Curiosidades

X-Men – Origem, adaptações e melhores histórias dos mutantes da Marvel

O famoso grupo de mutantes liderados por Charles Xavier surge na HQ X-Men em 1963. Confira as melhores histórias dos quadrinhos.

Quem, ao menos, nunca escutou falar dos X-Men, o maior grupo de heróis da Marvel Comics? Eles fizeram história no mundo dos quadrinhos, tratando de discussões como o preconceito (de todos os tipos) e a intolerância. Certamente, eles são os mutantes mais amados da cultura pop.

Além das histórias em quadrinhos, os X-Men ganharam adaptações para o cinema e para a TV, em forma de animação, seriado e live action. De modo geral, eles aparecem tanto em histórias da própria saga, como em outras narrativas do Universo Marvel.

Inicialmente, os X-Men foram criados por Jack Kirby e Stan Lee, como um grupo de mutantes com capacidades extraordinárias, mas que vivem à margem da sociedade.

De modo geral, boa parte dos conflitos envolvendo esse grupo está associado ao fato das pessoas não aceitarem que eles vivam normalmente, muito pelo medo do seu poder. Ou seja, o típico medo do diferente que gera o preconceito.

Desse modo, em 1963, Lee e Kirby criam o “líder” dos mutantes, o professor Xavier. A fim de criar uma convivência pacífica entre humanos e mutantes, o telepata Charles Xavier funda o Instituto Xavier para Estudos Avançados. Sendo assim, ele poderia treinar os mutantes para controlarem seus poderes e usá-los para fins pacíficos.

A origem de X-Men

Imagem: Marvel

Apesar de terem surgido em 1963, os quadrinhos dos X-Men não conquistaram o coração do público facilmente. Isso porque, diversos escritores e roteiristas ocuparam a função de dar vida aos mutantes, mas sem sucesso. Por isso, até 1970, a Marvel apenas republicou histórias e parou de produzir novidades sobre esses heróis.

Continua após a publicidade

Contudo, em 1974, um escritor chamado Chris Claremont assumiu o cargo e os X-Men ganharam uma nova chance. Sendo assim, o novo roteirista criou diversos personagens, escreveu novas histórias e, até mesmo, sagas paralelas. Além disso, ele contou com a ajuda do desenhista Jim Lee, que ajudou a criar a estética dos novos heróis.

Com as novas histórias e um traço mais bem elaborado, os mutantes finalmente ganharam o coração dos fãs das histórias em quadrinhos. Dessa maneira, entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990, as HQ’s dos X-Men chegaram à marca extraordinária de 8 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos.

A partir de 1991, Claremont deixou de escrever as histórias. Contudo, seu legado foi incrível e é considerado um dos responsáveis por alavancar o sucesso das HQ’s. No entanto, há outro responsável pela popularidade dos mutantes, e não se trata de um roteirista, mas de um personagem da saga.

Wolverine

Fonte: Observatório do Cinema

Certamente, Wolverine é um dos mutantes mais famosos e adorados. Logan conquista, até hoje, uma legião de fãs. Inicialmente, ele surge em meados da década de 1980, na HQ do Hulk. Ademais, as histórias dos X-Men mostram como esse anti-herói forte e rabugento foi recrutado por professor Xavier.

No entanto, a popularidade de Wolverine foi tanta que não bastava que ele aparecesse somente nas HQ’s dos X-Men. Por isso, em 1991, outro roteirista da Marvel criou uma minissérie chamada Arma-X, a fim de contar como Logan se tornou o temível mutante com garras de adamantium e capacidade de regeneração.

Assim, Barry Windsor-Smith escreveu 14 volumes em que Logan é um policial em decadência que acaba capturado e levado para a base do Projeto X. Contudo, essa história se passa na década de 1960, ou seja, bem antes dos mutantes serem conhecidos e temidos.

Entretanto, a história de Wolverine foi adaptada e reescrita por vários roteiristas e ganhou versões diferentes. De maneira geral, ele se tornou um dos personagens mais famosos da saga e foi certamente um dos responsáveis pelo sucesso das HQ’s e das adaptações para o cinema, a TV e jogos.

X-Men atualmente

Fonte: Popsfera

Desde a criação dos X-Men até hoje, muitos roteiristas e ilustradores participaram da criação dos heróis. Porém, atualmente, há três principais criadores que conduzem a produção de novas histórias sobre os mutantes: Matthew Rosenberg, Ed Brisson e Kelly Thompson.

Além de criar novos personagens, o trio também é responsável por criar novos enredos com mutantes já famosos. Esse foi o caso, por exemplo, de Uncanny X-Men, uma série de dez volumes sobre Nate Grey, mutante famoso nos quadrinhos da década de 1990.

Por outro lado, as novas publicações remetem à era de ouro dos X-Men. No mais, os mutantes ganharam também adaptações para o cinema, TV e jogos. Confira a lista de adaptações:

Adaptações dos X-Men

Jogos

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Fonte: Marvel
  • X-Men | Os games (1988-2006)
  • X-Men: The Official Game
  • X-Men Legends: Rise of Apocalipse
  • X-Men Origins: Wolverine

TV

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Fonte: Marvel
  • Kitty Pryde: O orgulho dos X-Men
  • X-Men: O desenho animado
  • Geração X
  • X-Men Evolution
  • The Gifted
  • Legion

Filmes (em ordem cronológica dos acontecimentos)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: Marvel
  • X-Men: Primeira Classe
  • X-Men: Dia de um Futuro Esquecido
  • X-Men Origens: Wolverine
  • X-Men: O Filme
  • X-Men 2
  • X-Men: O confronto Final
  • Wolverine: Imortal
  • X-Men: Apocalipse
  • X-Men: Fênix Negra
  • Logan

Melhores histórias dos mutantes nas HQ’s

Magneto Triunfa (1963)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Inicialmente, uma das primeiras histórias de Claremont que consolidou a franquia dos mutantes. Nessa história, reaparece o consagrado vilão da saga, Magneto.

Além disso, a narrativa chama a atenção pela capacidade de desenvolver todos os personagens e seus aspectos emocionais. Contudo, os mutantes Fera e Fênix acabam derrotados em uma luta na Antártica  e o restante da equipe precisam voltar para casa.

A Saga da Fênix Negra (1980)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Essa saga conta a história de Jean Grey, que é “possuída” por uma entidade chamada Fênix, e acaba ganhando vários poderes. Contudo, ela acaba sendo perseguida por uma raça de alienígenas chamada shiar, interessada nos poderes da mutante.

Desse modo,os poderes da Fênix corrompem a personalidade de Jean, e ela acaba se tornando a Fênix Negra. Além de uma história envolvente, a saga também é muito emocionante.

Dias de um Futuro Esquecido (1981)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Como o nome pode sugerir, a narrativa apresenta um futuro devastador. Isso porque, todos o mutantes foram caçados e exterminados por um grupo conhecido como Sentinelas.

Por isso, o único mutante sobrevivente, Wolverine, resolve tentar votar ao passado para reverter a situação. Desse modo ele manda a consciência de Kitty Pride ao passado. No mais, a história foi tão surpreendente que inspirou a trama do filme O Exterminador do Futuro.

Deus Ama, o Homem Mata (1982)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Nesta HQ, mais uma vez, os mutantes estão sendo perseguidos. Resumidamente, o reverendo William Stryker comanda um grupo chamado Purificadores, a fim de exterminar quem tem poderes.

Além disso, Stryker utiliza passagens da bíblia e gravações televisivas para justificar a morte dos mutantes. Dessa maneira, há diversas análises associando essa narrativa ao extermínio de minorias sociais.

De maneira geral, essa HQ inspirou a adaptação cinematográfica X-Men 2.

A Saga da Ninhada (1983)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: Marvel

Já nesta saga, o professor Xavier está internado e inconsciente. Enquanto isso, os X-Men são transportados para o planeta da Ninhada a fim de levar para o local os ovos da rainha deste local.

Isso acontece porque os mutantes estavam sendo como hospedeiros dos ovos, que quando eclodissem transformariam os heróis em soldados que serviriam o planeta. Além disso, a edição mostra o passado de Xavier e Magneto e explora a relação dos dois.

A Era do Apocalipse (1995)

Imagem: ML

Aqui, a narrativa gira em torno de um mundo hipotético. Isso porque, a história sugere um universo em que o Professor Xavier foi assassinado antes de completar a missão de reunir os mutantes.

Dessa maneira, quem assume o comando dos X-Men é Magneto. Além disso, essa saga interfere nas demais histórias a partir de então.

Inferno (1996)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Já nessa história, temos a união de três sagas em alta no período: X-Factor, X-Men e Novos Mutantes. Sendo assim, um grupo de demônios invade a Terra, por meio de um portal entre o inferno e Nova Iorque.

Por isso, todos os heróis de Nova Iorque, incluindo os mutantes, precisam lutar contra os mutantes. Além disso, surge em cena um clone de Jean Grey.

Os Surpreendentes X-Men (2004)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: ML

Inicialmente, essa saga foi publicada entre 2005 e 2007. Sendo assim, o foco da narrativa é em Kitty Pride. Mas diversos aspectos dos heróis são exploradas, como a parte boa e ruim de cada um deles.

Gênese Mortal (2006)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: Marvel

Essa edição mudou bastante a perspectiva da saga. Isso porque, anteriormente as HQ’s basicamente repostavam as histórias criadas por Stan Lee. No entanto, essa saga foi original e surpreendente.

Além disso, os mutantes originais não atuam e Xavier convoca um novo grupo: Noturno, Colossus, Tempestade, Banshee, Solaris, Pássaro Trovejante e Wolverine. Eles precisaram atuar a fim de salvar os heróis “originais” que estavam presos em uma ilha.

E de Extinção (2007)

X-Men- Origem e melhores histórias dos mutantes
Imagem: Marvel

Uma das primeiras obras de Grant Morrison para a saga. Inicialmente, o escritor optou por não colocar os uniformes nos mutantes e sim roupas mais padronizadas e semelhantes às utilizadas nos filmes.

Além disso, o enredo trata dos mutantes lutando contra uma ameaça presente no passado de Charles Xavier. Por isso, eles precisam ressignificar os conceitos de tempo.

Para saber mais sobre o Universo Marvel, leia também: Patriota de Ferro – História e curiosidades sobre o herói da Marvel

Fonte: Feededigno, Observatório do Cinema, Omelete, Popsfera, X-Men Fandon

Imagens: ilustração que mostra vários mutantes, Observatório do Cinema, Popsfera

Próxima página »

Escolhidas para você