Sexta-feira 13: 13 fatos que você precisa saber sobre esse dia agourento

Tem gente por aí que não suporta nem falar em sexta-feira 13 por considerar essa data um símbolo de mau agouro. Em dias assim, há quem desvie de gatos pretos, troque de calçada para não passar nem perto de uma escada e, claro, faz um monte de mandingas e simpatias para mandar para longe o azar.

Outras pessoas, no entanto, embora tenha a sexta-feira 13 como um dia não tão sortudo quanto os demais, adoram a oportunidade de assustar e de sentir medo. É nesse dia, aliás, que muita gente põe na cabeça que assistir filmes de terror, especialmente os baseados em fatos reais, é um ótimo programa para a noite.

Número da má sorte?

Mas, superstições à parte, a sexta-feira 13, tem vários fatos que nos deixam “encabulados”. Será que é possível tanta coincidência dessa data do calendário com alguns dos acontecimentos mais macabros e azarentos da história?

O mais engraçado de tudo é que, por causa da data, o número 13 tanta acaba sendo isolado no “hall” da má sorte, embora não seja o único número considerado de azar pelo mundo, como você já viu aqui. Fazer o quê, não é?

Pelo sim, pelo não, melhor mesmo é deixar as grandes decisões para o dia seguinte e torcer para que as 24 horas de azar passem rapidinho. E, enquanto você fica sem fazer nada, com medo de sair algo errado, quem sabe você não se anima um pouquinho com a lista que preparamos abaixo?

Confira 13 fatos sobre a sexta-feira 13 que você precisa saber:

1. Tem medo de sexta-feira 13? Acostume-se! Nos próximos 15 anos, se você sobreviver, vai ter que enfrentar, pelo menos, mais 32 sextas-feiras 13.

1

2. E falando em medo, sabia que existe até mesmo um nome para quem tem fobia de sexta-feira 13? Chama-se paraskevidekatriafobia. A palavra, aliás, vem do grego paraskeví, que quer dizer sexta-feira; e dekatreís, que quer dizer 13 por extenso.

7

3. Não é de hoje que essa data é considerada azarenta. Desde o século 14, quando a obra Os Contos de Canterbury foram publicados, a sexta-feira 13 já começou a ser vista com maus olhos.

6

4. Para os cristão, essa data também não é muito boa. O número 13 é entendido como amaldiçoado devido ao número de pessoas na última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. Na ocasião, havia 13 pessoas à mesa, contanto com o apóstolo Judas, o traidor.

2

5. Na Roma antiga, o número 13 também era entendido como mau agouro. Ele estava ligado à morte, destruição e ao azar.

3

6. Segundo a mitologia nórdica, a sexta-feira foi uma homenagem á Frigga, a deus do amor, da beleza e da fertilidade. Daí surgiu a palavra friggadag e, assim, “friday”, que em inglês é sexta-feira.

4

Mas, com o cristianismo, a deusa foi transformada em uma bruxa pelos padres, que espalharam lendas de terror e vingança sobre ela. Uma das mais populares é a de que 11 feiticeiras e o demônio, além da Frigga (logo, 13 convidados) se reuniram à mesa para banquetes e rituais satânicos.

7. De acordo com a numerologia, o numeral 12 está ligado a algo completo, como os 12 meses do ano, os 12 apóstolos de Cristo, as 12 horas do relógio e assim por diante. Por outro lado, o 13 é uma espécie de transgressão, uma oposição à plenitude do 12.

5

8. Sabia que foi durante uma sexta-feira 14, mais exatamente de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 no Brasil? Para quem não sabe, AI-5 quer dizer Ato Institucional Nº 5, que se sobrepôs à Constituição de 1967 e dava poderes extraordinários ao presidente (militar) e suspendia várias garantias legais aos cidadãos.

8

9. Quer mais exemplos de azar? Foi no dia 13 de abril que aconteceu o acidente da nave Apollo 13. Curiosamente, ele foi lançado ao espaço às 13h13, no dia 11 de março de 1970, cuja soma das datas resulta no número 13. Coincidência ou não, o importante é que a tripulação teve a sorte de voltar com vida à Terra.

9

10. Como se não bastasse, Fidel Castro nasceu em uma sexta-feira 13, em pleno mês de agosto, sabia? O ano era 1926 e, desde então, já era possível saber que esse bebê se tornaria um adulto problema. Não acha?

10

11. Conforme a revista Nacional Geographic, os Estados Unidos perderam cerca de 900 milhões de dólares na sexta-feira 13. Isso acontece porque os investidores ficam com medo de fechar qualquer tipo de negócio nessa data.

12

12. E, só para você ter ideia do quanto os americanos levam essa história de sexta-feira 13 à sério: nos Estados Unidos, a maioria dos hospitais, hotéis e até mesmo alguns prédios residenciais não contam com o 13º andar e as companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Do 12, eles pulam direto para o 14.

11

13. E, só para você ficar realmente impressionado, somamos o número de mortes nos filmes Sexta-Feira 13. Ao todo são 192, sendo:

13

Sexta-Feira 13: 9 mortes
Sexta-Feira 13 parte 2: 10 mortes
Sexta-Feira 13 parte 3: 12 mortes
Sexta-Feira 13 – O Capítulo final: 14 mortes
Sexta-Feira 13 parte V – O Novo Começo: 22 mortes
Sexta-Feira 13 parte VI – Jason Vive: 18 mortes
Sexta-Feira 13 parte VII – 15 mortes
Sexta-Feira 13 parte VIII – Jason em Manhattan: 17 mortes
Sexta-Feira 13 parte IX – Jason vai para o Inferno: 21 mortes
Jason X: 21 mortes
Freddy vs Jason: 19 mortes
Sexta-Feira 13 (2009): 14 mortes

Tá bom ou quer mais? Agora, se você quiser, realmente, sentir aquele frio na espinha, não deixe de conferir: Por que o 666 é o número da besta?

Fonte: Terra