Atualmente, nós utilizamos o calendário gregoriano, que foi criado através da observação da passagem do sol pela mesma posição de um dia para o outro. Geralmente, o ano possui 365 dias, com exceção do ano bissexto, onde o ano possui 366 dias

Arrow

Dias do ano 

Então, de acordo com o calendário gregoriano, um ano com 365 dias representa 8.760 horas, 525.600 minutos ou 31.536.000 segundos. Já o ano bissexto, com 366 dias, é composto por 8.784 horas, 527.040 minutos ou 31.622.400 segundos.

Arrow

Horas 

Para definir quantos dias tem um ano, foi estabelecido em 1582, pelo Papa Gregório VIII, que o ano teria 365 dias. Esse número é resultado da observação e cálculo do tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do sol.

Arrow

O calendário 

Então, chegaram à conclusão de que a Terra levava exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos para dar uma volta completa. As horas restantes não podiam ser ignoradas, e a fração foi aproximada para 6 horas. Então, às 6 horas são multiplicadas por 4 anos, resultando em 24 horas, ou seja, no ano bissexto que possui 366 dias.

Arrow

Ano bissexto 

Em suma, a criação do ano bissexto foi necessária para que o calendário ficasse ajustado corretamente com á rotação da Terra. Pois, caso o calendário fosse mantido fixo, progressivamente as estações do ano seriam prejudicadas, chegando ao ponto do verão se transformar no inverno.

Arrow

Mas de fato, o ano bissexto foi adotado pela primeira vez na Roma, pelo Imperador Júlio César. No entanto, Júlio César implantou o ano bissexto de 3 em 3 anos. Foi apenas anos depois que seria corrigido pelo seu sobrinho-neto, chamado de César Augusto, passando então a acontecer a cada 4 anos.

Arrow

Implementação  do ano bissexto 

Veja também

Calendário gregoriano – Origem, história e principais curiosidades

Curiosidades científicas – 20 fatos inacreditáveis sobre a vida e o Universo

8 tipos de calendários usados pelo mundo

Fatos curiosos – 84 curiosidades fascinantes sobre o mundo