De quem são as ligações que desligam na cara sem falar nada?

Quem nunca recebeu ligações que desligam na cara sem falar nada? Quer saber quem faz essas ligações irritantes? Confira neste texto!

De quem são as ligações que desligam na cara sem falar nada?

Com certeza, você já recebeu uma daquelas ligações que desligam na cara sem dizer nada, né?  Às vezes, a gente sai desesperado para atender o telefone e, quando conseguimos dizer o famoso ‘alô’, simplesmente ficamos no vácuo.

Se você acha que isso é uma perseguição contra você, acredite, mais pessoas sofrem com o mesmo tormento, especialmente aquelas que ainda mantêm um telefone fixo. Muitas vezes o telefone toca em diversos horários e dias da semana e, misteriosamente, desligam na cara sem dó nem piedade.

Se quiser saber mais sobre essas ligações irritantes, confira nosso texto!

Quem faz as ligações que desligam na nossa cara?

Calma! Não é nenhum maluco que está ligando para você para descobrir seus horários e planejar uma forma de te matar, nem uma criança desocupada passando trote, pelo menos não na maioria das vezes.

Muito provavelmente, o que acontece quando seu telefone toca, você atende e, então, desligam na cara, é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.

Conforme quem entende do assunto, o sistema disca automaticamente para contatos que estão em uma lista de mailing. Daí, quando o dono do telefone atende (ou, nesse caso, você) a chamada é direcionada a um dos atendentes.

Em alguns casos, no entanto, o sistema liga para vários clientes ao mesmo tempo, para garantir que os atendentes ficarão pouco ou nenhum tempo ocioso durante o expediente. Então, como ele é só um, ele fala com o primeiro que atende a ligação e todas as outras são ignoradas até caírem.

O que fazer?

Cruel, não? Embora o sistema seja bastante polêmico, a verdade é que cada vez mais empresas adotam essa técnica, sem se preocupar com o incômodo causado aos clientes, que podem receber várias ligações mudas na mesma semana ou até no mesmo dia.

A notícia boa é que existe uma forma de barrar esse tipo de abuso. Se você não quer mais receber chamadas mudas, que desligam na cara, a melhor opção é apelar para o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. Em São Paulo, essa lista foi instituída pela Lei 13.226/08 e funciona da seguinte maneira: você coloca nela seu número de celular ou telefone fixo e o nome das empresas que não podem mais incomodar você.

Em outros estados brasileiros também existem listas parecidas, que proíbem algumas empresas de ligar novamente aos clientes que se sentem incomodados de alguma forma com as ligações comerciais. Então, se você também já não aguenta mais chamadas que desligam na cara, vale a pena se informar sobre o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações do seu estado.

Fim das ligações que desligam na cara?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em junho de 2022, decidiu tomar providências quanto a essas ligações que importunam os cidadãos. Para isso, ela que combater o robocall, que é o mecanismo que faz milhões de ligações de um mesmo número em um dia.

Assim, para a Anatel, serão consideradas abusivas as chamadas feitas por robôs que realizam mais de 100 mil ligações por dia. O objetivo é “cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.

Caso as empresas não se adequem às normas, elas poderão receber multas de até R$50 milhões. O valor será determinado conforme o tamanho da empresa e do nível da gravidade da infração.

Fonte: Uol, Mundo conectado.

Outras postagens