História

Deuses indianos: 19 deuses hinduístas cultuados na Índia

A mitologia hindu se mantém presente na Índia e os deuses indianos influenciam na cultura do país e na sua religião milenar: o Hinduísmo.

A mitologia hindu ainda se mantém presente na vida dos indianos, muito ao contrário do que hoje vemos na cultura da mitologia ocidental. Ou seja, os deuses indianos e seus mitos continuam influenciando a cultura da Índia e sua religião milenar, o Hinduísmo.

Então, que tal conhecer um pouco dessa história? Primeiramente, é importante explicar que a mitologia hindu foi escrita pelos povos indo-europeus da antiguidade, os védicos, e era constituída dos deuses védicos hindus. Contudo, ao longo do tempo, com a difusão dessa mitologia, as origens e tudo relacionado àquelas divindades foram mudando.

Foi assim que acabou nascendo o conceito dos deuses hindus atuais. Esses, por sua vez, são classificados por estudiosos como deuses hindus pós-védicos. Dessa forma, chegamos às crenças da civilização indiana presente.

A propósito, o Hinduísmo, é uma das religiões com mais influência no mundo, com cerca de 1,1 bilhão de fiéis. Além disso, possui em sua crença, mais de 33 milhões de deuses hindus.

Eles, aliás, são chamados de Devi e Deva, e contam com representações físicas ou avatares que representam entidades imortais. Por exemplo, Saraswati é a deusa da sabedoria; Durga é a deusa protetora; Vishnu é o Deus da preservação.

Abaixo, você confere alguns dos principais deuses hindus e seus poderes. E com toda a certeza o objetivo é que você saia dessa leitura conhecendo um pouco mais dessa cultura.

Confira os 19 mais populares deuses indianos

1 – Brahma – deus da criação

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Pinterest

Brahma é o primeiro deus da Trindade masculina hindu, também chamada de Trideva. Ele é o deus da criação e é considerado um dos principais deuses indianos.

Acima de tudo, é o responsável pela criação do universo, sobretudo quando ele é destruído por Shiva. Apesar disso, sua função vai muito além, pois Brahma também é considerado o deus da música.

Sobre sua representação física, ele normalmente é visto com quatro braços e quatro cabeças. E são esses elementos que simbolizam suas qualidades apresentadas acima.

2 – Vishnu – deus da preservação

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Templo de Anúbis

Junto a Brahma e Shiva, Vishnu completa a Trindade Hindu. Ele é o responsável por manter o universo e  Dharma (comportamento digno e justo) em equilíbrio.

Com os princípios de verdade, retidão e ordem ele preserva o mundo natural. Fisicamente ele se apresenta com um pele azul-clara, também com quatro braços e flutuando sobre uma serpente de mil cabeças.

3 – Shiva – deus da destruição

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Pinterest

Você já viu que Brahma é a criação da vida e Vishnu é a preservação da vida. Então Shiva veio para ser a destruição da vida e completar a Trindade Hindu.

Apesar de suas características, Shiva é considerado muito tranquilo e poucos alimentam raiva contra ele. Afinal ele também protege dos males. Assim ele pode trazer não só o caos, como também a ordem.

Uma das suas principais características é, em cada ciclo, destruir o universo. Assim Brahma assume o papel de recriar. É um ciclo eterno eterno de destruição, criação e proteção.

Fisicamente ele também tem a pele azul-claro e um dos seus símbolos é a cobra Vasuki enrolada como um colar em seus pescoço.

4 – Ganesha – Senhor dos obstáculos

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Alto Astral

Ganesha é o senhor dos obstáculos. Por sua característica jovial e protetora ela está presente no dia a dia de grande parte da população hindu e é um dos deuses indianos mais populares do mundo.

A cabeça de elefante é sua marca registrada. Ao mesmo tempo que ele concede sabedoria e sorte para remover obstáculos da vida, seja em um casamento ou um empreendimento. Entretanto, ele também pode colocar obstáculos, a fim de impedir alguém de seguir pelo caminho errado.

5 – Shákti – A grande mãe

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Hiper Cultura

Shákti é a mãe suprema, a grande mãe divina. Sua força psicoespiritual é representada popularmente por Kundalini Shakti.

Se manifesta na terra na forma das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi, esposas de Brahma, Shiva e Lakshmi, respectivamente, que formam a Trindade feminina do hinduísmo, também chamada de Tridevi.

6 – Saraswati – deusa da sabedoria

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Wikipedia

Saraswati é umas das três grande deusas hindus, ou seja, está no Trivedi. Ela é reconhecida como a deusa da sabedoria, mas carrega ainda outros atributos como deusa da escrita, arte, música e conhecimento.

Logo, ela é muito adorada por seus seguidores quando esses buscam em suas vidas muita compreensão e conhecimento. Na adorações sempre há falas de sabedoria.

Mulher de Brahma e mãe de Vedas.  Assim ela é sempre representada como uma linda mulher de quatro braços e muitas joias.

7 – Lakshmi – deusa do dinheiro e da riqueza

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Wikipedia

Deusa da riqueza, prosperidade e fortuna. Em algumas situações também é a deusa da beleza e da pureza. Essa é Lakshmi, deusa sempre procurada por aqueles que estão com dificuldades financeiras e precisam de um alívio.

Não é por menos que ela é uma das mais populares entre os deuses indianos na Índia. Uma linda e graciosa mulher com quatro braços dourados (representa a riqueza) e que distribui moedas.

8 – Parvati – deusa do amor e da fertilidade

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Wikipedia

Parvati, é mais uma das deusas da Tridevi, ou seja, umas das três grandes deusas hindus. É a esposa de Shiva e mãe de Ganesha e Kartikeya.

Conhecida como a deusa do amor e da fertilidade, ela traz beleza e sustento ao casamento. Ao mesmo tempo luta para combater os demônios.

Parvati é, segundo o Shaktismo, a fonte de poder de Shiva. Fisicamente há duas representações: com o marido ela tem dois braços; mas sem ele, ela tem de quatro ou até oito braços.

9 – Kali – A furiosa mãe do tempo

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Pinterest

Kali é uma das formas de Shakti (poder), assim como a Tridevi. Entretanto, essa forma é feroz e violenta e é representada com um colar de cabeças, oito braços, oito pernas e a cabeça de Shiva.

Sabe qual o maior inimigo de todos os humanos e que destrói muitas vidas? É o ego. Então ele é a missão de combate de Kali, a furiosa mãe do tempo dos deuses indianos e que tem uma força natural para tudo destruir.

10 – Durga – deusa protetora

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Mensagens com Amor

Durga, ou também conhecida como Amba e Bravani, é a mãe divina entre os deuses indianos, protege a todos os justos que tiverem bravura no coração. Não só é o principio feminino primordial, mas também a mãe progenitora de todo o universo.

Ela é invencível e sempre luta contra o mal. Sua missão é sempre vencer o mal para alcançar o bem e a prosperidade.

Dessa maneira, é representada com oito braços carregando armas para enfrentar o mal em todos os cantos do mundo.

11 – Krishna – deus da devoção

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Aum Magic

Krishna, o deus da devoção, é uma das formas que Vishnu assume. Há quem ouse dizer que certamente, essa forma é uma das mais poderosas encarnações da mitologia hindu.

Quem é praticante de yoga e meditação muito já escutou falar neste deus da devoção. Ele é quem traz o equilíbrio, a alegria divina e o amor.

O seu principal instrumento de sedução é a flauta. Marca essa registrada em sua personificação.

12 – Rama – Modelo de ação e virtude

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Mensagens com Amor

Rama é também uma das formas que Vishnu assume e esse avatar se torna a personificação perfeita da humanidade. Logo, é o deus de ação e virtude e que tem sua história descrita no conto épico Ramayana.

Igual a outros deuses indianos ele tem vários devotos. Digamos que sua principal referência é o festival de luzes indiano realizado em sua devoção.

13 – Hanuman – Símbolo da força e devoção

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
HZ

Você já ouviu falar no deus das causas impossíveis? Entre os deuses indianos, esse é o Hanuman, aquele que lembra que em todos há um poder ilimitado e que são capazes de enfrentar. Mas quando que ele é lembrado? Com toda a certeza quando está em tempos difíceis.

O deus símbolo da força e devoção também está no clássica poema épico “Ramayana”. Junto com Rama ele luta contra o mal.

O deus macaco, assim como também é conhecido, tem na índia vários santuários em sua homenagem.

14 – Indra – deus da guerra

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Wikipedia

Indra, é um dos primeiros deuses indianos da era védica, por sinal o mais importante de todos. Além disso, sua representação é comparada com a de outras mitologias europeias como Zeus ou Odin, por possuir o relâmpago como uma de suas armas.

Usualmente aparece montado em um elefante branco e possui quatro braços.

É o deus responsável pela derrota do mal supremo Vritra, que é responsável pelas secas. Em contraparte, Indra é responsável pelos rios e chuvas.

15 – Agni – deus do fogo

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Portal dos Mitos

Segundo a mitologia védica, Agni, é o segundo no poder atrás de Indra, seu irmão gêmeo.

Ele está no coração de todos e é a centelha da vida. Bem como o mensageiro dos deuses e aceitante de sacrifícios.

É a representação do fogo. Dessa forma, possui dez mães e dois pais que representam os dez dedos do homem e os dois paus que se friccionam para fazer o fogo.

16 – Surya – deus do sol

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Numancia

Surya é o deus do sol, sendo assim, habitava na esfera solar e seu reino se estendia até onde os raios solares tocassem. Bem como, domingo, o dia solar, é o dia dedicado a Surya o qual os devotos comem apenas uma refeição. É neste momento que fazem pedidos pela saúde e proteção contra pesadelos.

17 – Varuna – deus da imortalidade

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
YouTube

Varuna, o guardião da imortalidade, antes era uma divindade semelhante a Vishnu. Porém, com as mudanças na religião hindu passou a ser uma divindade marinha.

Além disso, é representado como um homem de pele amarela que usa armadura dourada e possui quatro braços, geralmente montado em um animal com características terrestres e marinhas.

18 – Yama – deus da morte

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Bazar Indiano

Yama, descrito na primeira inscrição do Vedas, o Samsara, é o deus da morte. Logo, é o governante do submundo hindu e assim aplicando punições aos mortos de acordo com seus pecados em suas vidas carnais.

Todavia, mesmo sendo o controlador do submundo ainda está a mercê de Shiva e Vashnu, os maiores controladores do universo hindu.

Em conclusão, Yama é por muitas vezes representado como um homem azul, que segura uma maçã e um laço e monta em um búfalo.

19 – Kartikeya – deus da guerra

Deuses indianos - Deuses e deusas antigas do Hinduísmo
Compra Zen

Kartikeya é o deus da guerra e irmão de Ganesha e filho de Shiva e Parvati. Tarak é um demônio que só poderia ser derrotado por um filho de Shiva. E essa foi a missão de Kartikeya, que já nasceu com esse objetivo. Por isso, ele foi o comandante das forças divinas na batalha contra o mal.

Por fim, geralmente é representado como um homem bonito, carregando armas e montado em um pavão. Mas em algumas versões ele possui seis cabeças e doze braços.

E aí, o que achou da matéria? Então, confira a próxima: Perséfone – História da esposa de Hades e deusa do submundo.

Fontes: Bazar IndianoHiper Cultura, Portal dos Mitos

Fontes de imagem: NowmastêBazar IndianoNumancia, YouTube, Compra ZenPortal dos MitosWikipediaMensagens com AmorAum MagicPinterestWikipediaWikipediaWikipediaAlto AstralPinterestTemplo de AnúbisPinterest, Mensagens com Amor, HZ

Próxima página »

Escolhidas para você