História

Filmes dos anos 80 – Longas para você conhecer o cinema desse período

Os filmes dos anos 80 inspiram fãs de cinema e diretores até hoje. Fizemos uma lista incrível, então pega sua pipoca e aproveita!

Atualizado em 11/08/2020

Certamente, os filmes dos anos 80 marcaram a geração que assistiu aos longas no cinema. Contudo, as gerações posteriores ainda surfam na onda dessa década fértil para a sétima arte. Isso porque, diversos cineastas se inspiram nas produções desse período para produzirem seus longas. Além disso, o público adora os elementos do cinema oitentista.

Tanto inspirando as produções contemporâneas, como reaparecendo no catálogos dos serviços de streaming, os filmes dos anos 80 mostram que não foram esquecidos. Pelo contrário! Muitas produções dessa época se tornaram grandes clássicos do cinema. Mas, afinal, o que eles têm de tão fascinante?

Primeiramente, muitos cineastas que produzem atualmente, viveram a juventude ou infância nos anos 80. Desse modo, eles conseguem transmitir o espírito da época em suas produções. Mesmo que não sejam filmes ambientados nesse período, muitos filmes dos anos 80 adaptam a estética oitentista ou mesmo se inspiram em outros filmes da época.

Em segundo lugar, podemos destacar que os filmes dos anos 80 representaram uma quebra de paradigmas. Isso porque, as produções dessa época eram voltadas, em sua maioria, para o público jovem. Consequentemente, os longas abordavam temas menos sérios como: fantasmas, aventuras, vida de adolescentes da época, viagem espacial, dentre outros.

Por último, mas não menos importante, os filmes dos anos 80 são cativantes. Por mais simples que seja o enredo, as películas dessa época eram voltadas para diversão e descontração. Isso não quer dizer que eles não trazem reflexões importantes. Cada um a seu gênero, os longas passam mensagens de uma maneira descontraída e encantadora.

Confira 20 filmes dos anos 80 que são incríveis

1-De volta para o futuro (1985)

Primeiramente, um clássico! De volta para o futuro é, na verdade, uma trilogia. Mas, para começar, vamos falar do primeiro dos filmes, lançado em 1985.

No longa, o inventor Doc Brown inventa uma máquina de viagem no tempo em formato de um carro DeLorean. Mas, quem viaja para o passado é o amigo do cientista, Marty McFly. Para saber as aventuras dele através do tempo, só assistindo!

2-O exterminador do futuro (1984)

Quem nunca viu Arnold Schwarzenegger com roupas futuristas, que atire a primeira pedra. Mas, você sabia que esse visual exótico é do filme O exterminador do futuro, de 1984?

De modo geral, o filme conta a história de um androide (vivido por Schwarzenegger) que sai do ano de 2029 e volta para 1984 para impedir a revolta de um sistema de inteligência artificial. Para a época, o enredo e os efeitos especiais forma surpreendentes.

3- E.T.- O Extraterrestre (1982)

Um dos maiores filmes dos anos 80. “E.T. phone home”. Certamente, você já deve ter ouvido essa frase. Caso não tenha ouvido, pelo menos já viu o protagonista desse filme, o extraterrestre simpático criado por Steven Spielberg.

O filme conta a história do E.T. que vem parar na Terra, mas só quer voltar para seu planeta natal. No entanto, ele está sendo procurado por autoridades do governo e precisa se esconder com a ajuda de um garotinho que conquistou sua amizade.

4- Clube dos cinco (1985)

Certamente, esse filme marcou as comédias adolescentes até hoje. Na trama, cinco estudantes com personalidades super diferentes vão parar na detenção. Isso porque, eles cometeram deslizes na escola.

A fim de cumprir o “castigo”, eles precisam ir à biblioteca da escola em um sábado. Apesar de não serem amigos anteriormente, os adolescentes desenvolvem um relacionamento. Além disso, a trilha sonora do longa é ótima!

5-Os Caça-Fantasmas (1984)

Imagine: um professor reúne um grupo de homens, digamos, peculiares, para caçar fantasmas e seres sobrenaturais… Essa é a premissa de Os Caça-Fantasmas, de 1984, um outro clássico da década.

Além disso, o filme é uma ótima comédia que agrada a família toda. Ademais, os efeitos especiais são super ousados para o período. De quebra, essa caçada é feita em Nova York, cenário perfeito para várias confusões e aventuras.

6-Curtindo a vida adoidado (1986)

Nesse longa, o jovem Ferris Bueller inventa uma desculpa para matar aula. Mas, o motivo dele é só um: aproveitar um dia livre com seus melhores amigos.

Além de aventuras e risadas, Ferris e seus amigos  também aprendem uma valiosa lição. Isso porque, eles percebem que a vida pode ser muito curta e, os bons momentos ao lado de pessoas queridas são o que de melhor levamos de nossa passagem pela Terra.

7-Footlose- Ritmo Louco (1984)

Muitos filmes dos anos 80 são super animados. Por isso, se o que você quer é um filme super animado com muita música e dança, o número 7 da nossa lista é para você! Isso porque, Footlose é sobre Ren, um garoto que é proibido de dançar.

Mas, como dançar é sua paixão ele não desiste. E o que acontece é uma série de aventuras e encontros com outras pessoas que também amam a dança. Tudo isso, é claro, com muita música e movimento!

8-Dirty Dancing (1987)

Mas, se um musical apenas não é suficiente para você, aqui vai mais uma dica. Dirty Dancing é um clássico em que a jovem Baby vai para um resort com a família.

Mas, no local está rolando um concurso de dança. Desse modo ela não somente embarca com tudo, como ainda vive um romance com o instrutor

9- O Iluminado (1980)

Mas, se seu estilo é mais voltado ao suspense, os anos 80 também tem ótimas opções. O mais famoso da época talvez seja O Iluminado. Além disso, o longa é baseado em um livro de Stephen King.

O suspense narra a história de Jack e sua família que se hospedam em um hotel. Contudo, o local fica abandonado no inverno. Por isso, o homem passa a ter alucinações assustadoras.

10- Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Já, se você busca uma aventura com pitadas de história e arqueologia, o número 10 vai te agradar. Além disso, vale muito a pena conferir a história do famoso Indiana Jones.

Neste longa da franquia, o aventureiro sai em busca da Arca da Aliança. Isso porque, nela haveria uma relíquia biblíca  importante: a tábua dos dez mandamentos.

11-Aliens, o retorno (1986)

Esse longa é a continuação de Alien, o Oitavo Passageiro. Mas, não pense que, por se tratar de uma segunda parte, esse filme é inferior ao primeiro. Aqui você vai encontrar o melhor casamento entre ficção científica e ação.

O filme conta a narrativa de uma sobrevivente de uma tragédia espacial que acorda  57 anos depois. No entanto, ela descobre que o local onde tudo ocorreu foi colonizado. Mesmo assim, ela vai ao lugar a fim de resgatar famílias que estavam presas.

12- Conta comigo (1986)

Apesar de parecer mais um filme de crianças metidas em aventuras, essa história é bem diferente e vai te encantar. Primeiramente, um grupo de quatro garotos se choca com um crime cometido perto de suas casas.

Mas, eles resolvem investigar o que ocorreu. Ao longo da investigação, eles enfrentam perigos. Apesar disso, a mensagem mais marcante do filme é sobre amizade e companheirismo.

13-Os Goonies (1985)

Mas, vamos ser sinceros, filmes com crianças ganham nossos corações! Por isso, essa dica segue a mesma linha da anterior. Goonies conta a história de um grupo de amigos que resolve seguir um mapa do tesouro.

A busca acontece, pois os meninos queriam dinheiro para impedir que suas casas fossem vendidas e demolidas. Além disso, eles passam por vários momentos divertidos que vão te render boas risadas.

14-Blade runner: O Caçador de Androides (1982)

Já este filme, é sobre um ex-policial que se vê em meio a uma guerra inesperada. Isso porque, um exército de clones foi criado e alguém precisa deter esta ameaça.

Além disso, o filme também envolve viagem no tempo. Já que os androides foram criados no século 21. Então o policial roda Los Angeles a fim de encontrar os clones inflitrados.

15-Star Wars: O Império contra-ataca (1980)

Primeiramente, não é preciso falar que este é mais um clássico. Em segundo lugar, esse filme não é o único da franquia produzido nos anos 80, mas nessa lista ele vai representar toda a grandiosidade da obra.

Sendo assim, no longa, Yoda tem o objetivo de treinar Luke Skywalker para ser um Jedi. Além disso, o vilão Darth Vader está de volta com propósitos sombrios.

16- Os fantasmas se divertem (1988)

Certamente você já ouviu o nome beetlejuice, ou, pelo menos, já viu a imagem desse exótico personagem. No mais, o filme tem o tom sombrio, porém bem humorado do diretor Tim Burton.

Na narrativa, um grupo de mortos volta à vida e vive aventuras engraçadíssimas no mundo dos vivos.

17-Batman (1989)

É claro que não poderia faltar um filme de super herói. Além disso, nessa versão do Batman, o Coringa é interpretado por, nada mais, nada menos, que Jack Nicholson.

Em segundo lugar, essa é uma ótima opção para quem quer acompanhar as origens do herói. Isso porque, a história mostra a trajetória de Bruce até se tornar o Batman.

18- Scarface (1983)

Este se tornou um dos maiores filmes sobre máfia da história do cinema. Além disso, o personagem principal, Tony Montana, é interpretado pelo aclamado Al Pacino.

Ademais, o filme é cheio de ação e de cenas fortes. Isso porque, os objetivos de Tony não eram pequenos. Ele queria dominar a venda de drogas de Miami.

19-Namorada de aluguel (1987)

Esse filme é para assistir em um sábado à noite comendo uma pipoquinha. De modo geral, o filme conta a história de um rapaz do ensino médio que paga 10 mil dólares para sair com a garota mais popular do colégio.

Ademais, o filme tem reviravoltas interessantes e um enredo romântico delicioso.

20-Um príncipe em Nova York (1988)

Para concluir, um longa de comédia que resume bem o espírito dos filmes dos anos 80. No geral, o longo conta a aventura de um príncipe africano que chega à Nova York.

Interpretado por Eddie Murphy, o príncipe quer uma namorada que se apaixone por ele, e não por seu dinheiro. Mas, as diferenças culturais colocam o rapaz em muitas confusões.

Gostou dessa lista? Então aproveite e assista esses filmes também: Filmes brasileiros – Diversos longas nacionais para todos os gostos

Fonte: Estrelando, Technoblog

Imagem: Showmetech

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada