Curiosidades

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca choveu

Supreendentemente, lugares na Antártica ou com praias encantadoras ocupam posições nessa lista de locais que são extremamente quentes e secos.

Você sabe quais são os lugares mais secos do mundo? Provavelmente, você deve imaginar que as regiões desérticas fazem parte dessa lista. No entanto, ela é muito mais extensa e inclui desde os vales gelados da Antártica aos locais que sofrem com a seca nas Américas do Norte e do Sul.

Em suma, todas essas áreas recebem pouca ou nenhuma chuva durante o ano e tendem a ter ambientes quentes, secos e hostis.

Para identificar os lugares mais secos da Terra, é preciso levar em consideração a precipitação média anual registrada por estações meteorológicas ao redor do mundo.

Uma, delas é a Global Historical Climatology Network, um programa dos Centros Nacionais de Informação Ambiental dos Estados Unidos (NCEI) que reúne um conjunto de dados que contém observações diárias sobre áreas terrestres globais.

Continua após a publicidade

Dessa forma, esses lugares costumam ter pequenas populações que dependem de tecnologias relacionadas à água para sobreviver em seus arredores.

Isso inclui os residentes de muitos locais do Saara que usam técnicas de irrigação testadas pelo tempo, bem como as equipes de pesquisa localizadas nos desertos da Antártica. Veja abaixo os lugares mais secos da Terra.

10 lugares mais secos do mundo

1. Vales Secos, Antártica

Em primeiro lugar é difícil imaginar um lugar seco na Antártica. Contudo, são justamente os vales secos que encabeçam a lista dos lugares mais secos da Terra. Nesse caso, este local é isento de gelo e também de água. Simplesmente não há chuva durante todo o ano e não existe umidade por lá.

Continua após a publicidade

2. Deserto de Atacama, Chile

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove
Road in Atacama desert – Moon valley mountains

Este lugar está localizado na América do Sul. Do século XVI ao século XX, o Atacama não recebeu qualquer precipitação. A região é extremamente árida e, portanto, as montanhas estão totalmente livres de geleiras.

3. Aswan, Egito

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove

Localizado no Egito, Aswan é um dos lugares mais secos da Terra. O clima neste lugar é quente e seco o ano todo. A cada cinco anos, a precipitação
registrada é de 1 a 2 mm.

Este é um fato chocante e também que a precipitação anual neste local é medida em 0,861 mm. No entanto, esta cidade continua a ser um destino turístico privilegiado, graças à existência do Rio Nilo.

Continua após a publicidade

4. Luxor, Egito

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove

É outra cidade do Egito que declara quase zero de chuva em sua área. No entanto, é densamente povoado por turistas e recebe uma precipitação entre 0 e 6,0 mm por mês. Isso faz com que a precipitação anual seja medida em 0,862 mm por ano.

5. Ica, Peru

Ica está situada a 300 km da cidade de Lima. Ela se estende através do costa deserta do sul do Peru. Desse modo, a precipitação neste local é de 2,29 mm por ano. O clima é muito seco e não há indícios de umidade na área.

Continua após a publicidade

Ademais, está também no epicentro do turismo nos tempos atuais, todavia, Ica é certamente um dos lugares mais secos da Terra.

6. Wadi Halfa, Sudão

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove

Wadi Halfa fica na margem do Lago Nasser. O local está integrado ao Deserto da Núbia e também possui a ponta oriental do Saara. A
população da cidade é de 15.000 no total. Com efeito, a precipitação pluviométrica nesta região é muito baixa, com 2,45 mm. Wadi Halfa é, sem dúvida, um dos lugares mais secos da Terra.

7. Iquique, Chile

Continua após a publicidade

O Chile tem outra cidade que é conhecida por ser muito seca e é Iquique. O local recebe chuvas que chegam a 5,08 mm por ano. Além disso, as chuvas chegam à cidade por volta dos meses de janeiro e fevereiro. Apesar de ser marcada pela abundância de praias, também é um dos lugares mais secos do mundo.

8. Pelican Point, Namíbia

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove

Há uma grande variedade de pontos de surfe neste lugar. Ele está localizado na Namíbia e serve como um local perfeito para o surfe de praia, mas simplesmente não recebe chuvas suficientes para atender às necessidades comuns de água no local.

Em suma, o lugar recebe uma precipitação de 8,13 mm todos os anos. Entretanto, seca não impede o turismo. Aliás, a indústria do turismo recebe grande receita com visitantes que optam pelas praias locais.

Continua após a publicidade

9. Aoulef, Argélia

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca chove

Aoulef está situado na Argélia. O país é popular por ter condições climáticas áridas. Além disso, Aoulef está coberta de desertos por toda parte. As palmeiras são um alívio para os turistas, pois evitam que passem pelo calor. Assim, certamente é um dos lugares mais secos da Terra.

10. Callao, Peru

Callao também é conhecido pelo nome de El Callao e é um dos portos mais importantes do Peru. Tem várias ilhas nas proximidades, mas a precipitação registada na área é de 12,192 mm por ano, o que é muito baixo de acordo com os padrões climáticos.

Continua após a publicidade

Agora que você sabe quais são os lugares mais secos do mundo, leia também: Qual é e quanto pesa o maior sapo do mundo?

Próxima página »

Escolhidas para você