Curiosidades

Quantos dias tem um ano? Como foi definido o calendário atual

Você sabe quantos dias tem um ano? De acordo com o calendário gregoriano o ano possui 365 dias, com exceção no ano bissexto.

Atualmente, nós utilizamos o calendário gregoriano, cuja contagem de dias é representada por unidades inteiras, onde um ano possui doze meses. Ademais, o calendário como o conhecemos hoje foi criado através da observação da passagem do sol pela mesma posição de um dia para o outro. Portanto, cada dia do ano é denominado como dia solar. Mas afinal, quantos dias tem um ano?

Geralmente, o ano possui 365 dias, com exceção do ano bissexto, onde o ano possui 366 dias. De acordo com o calendário gregoriano, um ano com 365 dias representa 8.760 horas, 525.600 minutos ou 31.536.000 segundos. No entanto, em um ano bissexto, com 366 dias, é composto por 8.784 horas, 527.040 minutos ou 31.622.400 segundos.

Por fim, no calendário gregoriano, um ano é formado pelo tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do sol. Ou seja, um ano é composto por 12 meses, sendo dividido em 365 dias, 5 horas e 56 segundos. Por isso, a cada quatro anos temos o ano bissexto, onde um dia é acrescentado ao ano, resultando no mês de Fevereiro possuindo 29 dias.

Quantos dias tem um ano?

Imagem: Midia Max

Para definir quantos dias tem um ano, foi estabelecido em 1582, pelo Papa Gregório VIII, que o ano teria 365 dias. Mas, esse número não foi escolhido de forma aleatória. Mas sim após observar e calcular o tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do sol.

Com isso, chegaram à conclusão de que a Terra levava doze meses para dar uma volta completa. Ou seja, a volta durava exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos.

Porém, as horas restantes não podiam ser ignoradas, portanto, a fração foi aproximada para 6 horas. Então, às 6 horas são multiplicadas por 4 anos, resultando em 24 horas, ou seja, no ano bissexto que possui 366 dias.

Continua após a publicidade

Em suma, a criação do ano bissexto foi necessária para que o calendário ficasse ajustado corretamente com á rotação da Terra. Pois, caso o calendário fosse mantido fixo, progressivamente as estações do ano seriam prejudicadas, chegando ao ponto do verão se transformar no inverno.

Quantos dias tem um ano bissexto?

Imagem: UOL

O calendário com a inclusão do ano bissexto foi criado em 238 a.C. no Egito por Ptolomeu III. Mas, foi adotado pela primeira vez na Roma, pelo Imperador Júlio César. No entanto, Júlio César implantou o ano bissexto de 3 em 3 anos. Foi apenas anos depois que seria corrigido pelo sobrinho-neto de Júlio César, chamado de César Augusto, passando a acontecer a cada 4 anos.

Consequentemente, de 4 em 4 anos é acrescentado um dia ao ano no calendário, passando a ter 366 dias, sendo que o mês de Fevereiro fica com 29 dias.

Quantos dias tem cada mês do ano?

Imagem: Revista Galileu

Com exceção do ao bissexto, onde Fevereiro tem um dia a mais no calendário, os dias de cada mês do ano permanecem inalterados. Onde os meses são divididos com 30 ou 31 dias. São eles:

  • Janeiro – 31 dias
  • Fevereiro – 28 dias ou 29 dias quando o ao for bissexto
  • Março – 31 dias
  • Abril – 30 dias
  • Maio – 31 dias
  • Junho – 30 dias
  • Julho – 31 dias
  • Agosto – 31 dias
  • Setembro – 30 dias
  • Outubro – 31 dias
  • Novembro – 30 dias
  • Dezembro – 31 dias

Como os dias de um ano são estabelecidos

Imagem: Blog Professor Ferretto

Um ano no calendário é estabelecido de acordo com o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do sol. Como o tempo e a velocidade do percurso são fixos, é possível calcular de forma exata quantos dias tem um ano. Chegando ao número de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos. Ou a cada 4 anos, 366 dias, um ano bissexto.

Portanto, um ano possui 12 meses que são divididos em quatro períodos distintos, chamados de estações do ano, sendo eles: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Sendo que cada estação dura em média 3 meses.

Continua após a publicidade

No Brasil, o verão começa no final de Dezembro terminando no final de Março. Durante o Verão, o tempo possui como característica um clima mais quente e chuvoso, principalmente no centro sul do país.

Já o Outono começa no final de Março e termina no final de Junho, que serve como uma transição entre o período quente e chuvoso para um período frio e seco.

Quanto ao Inverno, começa no final de Junho e termina no final de Setembro, é uma estação marcada pelas temperaturas baixas e a diminuição drástica das chuvas. No entanto, as regiões mais afetadas pelas baixas temperaturas são a região Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.

Por fim, a Primavera que se inicia no final de Setembro e termina no final de Dezembro, quando começa o Verão e o período de chuvas e calor. Porém, as regiões Norte e Nordeste do Brasil nem sempre acompanham as características distintas de cada estação do ano.

Duração de um dia

Imagem: Conhecimento Científico

Assim como os dias do ano são definidos através do movimento da Terra em torno do sol, que leva aproximadamente 365 dias. O dia é definido pelo movimento que a Terra faz em torno de si mesma. Cujo movimento é chamado de Rotação, que leva 24 horas para completar a rotação, definindo o dia e a noite.

Sendo que, a noite se trata da sombra que a Terra produz de si mesma em relação à sua posição ao sol. Já o dia, é quando uma parte da Terra fica exposta diretamente à luz do sol.

Continua após a publicidade

Apesar da duração do movimento ser exato, nem sempre os dias e as noites possuem a mesma duração. Pois a cada dia a Terra se inclina mais em relação ao sol, mudando a duração dos dias e das noites. Como resultado, em certas épocas do ano é comum termos noites mais longas e dias mais curtos ou o contrário.

Solstício de Verão e de Inverno

Imagem: Revista Abril

Além do movimento ao redor do sol, a Terra realiza um movimento que é uma inclinação em relação ao posicionamento do sol. Por isso, quando a Terra atinge o ponto máximo de inclinação, o que acontece duas vezes ao ano, é chamado de solstício.

Portanto, quando a inclinação é no extremo norte acontece o solstício de Verão no hemisfério Norte, cujo dias são mais longos e as noites mais curtas. Já no hemisfério Sul acontece o solstício de Inverno, cujas noites são mais longas e os dias mais curtos.

De acordo com o calendário, no Brasil, o solstício de Verão acontece próximo ao dia 20 de Dezembro, sendo que o solstício de Inverno acontece próximo ao dia 20 de Junho. Mas, há certa diferença entre as regiões Sul e Nordeste, cuja percepção das estações é diferente, sendo mais perceptível no Sul do que no Nordeste.

Em suma, para definir quantos dias tem um ano, é necessário levar em conta se é um ano normal ou um ano bissexto, cujo ano possui um dia a mais no calendário. Mas, independentemente, o calendário é definido por 3 anos com 365 dias e um ano com 366 dias. Cuja criação foi feita pensando em manter o equilíbrio entre as estações do ano.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ano Bissexto – Origem, História e qual sua importância para o calendário.

Continua após a publicidade

Fontes: Calendarr, Calcuworld, Matérias

Imagens: Reconta aí, Midia Max, UOL, Revista Galileu, Blog Professor Ferretto, Conhecimento Científico, Revista Abril

Próxima página »

Escolhidas para você