Ciência & Tecnologia

Xixi com cheiro ruim? Descubra o que isso quer dizer

Xixi com cheiro ruim? Isso pode ser um péssimo sinal, sabia? Descubra o que isso quer dizer o odor estranho na urina e o que fazer.

Atualizado em 28/09/2018

Pode parecer uma grande bobagem, mas observar o aspecto do xixi no vaso sanitário pode ser uma ótima maneira de manter a saúde monitorada. Isso porque, se a cor da urina pode indicar uma série de alertas, como você já viu por aqui, o odor também pode dar alguns “recados” sobre o que acontece do lado de dentro de nosso organismo.

Não que a urina tenha um cheiro bom, mas se você notar que o xixi está com cheiro ruim, ou melhor, anormal, é bom prestar atenção. Se for um odor muito forte, por exemplo, pode ser que você esteja desidratado. Nesse caso, a recomendação é que se tome mais água até o cheiro ruim passe.

E se o xixi com cheiro ruim permanecer?

Agora, se você estiver tomando mais líquidos e o xixi com cheiro ruim permanecer, pode ser um sinal de alerta. Segundo especialistas, se isso acontecer, o certo é procurar um médico o mais rápido possível, já que pode ser um indício de infecção.

Cheiro doce

Mas, e se o caso não for, exatamente, de xixi com cheiro ruim, mas sim com cheiro adocicado? Se essa for sua situação, caro leitor, você tem ainda mais motivos para procurar um médico com rapidez. Isso porque, quando a urina está com cheiro doce, além do comum, pode ser um sinal de diabetes, ou seja, o nível de açúcar no sangue pode estar descontrolado.

E não vale querer resolver esse tipo de problema em casa, hein!? Ambas as situações só são diagnosticadas com exames clínicos e o tratamento é realizado com medicamentos sob receita médica.

Entendeu o que fazer? Agora, não se engane, seu cocô também tem informações preciosas a revelar sobre você, como você confere na matéria seguinte: Seu cocô boia ou afunda? Veja o que isso diz sobre sua saúde.

Fonte: Vix

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf