes a bolas de boliche adornam a extensão de areia. Esta multidão de pedras circulares são quase idênticas em tamanho, com poucas diferenças, e como se não bastasse, parecem estar alinhadas numa determinada ordem, tornando-as num fenómeno da natureza espetacular.
Zlatni Rat ou Golden Horn é uma praia estranha na ponta sul da ilha de Brač, localizada a cerca de 2 km a oeste do centro de Bol. A pitoresca costa de areia e seixos, rodeada por uma típica paisagem mediterrânea com mar azul-turquesa e pinheiros esmeralda, é uma espécie de cartão de visita não só desta ilha croata, mas também de toda a Croácia.
Qualquer um que visse Glass Beach em Fort Bragg, Califórnia, não acreditaria até tocar no vidro. Durante um século os habitantes da área usaram as falésias para despejar lixo. Lixo de todo tipo, aliás, algo que era proibido no início do século XX. Com efeito, dentre esses restos estavam cristais e cerâmicas coloridas, polidas e erodidas pelas ondas.
Está localizada na costa leste da Península de Coromandel, a cerca de 175 km da capital do país e as pessoas vêm para testemunhar e participar desse estranho fenômeno. O fato é que duas horas antes da maré baixa ou pouco depois dela, aparece esse fenômeno de água quente.
Nesta praia o calcário sofre erosão mais rapidamente do que outros minerais. O mar e a ocorrência da erosão criaram grutas com abóbadas que parecem ter sido feitas por arquitetos.
À primeira vista, esta praia é tão branca como muitas outras. Porém, em uma segunda olhada você perceberá que não é areia branca, mas sim milhões de conchas! A praia é formada por uma camada de conchas de até 10 metros de espessura, que chegaram aqui há vários milhares de anos.
Está localizada na Baía de Bengala, no estado de Odisha, e constitui uma das principais atrações da cidade de Balasore. O principal atrativo da praia de Chandipur é o fato de o mar, a cada maré baixa, ser capaz de recuar até uma distância de 5 quilômetros da praia, revelando o que até então era o fundo do mar.
A praia de areia verde é oficialmente conhecida como Papakōlea. A praia em si é esculpida em um cone de cinzas de 49.000 anos pertencente ao vulcão Mauna Loa que contém os cristais verdes (olivinas) que dão nome à praia.
A areia branca e macia e as águas mornas não são as únicas razões pelas quais 60.000 visitantes por ano seguem ao longo da costa, passando por Simon’s Town, até Boulders Beach. Os habitantes locais (milhares de pinguins africanos) são os grandes chamarizes do local.