De quem são aquelas ligações que desligam na cara sem falar nada?

Você ouve o telefone tocar, deixa tudo o que está fazendo (e, às vezes, você pode estar até no banheiro) para atendê-lo e, quando finalmente diz “alô”, não tem resposta. E o pior: eles desligam na cara sem falar nada, absolutamente nada!

Se você acha que isso é uma perseguição contra você, acredite, mais pessoas sofrem com o mesmo tormento, especialmente aquelas que ainda mantém um telefone fixo. Muitas vezes o telefone toca em diversos horários e dias da semana e, misteriosamente, desligam na cara sem dó nem piedade.

Por trás das chamadas que desligam na cara

Mas, calma, não é nenhum maluco que está ligando para você para descobrir seus horário e depois matá-lo, nem mesmo uma criança desocupada passando trote, pelo menos não na maioria das vezes. Muito provavelmente, o que acontece quando seu telefone toca, você atende e então desligam na cara, é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.

Conforme quem entende do assunto, o sistema disca automaticamente para contatos que estão em uma lista de mailing. Daí, quando o dono do telefone atende (ou, nesse caso, você) a chamada é direciona a um dos atendentes.

Em alguns casos, no entanto, o sistema liga para vários clientes ao mesmo tempo, para garantir que os atendentes serão pouco ou nenhum tempo ocioso durante o experiente. Então, como ele é só um, ele fala com o primeiro que atende a ligação e todas as outras são ignoradas até caírem.

O que fazer?

Cruel, não? Embora o sistema seja bastante polêmico, a verdade é que cada vez mais empresas adotam essa técnica, sem se preocupar com o incômodo causado aos clientes, que podem receber várias ligações mudas na mesma semana ou até no mesmo dia.

A notícia boa é que existe uma forma de barrar esse tipo de abuso. Se você não quer mais receber chamadas mudas, que desligam na cara, a melhor opção é apelar para o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. Em São Paulo, essa lista foi instituída pela Lei 13.226/08 e funciona da seguinte maneira: você coloca nela seu número de celular ou telefone fixo e o nome das empresas que não podem mais incomodar você.

Em outros Estados brasileiros também existem listas parecidas, que proíbem algumas empresas de ligar novamente aos clientes que se sentem incomodados de alguma forma com as ligações comerciais. Então, se você também já não aguenta mais chamadas que desligam na cara, vale a pena se informar sobre o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações do seu Estado.

E aí, o que acha disso tudo? Você sabia que é possível se livrar desse tipo de perturbação? Agora, falando em telefonemas e coisas do tipo, não deixe de ler também: De quem é a voz das mensagens de chamadas a cobrar?

Fonte: Uol