Yama ou Ymaraja é como se chama o deus hindu da morte. Apesar desse nome prevalecer na mitologia hindu, esse deus também pode aparecer nas regiões do Japão e da China com as nomenclaturas de Emma Dai-O e Yan, respectivamente.
De acordo com a mitologia hindu, Yama seria filho do deus sol, Surya. Ele teria se tornado o deus da morte porque foi o primeiro mortal a morrer. Sendo assim, ele passou a governar o reino dos mortos.
Além disso, as Vedas (escrituras do hinduísmo) definem que Yama e sua irmã gêmea, Yami, foram o primeiro par de humanos da terra. No entanto, outra corrente da religião acredita que Yama já nasceu um deus.
Governante do submundo
Como mencionamos, por ter sido o primeiro ser humano a encontrar o caminho do submundo, Yama se tornou seu governante. Além de ser a morada temporária dos mortos, o Naraka (submundo hindu) é também um lugar de constante sofrimento e tormento. Em paralelo com a religião cristã, esse lugar poderia ser associado a uma espécie de purgatório.
Mas, vale ressaltar que mesmo sendo o comandante do Naraka, Yama não governa sozinho. Ele está subordinado à autoridade de dois outros deuses: Shiva e Vishnu. Sendo assim, na hora da morte, se uma pessoa que cometeu muitos erros implorar a dessas duas divindades, pode ficar livre dos castigos de Yama.
De modo geral, é Yama que julga as pessoas quando elas morrem. Desse modo, é ele quem decide se alguém merece o paraíso ou o inferno. Esse julgamento é feito de acordo com as ações da pessoa em vida, e é baseado em três princípios da religião hindu: kama, artha e dharma.
Por sua capacidade de julgar e decidir o destino dos mortos, Yama é considerado um dos deuses mais sábios do hinduísmo. Isso porque o julgamento do deus é dotado de justiça. Além disso, mesmo sendo o regente do Naraka, ele é considerado muitas vezes uma figura boa e piedosa.
No Naraka, as almas podem sofrer castigos, como banhos de óleo fervente ou açoitamento. Mesmo assim, o intuito de Yama não é ver os mortos sofrendo. Pelo contrário, o deus, muitas vezes, considera as almas expurgadas de pecados após os castigos. Nesse sentido, ele pode reenviar essas almas para terra ou mandá-las para o paraíso.
Representação física de Yama
Assim como outros deuses hindus, há muitas representações físicas diferentes do deus da morte. Mas, no geral, ele é apresentado com as seguintes características:
- Possui quatro braços;
- Sua expressão facial costuma remeter à ira;
- Pode aparecer cercado por uma coroa de chamas;
- Roupas em tom de vermelho;
- Possui presas salientes;
- Pele em tons de verde, vermelho e azul;
- Costuma ser representado montado em um búfalo;
- Segura um laço na mão esquerda, com o qual puxa as almas para o Naraka;
- Pode segurar uma maçã;
- Pode aparecer de maneira diferente para as pessoas boas e ruins.
Gostou de conhecer mais sobre Yama? Então talvez você goste dessa outra matéria: Deus Brahma – História do deus hindu responsável pela criação
Fonte: Qwe.wiki, Knoow, Portal dos Mitos
Imagens: Bazar Indiano, Wikipedia