Viagem

Lugares misteriosos – 20 destinos surpreendentes pelo mundo inteiro

Nesses lugares misteriosos pelo mundo há de tudo. Desde desenhos e esculturas sem autoria até possíveis aeroportos de OVNI's.

Atualizado em 13/08/2020

Você já pensou para onde gostaria de viajar quando a pandemia acabar? Inicialmente, é preciso escolher um destino. Mas, as opções são quase infinitas. Por isso, preparamos uma lista incrível com lugares misteriosos por todo o mundo para você planejar seu próximo passeio.

Mesmo se não quiser planejar uma viagem, vale a pena conhecer esses lugares incríveis. Isso porque, muitos deles escondem segredos e mistérios que vão te surpreender. Além disso, as paisagens são lindas e parecem cenários de filmes.

Ainda não ficou convencido? Além de lindos e misteriosos, muitos desses lugares são também proibidos e até mesmo perigosos. No geral, tudo que é proibido desperta ainda mais curiosidade e desejo de conhecer.

20 lugares misteriosos mais incríveis do mundo

1 – Ilha Sentinela do Norte

Fonte: Conhecimento cinetífico
  • Onde fica? Baía de Bengala, Índia

Inicialmente, o primeiro dos lugares misteriosos, essa ilha paradisíaca é habitada por cerca de 5oo indivíduos, os sentinelenses. Além de uma população bem restrita, os habitantes não tem contato com o mundo moderno.

Além de terem se recusado a conhecer o mundo fora da ilha, os sentinelenses podem ser resistentes a visitantes. Isso porque, eles já mataram dois pescadores que se aproximaram do local. Por isso, o governo indiano proibiu a aproximação à ilha.

Contudo, esse povo vive em Sentinela do Norte há 60 mil anos. Desse modo, não há imagens internas da ilha. Isso faz com que existam várias e teorias rodando o local e a vida de seus habitantes.

2 – Triângulo das Bermudas

Fonte: Galileu
  • Onde fica? Caribe

Certamente você já ouviu alguma lenda que ronda o Triângulo das Bermudas. O local é tão famoso, pois foi cenário do desaparecimento de diversos navios e aviões ao longo do tempo. Sendo assim, não há motivo que justifique os acontecimentos.

Esse cenário digno de um filme de suspense fica localizado entre Miami, Porto Rico e as Bermudas. Além disso, ele ganhou fama em 1945, quando cinco aviões da marinha americana sumiram de forma inexplicável.

Os 39 milhões de metros quadrados de Oceano Atlântico que compõe o Triângulo das Bermudas já foram responsáveis por cerca de 1oo desaparecimentos desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o relato mais antigo desse lugar misterioso foi feito por Cristóvão Colombo. Basicamente, ele afirmava que sua bússola apresentava mau funcionamento no local.

Apesar que haver uma razão científica para o que acontece nesse lugar tão misterioso, não há consensos quanto a isso. Basicamente, a declinação magnética presente no perímetro mencionado explicaria o comportamento dos equipamentos de navegação. Isso porque o magnetismo maior ali, racionalmente, poderia alterar a forma como bussolas e outros aparelhos funcionam.

3 – Portal de Plutão

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Turquia

Inicialmente há, na mitologia greco-romana, uma explicação para a existência desse local. Assim, acreditava-se que esse lugar misterioso era um templo ao deus Plutão, da morte.

Contudo, pesquisadores descobriram, em 1965, que o mito tinha um fundo científico. Isso porque, no lugar, há uma alta concentração de dióxido de carbono. Por isso, animais e pessoas que passavam a noite no local acabavam morrendo, por causa da grande quantidade de substância.

No entanto, durante o sol, o mesmo fenômeno não acontece. A explicação para isso é porque o sol dissipa o dióxido de carbono. O fenômeno e a mitologia tornam desse, um dos lugares mais misteriosos do mundo.

4 – Pedra da Gávea

Fonte: Nebulosa
  • Onde fica? Rio de Janeiro

Esse é um dos lugares mais misteriosos do Brasil. Isso porque, consiste em uma montanha de 842 metros que tem uma de suas faces parecida com uma gávea. Ou seja, seu formato lembra aquela plataforma que fica nos mastros das caravelas.

Por causa da semelhança com uma gávea foi que se criou o nome do local. Contudo, há uma outra gávea na face norte da montanha que parece uma construção incompleta. Dessa forma, o lugar se tornou tão misterioso e incomum.

Além disso, nas formações rochosas, há diversas inscrições que não parecem ser naturais. Sendo assim, várias lendas giram em torno desse local. Uma delas conta que a Pedra da Gávea teria sido o túmulo de um grande rei fenício.

5 – Ilha de Poveglia

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Itália

Mais uma ilha! Desta vez, se trata de um lugar considerado assombrado. Isso porque, a Ilha de Proveglia foi utilizada para motivos um tanto quanto sinistros ao longo da história. Sendo assim, durante o Império Romano, foi utilizada para isolar os contaminados pela peste a té mesmo cremar os mortos.

Já no período medieval, mais uma peste assolou a Itália e a ilha voltou a ser usada para isolar os contaminados. Por isso, há uma lenda que conta que metade do lugar seria formada por cinzas humanas.

Mas, não para por aí. Porque em 1929, um hospital psiquiátrico foi fundado na ilha. Desse modo, há lendas que contam que nas matas é possível encontrar ossos humanos dos internos das instituição médica. Certamente, é um dos lugares misteriosos mais assustadores. Bizarro!

6 – O Poço do Dinheiro de Oak Island

Fonte: Jornal da Record
  • Onde fica? Nova Escócia, Canadá

Este lugar misterioso foi cenário de uma gigante caça ao tesouro. Isso porque, vários aventureiros e caçadores de tesouros passaram séculos procurando um suposto tesouro que estaria escondido no Poço do Dinheiro.

Tudo começou quando um jovem chamado Daniel McGinnis descobriu uma depressão no solo da ilha de Oak Island. Isso aconteceu em 1795, mas só oito anos depois o rapaz e um grupo de amigos retornaram ao local para explorá-lo. Para isso eles chegaram a criar uma empresa para gerenciar a caça ao tesouro, “The Oslow Company”.

Contudo, nem McGinnis com sua companhia, nem nenhum outro explorador conseguiu achar algo. Além disso, várias dúvidas rondam o local. Com por exemplo: quem teria feito a escavação da cratera? Qual seria o tesouro escondido no local?

7 – Ilha da Queimada Grande

Fonte: Segredos do Mundo
  • Onde fica? Litoral de São Paulo

Vamos a mais uma ilha, mas dessa vez no Brasil. Esse local está a 35 quilômetros do litoral paulista e seu acesso está proibido. Além do mistério sobre a visita, o local abriga um animal exclusivo e muito perigoso.

Isso porque, na Ilha da Queimada Grande vive uma espécie de cobra conhecida como Jararaca-ilhoa. De modo geral, esse espécie se desenvolveu exclusivamente no local e possui um veneno mortal.

Não bastasse ser super perigosa, a Jararaca-ilhoa se desenvolveu de tal maneira que domina toda a ilha. Sendo assim, estima-se que haja uma cobra por metro quadrado no local. Por isso, apenas pesquisadores e biólogos podem ir até esse lugar misterioso e perigoso, considerado o maior serpentário natural do mundo.

8 – Rochas deslizantes de Racetrack Playa

Fonte: Wikipedia
  • Onde fica? Vale da Morte, Estados Unidos

Esse lugar misterioso chama a atenção por causa da grande quantidade de rochas, de até 300 quilos, com rastros atrás de si. Apesar de mostrarem tais marcas no solo, não há indícios de que pessoas ou animais tenham arrastado as rochas.

Mesmo com o mistério, as rochas são consideradas um fenômeno geológico. Contudo, não há explicação de como eles acontecem, já que nunca houve gravações ou filmagens do momento em que ocorrem.

9 – Zona de exclusão de Chernobyl

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Ucrânia

Desde o acidente nuclear ocorrido em 1986 em Pripyat, na Ucrânia, os arredores da usina de Chernobyl se tornaram um lugar misterioso e perigoso. Além do risco de contaminação, o local se tornou uma cidade fantasma que ainda guarda construções e objetos de seus ex-habitantes.

De modo geral, os 2.600 quilômetros que rondam a usina estão, até hoje, contaminados por radiação. Os cientistas estimam que mesmo após mais de 30 anos do desastre, ainda será preciso cerca de 20 mil anos para que a área ao redor da usina seja habitável novamente.

Apesar da radioatividade na Zona de Exclusão, turistas podem visitar o local e conhecer de perto. Ou seja, existem áreas específicas que podem ser visitadas. Além disso, normalmente os grupos são acompanhados por um guia turístico que orienta as pessoas a não encostarem nos objetos da cidade-fantasma, para evitar riscos à saúde.

10 – Ilha de Páscoa

Fonte: Segredos do Mundo
  • Onde fica? Chile

Certamente você já viu uma das estátuas gigantes conhecidas como moais. De modo geral, eles ficam localizados na Ilha de Páscoa, lugar conhecido como o umbigo do mundo. Isso porque, está localizado no meio do Oceano Pacífico e é a última fronteira da América Latina.

Rapa Nui, conhecida como a Ilha de Páscoa, é uma das mais misteriosas ilhas do munto inteiro. No geral, o mistério de lugar está associado às 887 estátuas. Além disso, as próprias moais guardam segredos, como por exemplo, quanto de comprimento possuem abaixo do solo.

Apesar da presença das estátuas, não há indícios de seus criadores. Talvez porque a população nativa tenha sido exterminada. Em 1987, o arqueólogo americano Charles Love conseguiu provar que com um tipo de “veículo” improvisado composto por dois trenós, era possível arrastar a estátua por um longo caminho. 

No folclore Rapa Nui, as estátuas caminhavam, pois eram animadas por magia. Por isso, surgiram diversas teorias e lendas acerca das estátuas e de seus construtores desconhecidos.

11 – Área 51

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Nevada, Estados Unidos

Se você é fã de teorias da conspiração, com certeza já ouviu falar da Área 51. Apesar de mexer com o imaginário de pessoas de todo mundo há décadas, pouco se sabe sobre o que ocorre no lugar.

Inicialmente, o que se sabe é que a Área 51 foi criada em 1955. Além disso, só é possível chegar até lá por uma estrada abandonada e sem demarcações. Ao redor, há placas que proíbem a passagem e o trânsito de qualquer visitante.

Apesar disso, a base militar mais secreta dos Estados Unidos é extremamente protegida. Sua localização, inclusive, foi escolhida por causa do Lago Groom. Basicamente, por ser seco e ter as características necessárias, este lago seria uma boa pista de pouso. O deserto também ajuda.

Por esses e outros motivos é que a Área 51 se tornou um dos lugares misteriosos mais famosos do mundo. Tal mistério já inspirou livros, filmes e séries sobre o que haveria no lugar, a maior teoria seria sobre a presença de Et’s.

12 – Aksai Chin

Fonte: Wikipedia
  • Onde fica? Montanhas do Himalaia, entre a Índia e a China

Este lugar, localizado nas Montanhas do Himalaia, são famosos porque seriam um aeroporto de OVNI’s. De acordo com os poucos moradores da região, objetos voadores luminosos são avistados com frequência na região.

Os mistérios em torno do lugar ganham ainda mais força porque há poucos visitantes e mesmo habitantes no local. Assim, há varias lendas de que, por ser tão isolada e de difícil acesso, Akasai Chin é destino certo de entidades ufológicas.

13 – Zona de Exclusão de Fukusihma

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Japão

Assim como a Ucrânia, o Japão também presenciou um acidente nuclear. Mas, o caso de Fukushima ocorreu em 2011 e teve como causa, um tsunami que atingiu e destruiu a usina nuclear da cidade.

Bem como Pripyat, Fukushima também foi evacuada devido à destruição e ao risco de contaminação nuclear. O acesso à cidade é proibido, mas o fotógrafo Keow Wee Loong visitou e registrou imagens.

As fotografias mostram a cidade fantasma totalmente desolada. Além disso, o local fica ainda mais assustador por causa dos objetos dos ex-habitantes que ficaram espalhados pelo local. Você teria coragem de visitar?

14 – Stonehenge 

Fonte: Segredos do Mundo
  • Onde fica? Inglaterra

Stonehenge é um sítio arqueológico pré-histórico localizado na Inglaterra. Além disso, é bastante famoso por ser um monumento megalítico formado por grandes pedra organizadas em forma de círculo.

O local intriga pesquisadores e pessoas comuns. De modo geral, o que se sabe é que o monumento funcionava como uma espécie de máquina de calcular pré-histórica e gigantesca. Ele teria sido construído a fim de prever nascimento do Sol e da Lua.

Acredita-se que Stonehenge tenha sido construído há 5 mil anos. Apesar disso, pouco se sabe sobre o povo que o construiu e como o fez. Porém, um estudo surpreendente sobre o monumento foi publicado pela revista Antiquity.

As pedras de cerca de duas toneladas foram transportadas por terra, percorrendo uma distância média de mais de 200 quilômetros. Por conta do mistério, o local recebe milhares de visitas anualmente.

15 – Arquivos do Vaticano

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? Itália

Certamente este é um dos lugares que mais levantam dúvidas em relação à Igreja Católica. Tamanho mistério em relação a este local acontece porque lá estão guardados todos os atos já emitidos pelo Vaticano. Por isso, pouquíssimas pessoas tem acesso ao arquivo.

Contudo, estima-se que essa biblioteca tenha 35 mil volumes em seu catálogo. Desse modo, as prateleiras estariam espalhadas por uma área de 84 quilômetros. Grande parte dos documentos nos Arquivos do Vaticano são totalmente secretos.

16 – Estrada de Bimini

Fonte: Verdade Mundial
  • Onde fica? Bahamas

Apesar do nome, a Estrada de Bimini é uma formação geológica, sendo um dos mais interessantes lugares misteriosos. Tal fenômeno fica localizado na costa da ilha de Bimini, nas Bahamas e se caracteriza pela presença de formações rochosas subamrinas.

O local é tão famoso por causa de sua formação difere.te. Isso porque, são 800 metros de pedras de calcário retangulares. Desse modo, surgiram teorias de que o caminho não seria natural, mas feito pelos moradores da cidade perdida de Atlântida.

17 – Cavernas de Lascaux

Fonte: Hypeness
  • Onde fica? França

As Cavernas de Lascaux fazem parte de um sítio arqueológico, na França, onde foram encontradas as primeiras pinturas rupestres da humanidade. Ademais, acredita-se que as pinturas tenham sido feitas há 17 mil anos e mostram bois e outros animais do período.

As cavernas eram abertas à visitação e atraiam muitos curiosos. No entanto, em 1950, cientistas perceberam que tantas visitas estavam interferindo nas pinturas e, por isso, o local passou a ser fechado ao público.

18 – Linhas de Naska

Fonte: Viajali
  • Onde fica? Peru

As Linhas de Naska são desenhos localizados no deserto de Naska, no Peru. De modo geral, não se sabe muito sobre sua origem. Mas, é provável que elas tenham sido feitas entre 400 e 650 a.C. por um povo também chamado de Naska.

Um dos grandes mistérios ronda o tema dos desenhos. Isso porque, eles representam figuras como macaco, beija-flor, aranha, cachorro e até mesmo um astronauta. Além disso, algumas delas podem chegar a até 200 metros de diâmetro.

Apesar de uma origem histórica provável, algumas pessoas tem outras teorias. Por exemplo, há quem acredite que os desenhos foram obra de alienígenas.

19 – Ilha de Surtsey

Fonte: Revista Planeta
  • Onde fica? Islândia

Essa ilha, um dos últimos lugares misteriosos, é o resultado de uma erupção vulcânica na Islândia, que começou a 130 metros abaixo da linha do oceano. Além disso, cinco dias depois da erupção, em 1963, a ilha veio à tona.

Contudo, a erupção continuou até o ano de 1967, o que fez a ilha aumentar desde o seu surgimento. Este local é considerado um dos mais novos do mundo e seu terreno ainda está em transformação. Por isso, a presença humana no lugar é poribida.

20 – A Frota Fantasma

Fonte: Tricurioso
  • Onde fica? Singapura

O local é conhecido como Frota Fantasma, pois lá surgem centenas de barcos abandonados sem causa aparente. Além disso, o número de embarcações que aparecem nesse lugar misterioso continua aumentando ao longo do tempo.

Os barcos começaram a surgir durante o período da recessão que atingiu o mundo em 1930. Apesar de não haver uma teoria correta, acredita-se que os donos das embarcações deixaram-nas no local quando foram morar na região, já que é bem localizada e perto da Ásia.

Gostou dessa matéria sobre lugares misteriosos? Saiba mais sobre esse outro lugar misterioso: Floresta negra – O cenário de famosos contos de fadas é real

Fonte:Catraca Livre, Hypeness

Imagens: Conhecimento Científico, Hypeness, Galileu, Wikipedia, Verdade Mundial, Viajali, Revista Planeta, Tricurioso

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada